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Cotas

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22/8/2012, 16:46
Bem, bem, ontem à noite estive batendo um papo com meu amigo Raph e de algum ponto surgiu a conversa sobre as cotas nas universidades públicas. Achei então que seria interessante criar um tópico por aqui, a fim de ampliar a discussão.
Farei um resumo breve, pois acredito que todos estejam cientes do que vêem a ser o sistema de cotas. Trata-se basicamente de reservar uma percentagem (a ser definida por cada universidade) de suas vagas para candidatos de baixa renda, vindos de escolar públicas, negros e índios. Há também outro sistema, que consiste em conceder bônus a estes candidatos. Inclusive, no início do ano, a UFF concedeu 20% de bônus para vestibulandos advindos da rede pública.
Edit: esqueci de mencionar, mas dia 7 o senado aprovou que as universidades federais reservem 50% de suas vagas para a escola pública, conforme visto aqui: http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/artigos-e-debates/2418-cotas-nas-federais-vitoria-da-democracia
O principal argumento a favor das cotas é de que, vista a baixa qualidade da educação pública, é necessário o desenvolvimento de políticas que facilitem o ingresso destes estudantes. Já aqueles que são contra argumentam que o sistema é inconstitucional, pois feriria o principio da igualdade. Além disso, a solução não seria facilitar o ingresso destes estudantes na universidade, mas sim capacitá-los, ou seja, reformar a educação pública.
Galera, acho que pulei bastante coisa, então, por favor, enriqueçam e/ou corrijam minhas informações nas respostas. Espero estar iniciando uma discussão interessante e edificante Smile
Edit 2: ah, sim, minhas fontes. A maioria das coisas escrevi de cabeça mesmo, mas tirei a informação do bônus da UFF daqui e alguns pontos daqui.
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23/8/2012, 19:45
Bem. Ultimamente tenho me interado um pouco sobre esse assunto, e acho que a obtenção dessas cotas por algumas universidades é como se fosse missão impossível. Até mesmo a obtenção da isenção de uma prova está difícil.
Achei extraordinariamente desnecessário a quantidade de documentos que a UERJ pediu aos candidatos ao segundo exame de qualificação para a conquista da isenção do exame. Eu não consegui porque faltou documento, e cassete, eu quase tirei uma foto da minha casa e enviei com o slogan "eu moro aqui e sou baixa renda!". Mandei uma pasta de documentos e ainda assim, me enviaram um email dizendo "isenção não concedida por falta de documentos".
Imagine para a comprovação das categorias?
Pra provar que você é negro/índio ou que estudou em escola pública?
Infelizmente é isso o que vejo, e me frusto ao dar de cara com pequenas porcentagens que nos são fornecidas, é precário o sistema de cotas e ainda mais precário conseguir um.
Mas como tudo na vida tem que se fazer um puta esforço, pra conseguir esse benefício do governo não é diferente.
Vamos ver com o enem esse ano, se essa porcentagem aumenta.. porém tenho quase certeza que isso vai dar caquinha..
Vamos esperar pra ver né.
Só acho que havia de ter uma flexibilidade das faculdades e sem dúvida o aumento considerável para estudantes de escola púbica/negros e índios. Para que se tenha a oportunidade de ter uma educação superior.
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23/8/2012, 21:23
Bom... O ideial meesmo acho que era não ter cota, entretanto seria algo que não poderia ser tirado da noite para o dia, para serem tiradas as cotas é evidente que o que há de ser feito é uma educação de qualidade real aos estudantes da escola pública e, se possível, os indígenas. Bom, digo se possível pq realmente não sei se eles tem condições de ter uma educação assim até por conta de suas respectivas culturas e localizações das aldeias, mas aí ficaria uma cota só para os índios mesmo - e é claro, teria uma porcentagem menor.
Enfim, enquanto não houver essa igualdade não tem como tirar as cotas né :l
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23/8/2012, 21:57
Realmente é um processo muito burocrático!
Mas a questão que é para evitar fraudes,pois conheço várias pessoas que estudam na UFRJ através de cota sem ser baixa renda!Acho que você deveria correr atrás disso,para não perder essa chance!


Agora em questão a Cotas,eu acho isso muito complicado,a nossa educação é uma droga,o que acho que deveria ser investido em base e não em soluções paliativas .Mas a questão atual é que privaria os estudantes agora que não tiveram um bom ensino na rede pública de entrar na faculdade .O que entra outro problema,sem a base acho que o aluno levará um grande baque nos primeiros períodos,apesar que eu fiquei sabendo que com a cota atual,os alunos cotistas estão tendo rendimento igual ou melhor que outros alunos.Mas agora querem aumentar para 50 por cento,ou seja vai aumentar bastante o número da cota,pois antigamente era cerca de 10 por cento,não sei isso faria com que mais alunos entrasse despreparados,ou se eles se adaptariam .

E não sou a favor de cotas para negros e sim por cota social,afinal gente rica também se beneficiaria de tal coisa.


A questão é que cota não é solução e o governo tem que tomar medidas para melhorar educação pública!

Agora me dizem por que o ITA/IME será excluído disso ?
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24/8/2012, 09:09
ITA e IME são militares, não seguem o mesmo regimento de universidades civis.

Sobre as cotas, acho aceitável cota social como um paleativo para a desigualdade do país. Sobre cotas raciais, não fazem sentido, pois os índios e negros que deveriam ser inclusos nessa cota já são cobertos pelas cotas sociais, e os que tiveram opção de estudar em escola particular não precisam de incentivo algum para entrar na universidade.

Mudando um pouco de assunto, eu sou a favor de cotas regionais. Muitas universidades por aí tem mais da metade dos alunos vindo de outros estados, principalmente na pós-graduação. Acho isso errado, e acredito que pelo menos 80% das vagas deveriam ser para alunos habitantes do mesmo estado.
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24/8/2012, 09:13
Sou contra cotas, e olha que sou um ser que pode ter uma vaga em qualquer coisa por conta da minha "deficiencia".
Acho que as pessoas tem que se esforçar e fazer por merecer uma vaga, nao importa se rico ou pobre. Meu segundo grau foi muito dificil, nao teve moleza em momento algum. Aqui o ensino é dez vezes melhor que o particular, principalmente as escolas estuduais, é puxado demais. Enquanto o ensino publico vem melhorando as escolas particulares vêem perdendo a credibilidade.
Mais Brasil é Brasil, e tinham que inventar isso de cotas, em( eu disse "em") alguns casos, alunos deixam de se esforçar pra apelar ao sistema de cotas, isso tira a vaga e a chance de alguem que se dedicou muito mais.
Acho que acabei falando besteira.
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24/8/2012, 09:18
Não é que falou besteira, mas você esquece que os alunos de escola pública não tiveram educação de qualidade por culpa do governo (apesar de eu acreditar que o aluno tem participação maior em seu aprendizado). Acho justo eles terem uma cota de vagas, mas não um acréscimo na nota. Acho justo, mas acho que deve ser uma ação temporária. O verdadeiro foco não é aprovar alunos com menos condição em universidades, mas sim permitir que eles possam disputar em par de igualdade com os alunos da escola privada, e isso só é possível com uma mudança na metodologia da educação. Não estou nem falando em mais investimento, estou falando em mudar o método de ensino.
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24/8/2012, 09:27
Com tudo isso que vc falou ainda sou contra o sistema de cotas. Acho esse sistema uma depreciaçao da capacidade dos alunos. Não digo que o sistema de cotas nao seja util, pode ate ter a sua utilidade em algum momento, mais é injusto.

Veja o exemplo da Kris, ela conseguiu tudo direitinho e ainda disseram que faltou documento. O que tanto uma pessoa precisa pra provar que é pobre, pelo amor de Deus?
Isso é o extremo da humilhaçao ao ser humano, e um negro, o que ele vai precisar, pra provar que é negro?
Sou contra, acho isso muito preconceito e discriminaçao.
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24/8/2012, 11:14
ITA/IME iria entrar nesse sistema por ser federal e público,mas a Dilma fez com que eles fossem excluídos.Eu sei que eles são ligados ao ministério da defesa,mas tá claramente o motivo porque eles foram excluídos!
Segundo eles próprios a realidade dessas instituições iam mudar pois atualmente cerca 37 por cento é de rede pública,e de rede pública como colégios militares e o resto particulares,se fosse aprovado cota teria que aumentar isso para 50 por cento e cotas não entra colégios militares,apenas estaduais ,então eles ficaram preocupados com o "ensino".
Que feio em Brasil!Nas universidades pode,no IME/ITA não ;Por serem institutos de excelência.

Link da matéria http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/ita-pode-nao-aceitar-cotas-para-estudantes-vindos-da-rede-publica.html

Pode ver que na própria matéria fala,que o senado fez esforços na hora da votação para tirar eles desse sistema!


E acho que além do método de ensino,tem que ser investido mais sim!Ou você acha que as escolas particulares só se dão bem por causa do método de ensino,as de ponta mesmo,que aprovam em massa em vestibulares pagam muito bem.Pois para melhor ensino é necessário professores bem qualificados.
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24/8/2012, 16:41
Sobre o IME/ITA, pensei que não contavam como público, apesar de serem gratuitos.

O governo já mostrou diversas vezes que não vai investir em educação. Pelo contrário, eles cortaram parte da verba destinada à pesquisa. Acho que já que não vão abrir a mão, o jeito é tentar mudar a metodologia para melhorar o sistema. Aliás, mesmo liberando dinheiro, tem que mudar a forma como o ensino é realizado no Brasil.
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25/8/2012, 20:07
Não acredito que as cotas sejam o caminho para oferecer uma educação superior de qualidade à população. Não adianta facilitar o acesso à universidade quando o cidadão vindo das redes municipal e estadual de ensino teve uma péssima formação.
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25/8/2012, 20:29
Mas esses cidadãos merecem uma chance. e.e
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25/8/2012, 20:42
Mais que uma chance, merecem uma base educacional de qualidade.
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25/8/2012, 21:00
Sem dúvidas! Mas enquanto ainda não houver esta merecem ao menos a chance. e.e
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25/8/2012, 21:21
Sim, faz sentido...
Eu chamaria isso de uma tentativa de "remendo" da educação (metáfora podre, mas dá pra sacar XD). O problema é que com certeza o governo não vai "comprar uma roupa nova", mas vai continuar empurrando esse "remendo" sobre nós.
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25/8/2012, 21:50
Sim... Esse é o problema. e.é
Mas que é importante fazer enquanto a "roupa nova" não for comprada, por mais que seja ainda mais importante comprá-la. :B
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26/8/2012, 02:02
Eu acho que 50 por cento é algo bem grande,mas talvez esteja errado.
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26/8/2012, 03:31
Mas isso é verdade, 50% é um exagero...
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27/8/2012, 08:08
Concordo que 50% é exagero...
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31/8/2012, 03:50
Concordamos todos... e lá vem reeleição da Dilma. Já vejo a campanha: "Aumentamos o ingresso de estudantes de rede pública nas universidades em sei-lá-quantos-% e blablabla"
Quero saber mesmo é quantos, dentre esses beneficiados, estão conseguindo concluir o ensino superior...
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31/8/2012, 07:26
Mesmo pra "remendo" as cotas em universidades não servem, o mercado está saturado de alguns diplomas de nível superior, e esse pessoal das cotas não dá conta de fazer cursos em que a grande demanda como engenharia (eu já acompanhei alguns alunos de cotas e eles não vão muito longe nos cursos mais difíceis), então se é pra usar paliativos, que invistam nos técnicos, pois estes estão em falta no mercado, são mais rápidos e tem mais possibilidade de emprego imediato e com bom retorno logo após o curso, eu acho muito mais interessante para as pessoas de baixa renda prejudicadas pela qualidade de ensino.
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2/9/2012, 22:49
Boa, Kyo! Acredito que os tecnicos sejam uma ótima opção, que eu saiba, esses cursos não exigem muito (em termos de desempenho escolar/qualidade do ensino fund./médio). Claro, depende muito do técnico...
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3/9/2012, 07:09
Eu discordo completamente. Não é porque eles tiveram uma má formação que devem ser empurrados para trabalhos de segunda linha. Enquanto o governo não melhora o ensino, é justo que eles tenham algum espaço garantido na universidade pública. Cinquenta por cento é demais, mas trinta por cento está de bom tamanho (estou falando apenas de cota social).

Talvez uma alternativa fosse melhorar a qualidade das universidades particulares. Se o MEC obrigasse mais professores de instituições particulares a terem doutorado, acho que já ajudaria um bocado. Outra opção seria obrigar todas as faculdades a se transformarem em universidades. A diferença entre esses dois tipos de instituição é que os professores das universidades são obrigados a ter projetos de ensino (aula), pesquisa (ciência) e extensão (apoio à sociedade). A diferença é nítida entre um professor de faculdade e universidade.
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3/9/2012, 11:04
Não adianta dar "espaço" se depois vai tirar um diploma aos trancos e barrancos e não vai conseguir se inserir bem no mercado de trabalho, ficando com trabalhos daí sim de segunda linha para níveis superiores, já vi pedirem administração para assistente administrativo, e isso é consequência dessas políticas.

E trabalho técnico não é de segunda linha, tem profissionais muito bem sucedidos e respeitados nessas áreas, e muitos técnicos estão muito melhor do que formados em nível superior "normal". Lembrando que além dos técnicos normais, os cursos de tecnólogos ainda equivalem a nível superior, porém suas especifidades garantem excelentes trabalhos.
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3/9/2012, 12:49
Cara, conheço várias pessoas que estudaram em escola pública, foram alunos de regular para ruim durante a graduação, mas depois de amadurecer ficaram pessoas excelentes, passando na primeira colocação em concursos como Petrobrás e oficial da aeronáutica, além de conseguirem doutorados em grandes universidades reconhecidas mundialmente. Por sinal, um desses trabalha na Google, outro no Facebook, outro na Schlumberger (petrolífera que paga melhor que a Petrobrás) e outro na Microsoft. Esses quatro, por sinal, só foram acordar que precisavam tomar jeito na vida no meio da graduação.
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3/9/2012, 13:25
Não estou dizendo que quem vem de escola pública não vai chegar a lugar nenhum, o colégio que fiz o 2º grau tb era público e isso não me impediu de chegar aonde cheguei, fazendo faculdade pública, sem usar de nenhum artifício, e passando em concursos públicos. Mas isso já sai da discussão que está sendo feita, o fato é que as cotas não contribuem para resolver o problema geral. E se fulano ou beltrano se deram bem depois usando as cotas, aposto que mesmo sem isso ele se daria bem na vida, pois quem é bom vai atrás e atinge seus objetivos, e não fica arrumando desculpas.
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26/10/2012, 12:41
Bem, eu sou a favor das cotas de 50% por alguns motivos.
Agora, eu acho um absurdo essa ser a única cartada.

Não sei se é verdade, mas eu li uma matéria a um tempo atrás em que dizia que a UFMG iria oferecer aula de reforço para os alunos que viessem de escolas públicas (muitos alunos de escolas privadas se manifestaram com o argumento de que se eles não eram capacitados pra entrarem por conta própria eles não estariam capacitados para acompanhar o ritmo das aulas). Eu achei sensacional. De fato, percebi que entrar na faculdade é fácil. Só não é tão fácil sair. Espero que seja verdade esse programa na UFMG.
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26/10/2012, 14:05
Acho que toda universidade federal tem isso, um programa de apoio para alunos desnivelados. Alguns apenas não sabem procurar.
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26/10/2012, 14:08
Guan Zhuge escreveu:Acho que toda universidade federal tem isso, um programa de apoio para alunos desnivelados. Alguns apenas não sabem procurar.

Ah é?
Eu não sabia disso. Pensei que era novo. Que bom então.
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Filipe
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26/10/2012, 15:26
Acho ridículo 50% de cotas. Deveriam aumentar o nível do ensino médio e não diminuir o nível do ensino superior... Se você pegar as estatísticas, dos cotistas, quantos conseguem terminar um curso de medicina ou engenharia? Se continuarem a entrar gente na faculdade sem preparo nenhum, ninguém vai se formar e vamos ter problemas. Numa turma de bacharelado em matemática numa faculdade pública, de 40 alunos, se formam 2 ou 3. Isso porque a maioria tinha alguma instrução, agora imagina se metade desses 40 não tiverem nenhum preparo? vão largar a faculdade no primeiro período e isso é fato.
Estudo numa universidade em que 100% das vagas foram pelo ENEM (que convenhamos, não avalia NADA). Minha turma começou com 40 alunos, estou no quarto período e agora somos 16 e a tendência é se formarem uns 5, no máximo... Isso porque não teve cota nenhuma e foi só pelo ENEM...
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26/10/2012, 16:14
Filipe escreveu:Acho ridículo 50% de cotas. Deveriam aumentar o nível do ensino médio e não diminuir o nível do ensino superior... Se você pegar as estatísticas, dos cotistas, quantos conseguem terminar um curso de medicina ou engenharia? Se continuarem a entrar gente na faculdade sem preparo nenhum, ninguém vai se formar e vamos ter problemas. Numa turma de bacharelado em matemática numa faculdade pública, de 40 alunos, se formam 2 ou 3. Isso porque a maioria tinha alguma instrução, agora imagina se metade desses 40 não tiverem nenhum preparo? vão largar a faculdade no primeiro período e isso é fato.
Estudo numa universidade em que 100% das vagas foram pelo ENEM (que convenhamos, não avalia NADA). Minha turma começou com 40 alunos, estou no quarto período e agora somos 16 e a tendência é se formarem uns 5, no máximo... Isso porque não teve cota nenhuma e foi só pelo ENEM...

DEVERIAM, mas não vão. E se não vão, fazer o que?
O engraçado é que não se via tanta gente protestando contra o péssimo ensino nas escolas publicas quanto tem agora que as vagas das instituições privadas estão ''diminuidas''. Uns alegam ''preocupação com o ensino escasso da rede pública'', o que pra mim é o argumento mais engraçado de todos.

Anyway, eu particularmente acredito que isso irá motivar a melhoria do ensino fundamental/médio das escolas publicas. Com tantas pessoas que de súbito passaram a se preocupar com a merda que é oferecida aos alunos e professores da rede pública, é bem possível que não seja mais necessária as cotas. Mas por enquanto elas são. As cotas são oportunidades e não garantias de sucesso. E não são só os que ''não entraram preparados'' que se dão mal na faculdade, mas também os ''filhinhos de papai'' (os que tem tudo na mão) que ao invés de ficarem dentro de sala vão se drogar ou se embebedar ou paquerar ou qualquer outra coisa e não valorizam o que tem (estou falando DOS QUE FAZEM ISSO e não generalizando, pra não perigar alguém interpretar errado tá x.x).

Eu acho justíssimo cada um brigar de acordo com seu nível. É muito desproporcional me colocar pra brigar por uma vaga com alguém que está muito mais preparado do que eu. Agora os alunos de ensino privado estão em uma luta justa, com pessoas que tiveram basicamente o mesmo grau de ensino e os da rede pública também. Dos dois grupos vão sair os melhores. Nisso, nada mudou.

Eu sou bolsista pelo ProUni e vejo meus colegas bolsistas muito mais dedicados e preocupados em manterem uma boa média do que os que estão pagando. Não todos, mas a maioria. Inclusive eu já ouvi falar que os bolsistas tem mantido uma ótima média no ensino superior. Eu DUVIDO que essas cotas irão diminuir o nível do ensino oferecido pelas universidades.
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26/10/2012, 16:47
Desculpa, mas o nosso Ministro do Supremo Tribunal Federal, que agora é o "cara da moda", é filho de pedreiro e que sempre estudou em escola pública e hoje é um dos homens mais poderosos do Brasil... Quem quer, consegue. Conheço gente humilde e que estudou em escola pública que tá aí fazendo faculdade pública e não precisou de cota e nem de "sorte de enem". A maioria desses "filhinhos de papai" que estão aí fazendo uma faculdade de engenharia ou medicina, por exemplo, demoraram 2 anos estudando feito um louco pra poder passar, tendo tido um ensino médio bom ou não.
Não é só falar mal do ensino público e dizer de "filhinho de papai"... Filhinho de papai de verdade estuda em faculdade particular... se eu pudesse pagar, estudaria numa PUC, por exemplo. (Pra que fique claro, não estou dizendo que todo mundo que estuda em particular é)
"É o certo", "vai melhorar"... pura utopia. As universidades tão fazendo isso pra ganhar uma rendinha a mais do governo e não para o bem de todos. Quem conhece, sabe como é ridículo e ineficiente o sistema de ingresso a universidades públicas hoje em dia.
Você e eles ganharam uma bolsa que não foi dada de mão beijada, meu amor. Claro que vocês vão valorizar. Agora me põe um monte de gente sem preparo e que entrou numa universidade federal de ponta com pouco esforço, de bandeja. (É isso que representa 50% de cotas.)
E as cotas não vão diminuir o nível do ensino, mas com certeza a quantidade de pessoas que se formarão.
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26/10/2012, 17:07
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Quem quer, consegue. Conheço gente humilde e que estudou em escola pública que tá aí fazendo faculdade pública e não precisou de cota e nem de "sorte de enem".
Yep. Quem quer, consegue. Mas não é por que muitos comeram o pão que o diabo amassou que todos devem comer, né? Quero dizer, ah, se centenas de pessoas humildes venceram na vida, então não precisam cuidar nem do ensino médio ou fundamental das redes públicas, afinal, o ''o nosso Ministro do Supremo Tribunal Federal, que agora é o "cara da moda", é filho de pedreiro e que sempre estudou em escola pública e hoje é um dos homens mais poderosos do Brasil''. Vamos deixar como está por que pra quem quer está funcionando, certo?

A maioria desses "filhinhos de papai" que estão aí fazendo uma faculdade de engenharia ou medicina, por exemplo, demoraram 2 anos estudando feito um louco pra poder passar, tendo tido um ensino médio bom ou não.
Não é só falar mal do ensino público e dizer de "filhinho de papai"... Filhinho de papai de verdade estuda em faculdade particular... se eu pudesse pagar, estudaria numa PUC, por exemplo. (Pra que fique claro, não estou dizendo que todo mundo que estuda em particular é)
Yep, méritos do aluno que estudou feito louco e demorou dois anos estudando para poder passar mas que tiveram uma base inegavelmente superior a muitos dos seus concorrentes.
* Na verdade, muito filhinho de papai estuda em faculdades federais pelo prestígio.

"É o certo", "vai melhorar"... pura utopia. As universidades tão fazendo isso pra ganhar uma rendinha a mais do governo e não para o bem de todos. Quem conhece, sabe como é ridículo e ineficiente o sistema de ingresso a universidades públicas hoje em dia.
Se é pura utopia, por que sugere que o ensino médio seja melhorado? Então, pra você, nada deve ser feito? É utópico a melhoria do ensino médio? As coisas deveriam simplesmente ficar como estão? Está bom assim? NUNCA nada é feito para o bem de todos. Sempre tem um pingo de egoísmo, querendo favorecer a si mesmo ou a alguém. Ainda mais se tratando de algo tão grande.

Você e eles ganharam uma bolsa que não foi dada de mão beijada, meu amor. Claro que vocês vão valorizar. Agora me põe um monte de gente sem preparo e que entrou numa universidade federal de ponta com pouco esforço, de bandeja. (É isso que representa 50% de cotas.)
''Meu amor'' (não entendi o por que se referir a mim dessa maneira, visto que não há motivo nenhum para ser sarcastico, irônico ou qualquer outra coisa que você tenha tido a intenção de ser, mas que não foi legal pois você não tem o hábito de me chamar assim nem por brincadeira), eu sei MUITO BEM que não foi de mão beijada. Só não é ''claro que vamos valorizar'' assim como não é claro que alguém que teve tudo de mão beijada vá valorizar. Não é tão óbvio assim. Tem muito filhinho de papai sim que não valoriza o que tem e tem muita gente beneficiada por cotas que da mesma forma não valoriza o que tem.

Bah.
Sério, não sei pra que isso.
Enfim, essa é minha opinião.
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Guan Zhuge
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26/10/2012, 17:28
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Filipe, não são apenas alunos de escola pública que reprovam nas engenharias e ciências exatas. Lembro-me que me formei com mais duas pessoas, de uma turma de cinquenta alunos. Os três formandos vieram de escola pública, enquanto mais de trinta alunos de escola particular atrasaram o curso em mais de um ano.

Eu sou a favor de cotas sociais, mas não sou a favor de facilitar o curso. Lá dentro, quem tiver capacidade que se garanta. Podem haver atividades de nivelamento por parte dos departamentos, mas nunca baixar o nível da turma só porque os alunos tem um nível levemente inferior. É tarefa dos alunos se adequarem ao ambiente e rigor da universidade.


Última edição por Guan Zhuge em 26/10/2012, 17:32, editado 1 vez(es)
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Filipe
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26/10/2012, 17:29
Não tô falando que tá tudo bem, e sim que os 50% de cotas não resolvem nada. Muito pelo contrário, na minha opinião, piora.
Filhinho de papai que conseguiu passar estuda em universidade federal por prestígio, é diferente. Eu entendo claramente que tem gente que não teve o mesmo ensino. Eu sei, não fiz em escola pública, mas o meu ensino médio foi uma merda. Se não fosse o pré-vestibular que eu fiz e as horas de estudo, eu com certeza teria ido muito mal na faculdade.
O Ensino no Brasil é ruim, mas não é fazendo isso (que citei os pontos que eu acho que não favorecem) que vai melhorar. Existem vários meios de melhorar o ensino público, mas políticos prometem, prometem e nunca cumprem e no final a "jogada de gênio" é isso...
Desculpa se pareceu irônico, não foi minha intenção. O lance de valorizar vai de pessoa pra pessoa, é claro. Não dá pra generalizar. Eu só quis dizer que muitos não valorizarão a oportunidade que vão ter. Vão tomar a vaga de gente que, na minha opinião, merecia bem mais.

Filipe, não são apenas alunos de escola pública que reprovam nas engenharias e ciências exatas. Lembro-me que me formei com mais duas pessoas, de uma turma de cinquenta alunos. Os três formandos vieram de escola pública, enquanto mais de trinta alunos de escola particular atrasaram o curso em mais de um ano.

Eu sei disso, o que eu quis dizer era que muita gente que entra sem preparo e "fácil" desiste rápido.

Eu sou a favor de cotas sociais, mas não sou a favor de facilitar o curso. Lá dentro, quem tiver capacidade que se garanta. Podem haver atividades de nivelamento por parte dos departamentos, mas nunca baixar o nível da turma só porque os alunos tem um nível levemente inferior. É tarefa dos alunos se adequarem ao ambiente e rigor da universidade.
Não sou contra cotas sociais. Sou contra 50% de cotas sociais.
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Guan Zhuge
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26/10/2012, 17:57
Por que tem pessoas que acham que os alunos que entram pelas cotas são tão inferiores assim? Eles não estão dando oportunidades para os piores alunos da rede pública, mas sim para os melhores. Existem várias instituições públicas de qualidade que são contabilidadas para as cotas, mesmo sem precisarem dela. É o caso da Academia Militar das Agulhas Negras e dos institutos federais de educação tecnológica, por exemplo. Vocês esquecem que o ENEM servirá para escolher universidades em qualquer canto Brasil todo. De um modo ou de outro, os alunos que entrarão por essas cotas virão de instituições tão boas ou melhores que as particulares, alunos merecedores.

Eu sou a favor de cotas regionais, 50% ou mais de vagas reservadas para alunos do estado da universidade. Sem isso, muitos alunos do Norte e Nordeste acabam vindo estudar no Sudeste, pois a educação do Sudeste é mais precária que o resto do país.
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Filipe
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26/10/2012, 18:10
Guan Zhuge escreveu:Por que tem pessoas que acham que os alunos que entram pelas cotas são tão inferiores assim? Eles não estão dando oportunidades para os piores alunos da rede pública, mas sim para os melhores. Existem várias instituições públicas de qualidade que são contabilidadas para as cotas, mesmo sem precisarem dela. É o caso da Academia Militar das Agulhas Negras e dos institutos federais de educação tecnológica, por exemplo. Vocês esquecem que o ENEM servirá para escolher universidades em qualquer canto Brasil todo. De um modo ou de outro, os alunos que entrarão por essas cotas virão de instituições tão boas ou melhores que as particulares, alunos merecedores.

Eu sou a favor de cotas regionais, 50% ou mais de vagas reservadas para alunos do estado da universidade. Sem isso, muitos alunos do Norte e Nordeste acabam vindo estudar no Sudeste, pois a educação do Sudeste é mais precária que o resto do país.

Tem muito mais coisas pra serem analisadas antes de dizer que alguém é "inferior" a alguém. Não devo ter sido claro ou não soube me expressar, quando se tem uma prova decente e que realmente avalie o nível do aluno, tudo bem. Sou totalmente contra as cotas (50%, principalmente) no ENEM, que pra mim não avalia nada. Eu fiz o ENEM 3 vezes. As notas são totalmente aleatórias, o sistema não é justo e as notas não condizem. Não digo por mim mesmo. E as cotas nesse caso não vão filtrar decentemente assim. Conheço gente que não sabe nada, fez uma prova ruim e que tirou nota maior que pessoas que acertaram 80% daquela prova maçante que mede resistência . e quer colocar cotas, que seja algo um pouco mais justo e digno.
Inclusive com isso, eu realmente entendo e concordo quando você fala de alunos de instituições de qualidade que concorrem por cotas, também acho errado.

Obs: Eu estou falando o que eu vejo, tendo entrado pelo ENEM e tendo visto essas coisas de perto durante algum tempo. Não é meramente achismo.
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26/10/2012, 22:51
Acho que escolas públicas federais não entram em cotas .Apenas as estaduais e municipais.Por exatamente terem o ensino maior,eles tiraram essas escolhas;(ou seja nada de militar,cefet,if,pedro segundo e etcs);O que acho justo pelo nível de ensino.

Eu ainda não consigo entender perfeitamente a cota racial!O argumento deles é termos que pagar o preço do sofrimento da escravização por todos os anos.Mas não sei se isso seria muito certo,se alguém puder descrever isso melhor.

Sou a favor da cota social,mas não sei se seria tão grande assim.Porém no fundo,esse sistema de ensino não sei se seria o melhor,como podemos avaliar as pessoas por uma certa habilidade ?É o mesmo que aquela história dos animais diferentes pedirem para subir em uma árvore.É um outro ponto a ser discutido!
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10/4/2013, 23:48
não li as respostas por pura preguiça... hahaha
hj estou tentando me manter acordada esperando meu amor chegar da faculdade...

enfim...

Cota é apenas uma tentativa do governo tentar remediar as doenças da educação básica que tem uma diferença GIGANTESCA entre pública e particular...

parece que vai resolver o problema mas não vai... com muitas pessoas chegando as universidades com pouca educação de base, a qualidade do ensino superior vai cair...

educação forte em todas as fases desde o primeiro ano até o ensino médio é o que realmente resolveriam os problemas desse país...
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24/6/2013, 19:26
Posso estar falando uma grande asneira, mas... em 1966, a copa do mundo não teve nenhum time africano, pois eles alegaram que queriam uma vaga direta pra copa em vez de disputar vaga com asiáticos.. sem contar que teve o Apartheid (?), ... e então, o pessoal da Fifa resolveu adicionar uma cota pra entrar sempre um time africano na copa... independente da ideia e do acontecido até aí, em 1970 Marrocos perdeu 2 jogos e empatou 1, 1974 Zaire perdeu os 3 jogos, um de 9 a 0, 1978 chegou a Tunísia, que finalmente fez 1 vitória e 1 empate,.. em 1982, lá vinham 2 aficanos xP Camarões e Argélia, .. ambos ficaram em terceiro do grupo e caíram fora..... mas eles continuaram deixando entrar 2, e depois 3, e depois 5, .. hoje em dia, parece que as cotas da copa funcionaram +D africanos "do mundo todo" (LOL) lutam por uma chegada até semifinal xP ....

Mas falando em universidade, .. ouvi falar que as cotas tão dando certo o.o que os que entram pelas cotas tão estudando tanto ou mais que os que não foram pelas cotas à faculdade... +D talvez um dia elas não sejam mais necessárias, mas hoje em dia, parece que tá funcionando o.o na real o certo é que se melhore a educação geral primeiro, e um dia, se tudo der certo, as cotas vão naturalmente deixar de ser relevantes até sumirem +D ..... xP
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25/6/2013, 00:36
sou a favor das cotas... só acho que nao deveriam haver TANTAS...
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20/1/2014, 17:12
Pra mim isso é só mais uma prova da falha do sistema público. Escola é igual e grátis pra todos e bibliotecas gratuitas tem em qualquer cidade até mesmo na própria escola. Não tem motivo pra dizer que não pode aprender só porque é pobre. E isso só acaba sendo injusto pros outros que tem que dar a vaga pra quem foi mal nos testes só porque ele tem algo que se encaixa nas cotas.
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22/1/2014, 19:38
Eu nunca entendi como um país que é contra o racismo na própria constituição federal pode instituir cotas raciais nas escolas e concursos públicos, alguém pode me explicar?
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23/1/2014, 03:36
shunt escreveu:Eu nunca entendi como um país que é contra o racismo na própria constituição federal pode instituir cotas raciais nas escolas e concursos públicos, alguém pode me explicar?
Acho que eles veem isso como uma tentativa de inclusão de pessoas que não estão estavam conseguindo passar no vestibular, mas... do jeito que nós estamos vendo a situação, é como se falar de racismo fosse racismo... +D
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23/1/2014, 04:33
Jungon escreveu:
shunt escreveu:Eu nunca entendi como um país que é contra o racismo na própria constituição federal pode instituir cotas raciais nas escolas e concursos públicos, alguém pode me explicar?
Acho que eles veem isso como uma tentativa de inclusão de pessoas que não estão estavam conseguindo passar no vestibular, mas... do jeito que nós estamos vendo a situação, é como se falar de racismo fosse racismo... +D

Não é bem assim. O que acontece é que dar cotas a negros apenas por serem negros é o mesmo que afirmar que negros tem menos capacidade para estudar ou aprender, ISSO é racismo. Não é tratando negros, índios ou pardos como "coitadinhos" e passando a mão na cabeça deles que se consegue combater o racismo ou se adquire uma educação decente. Até porque, acho interessante isso, antes do vestibular todo mundo gosta de brincar de Michael Jackson invertido, é um tal de branquelo virando pardo e pardo virando negro que vou te contar viu.

Cotas para escolas públicas são válidas, já que infelizmente a educação de nível médio e fundamental que o governo fornece é uma bela bosta quando comparada à rede particular.
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23/1/2014, 05:38
the_kira escreveu:
Cotas para escolas públicas são válidas, já que infelizmente a educação de nível médio e fundamental que o governo fornece é uma bela bosta quando comparada à rede particular.
Em se tratando de conteúdo, acaba sendo a mesma coisa, pois ambas, tanto a governamenal quanto a particular tem o conteúdo e o métodos didáticos regulado pelo MEC, acaba tudo caindo na decisão do governo.

Eu estudei em escola pública e particular e sinceramente, as únicas coisas em que escola pública era diferente é que eles não pagam por besteira e aulas praticamente inúteis (ensino religioso? ficar estudando sobre várias religiões e fazendo atividades em grupo, isso não vai ser usado em faculdade alguma, e ainda significa menos tempo que se passa estudando as matérias "úteis"), não vão ter clubes e coisas assim, ou te pagar por agendas e ter que comprar seus livros (que no caso são piores os do governo, mas no fim o assunto ainda é o mesmo de qualquer forma porque é regulado), e que os alunos estão pouco se lixando pra aprender... Professores não é desculpa também porque boa parte dos meus professores da escola particular dava aula em escola pública também e isso vai mudar entre qualquer escola. Só que os alunos que os pais tão pagando a escola não ficam vagabundeando por aí, e a escola pega um pouco mais no pé, então as aulas vão melhor, mas se o assunto é aprender, você pode fazer isso em qualquer lugar, é só querer, coisa que alguém que te pergunta numa aula de inglês o que significa "he" ou "she" quando já teve aulas de inglês a anos não parece estar fazendo. É a única grande diferença que notei: os próprios alunos.
(Claro, particular ainda é melhor no geral mas a diferença é muito mais cultural, no comportamento e disciplina dos alunos do que do sistema de ensino. A única diferença mesmo é que a particular pega mais no pé, enforçando disciplina mas não é uma diferença grande pra que possa dizer que quem está em pública não vai aprender, ou vai aprender coisas diferentes, só não aprendem porque não querem, mesmo porque sempre tem blibliotecas gratuitas que todo mundo parece ter pavor)

Não deveria é ter cota alguma, no máximo ter pra pessoas com alguma deficiência mental. Quem quer aprender aprende, quem não quer não aprende, é simples assim. Não precisa nem mesmo de escola pra isso se a pessoa realmente quer aprender.
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2/2/2014, 20:45
Claro que quem quer aprende, a questão não é essa. O fato é que a maioria absoluta dos alunos de escolas públicas estão fora das universidade, enquanto a maioria absoluta dos de escolas particulares estão dentro. O governos não pode se apoiar no argumento de que qualquer um pode aprender se quiser, até porque a força de vontade de quem não tem estrutura financeira e familiar deverá ser muito maior. O esforço é dobrado.
O papel do Estado é incluir, diminuir a diferença social, e com cotas se faz isso.
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2/2/2014, 20:59
O esforço de ir numa biblioteca ler um livro é o mesmo pra qualquer um, assim como de prestar atenção na aula, mesmo que chegar até lá possa ser mais difícil pra um que pra outro. A maior diferença e que deve ser o motivo de tamanha diferença em quem passa é que simplesmente, quem está pagando, está mais interessado, ou é forçado pelos pais a estudar, enquanto quem vai pra escola pública, ou não paga cursos, está em sua grande maioria pouco se lixando, e passa metade da aula conversando pra não aprender nem o básico da matéria que o professor explicou. (em escola particular, por outro lado, todo mundo presta atenção, pergunta, acaba a tarefa e depois sim vai conversar, porque senão toma esporro dos pais quando chegar em casa).

Essa diferença é grande o suficiente pra ser o principal motivo disso tudo, e não é nada que cotas vá resolver, perigoso até mesmo piorar porque os alunos parte das cotas sabem que podem passar com notas baixas porque tem menos competição, e estudam menos ainda.

Quem quer aprender, aprende, quem não quer você pode tentar explicar o que for pra ele, vai entrar por um ouvido e sair pelo outro. Se tem alguma coisa que o governo possa tentar fazer pra tornar escolas públicas melhores é justamente isso, tornar elas melhores, como por exemplo fazer as escolas menos tolerantes a baderna. Só deixar mais fácil pras pessoas de escolas públicas passarem no teste não ajuda em nada, e não faz o menor sentido.


Última edição por Jujucristine em 2/2/2014, 21:46, editado 1 vez(es)
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2/2/2014, 21:24
Resumir educação a "esforço de ir a biblioteca" está muito errado. Que tal professores bem pagos, material didático de qualidade, estrutura familiar, ambiente pró ensino? Sua visão é muito idealizada, não reflete a realidade.
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2/2/2014, 21:36
Ir à biblioteca não foi a única coisa que mencionei, também mencionei prestar atenção nas aulas, que já é o mais importante pra todos os que vão à escola. E como disse antes, professores de escola particular muitas vezes dão aula em escola pública, e vice versa, não adianta querer culpar eles. Livros. Eles são padronizados pelo MEC, então todos tem o mesmo conteúdo, só é apresentado de forma diferente, no fim se o livro não for tão bem feito acaba só dando mais trabalho pro professor que não pode depender tanto dele, ele ainda tem um roteiro de matérias a seguir que vai ser o mesmo em qualquer escola.

Família: Isso não é coisa que o governo possa mudar, se os pais não cobram do filho estudar, ou não ensinam a ele que é importante, o governo é que não vai ensinar no lugar deles.

Minha visão não é idealizada, estou apenas me focando no mais importante e principal problema, e também na minha própria experiência tendo estudado tanto em escolas particulares quanto públicas. Escolas públicas podiam até ser idênticas em mordomias quanto as particulares, se os alunos continuassem os mesmos, não ia mudar muita coisa, porque eles é que não querem estudar nem aprender.

E como disse, colocar cotas não resolve coisa alguma, pode até mesmo piorar o problema.
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