Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Guan Zhuge
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 304
Reputação : -7
Data de inscrição : 06/08/2012

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty [Sugestão] Evolução do Forum AG

15/2/2014, 01:06
Reputação da mensagem: 0% (2 votos)
Vou sugerir os passos para deixar o fórum mais organizado, cabendo aos moderadores aceitarem ou não as sugestões dadas. Não vou sugerir todas as etapas de uma vez para não dar muito trabalho. O objetivo de minhas sugestões é facilitar a gestão do fórum, criando um ambiente em que equipe de administração e os usuários tenham sinergia entre si, superando as expectativas de cada uma das partes envolvidas.

A primeira etapa desta evolução compreende quatro pontos básicos:
1. Definir a missão do fórum.
- Para isso, a administração deve definir de forma clara e objetiva um enunciado explicitando o motivo do fórum existir. Um exemplo válido de missão seria: "Proporcionar um ambiente de convivência agradável para pessoas que gostam de anime."
- A missão é importante para orientar as estratégias da organização. No caso do fórum, é útil para definir se algumas decisões fogem muito do escopo geral, como por exemplo a criação de novas seções.

2. Definir a visão do fórum.
- A visão de uma organização traduz as aspirações da administração para o futuro, sem definir a estratégia para alcançar esse estado. Neste fórum, um exemplo válido de visão seria: "Ser a plataforma de comunicação preferida dos usuários, provendo entretenimento e companhias agradáveis para todas as pessoas que gostam de anime."
- A visão serve como modelo para orientar as lideranças da organização, permitindo que todas as decisões tomadas convirjam para o mesmo ponto.

3. Definir os valores do fórum.
- Os valores são os princípios defendidos pela organização, indicando as características dos indivíduos consideradas mais importantes pela administração. Alguns exemplos de valores adotados por fóruns de anime são: "Respeitar a todos, escutar todas as opiniões, não ter preconceitos, formar amizades, evitar desentendimentos e tomar iniciativa para resolver eventuais problemas."
- Os valores são importantes para definir as atitudes aceitas ou não pela administração.

4. Definir o sistema de tomada de decisão do fórum.
- O sistema de tomada de decisão torna claro as decisões são tomadas na organização. Em geral, as decisões podem ser tomadas: democraticamente, delegadas por um líder a outros indivíduos, autoritariamente por um líder ou autoritariamente por um grupo de líderes.
- O sistema de tomada de decisão serve para evitar conflitos, indicando como a decisão final será realizada. Um sistema com um líder autoritário pode, por exemplo, tomar decisões democraticamente ou delegá-las a outros indivíduos, reservando seu poder de decisão para resolver eventuais conflitos.

Definir os quatro pontos supracitados é a primeira etapa para levar o fórum à excelência. Se quiserem seguir as etapas que estou propondo e ainda vou propor, garanto que a gestão do fórum ficará mais eficiente e que os resultados serão sentidos pelos usuários na forma de um ambiente mais agradável.
Juny_Lee
Juny_Lee
Iniciante
Iniciante
Feminino Câncer
Número de Mensagens : 67
Reputação : 13
Idade : 27
Data de inscrição : 09/01/2014
Localização : West Shinjuku

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

15/2/2014, 15:36
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Hm... promete não ficar com raiva de mim?

1. Definir a missão do fórum.
- Para isso, a administração deve definir de forma clara e objetiva um enunciado explicitando o motivo do fórum existir. Um exemplo válido de missão seria: "Proporcionar um ambiente de convivência agradável para pessoas que gostam de anime."
- A missão é importante para orientar as estratégias da organização. No caso do fórum, é útil para definir se algumas decisões fogem muito do escopo geral, como por exemplo a criação de novas seções.

Até onde eu fui educada e a conexão da minha internet alcança, fórum é um lugar para expor suas ideias e debatê-las, caso convenha. 'Definir uma missão de fórum' é algo meio... sem noção, né? Independente do tema para o qual o fórum tenha sido criado, continua sendo para expor suas opiniões e ideias e debatê-las. Ponto. É essa missão de um fórum. E se muito não me engano, o fórum aborda um leque gigante de opções de tema, que vai da animação até culinária, o que o torna um bom lugar para debater (os olds aí se quiser podem me corrigir).

Sobre a divulgação, eu até lá concordo com você. Mas eu sou da ideia de criar conta nas redes sociais mais badaladas e lá espalhar a palavra, não ir só de acordo com o que os users usam.

Sobre os valores do fórum: existem regras, e todos são devidamente civilizados e não precisam da mamãe e do papai do lado da máquina para saber se comportar na internet.

Sobre o sistema de tomada de decisões: o.o não vi problemas até agora. Não tive a oportunidade de trocar ideia com todos, mas com os que conversei são pessoas gentis e que visam trabalhar pelo bem do fórum e que estão dispostas a escutar o que os outros users tem a dizer.


Concordo com seu ponto de vista sobre o fórum não ser perfeito e precisar uma caralhada de coisa, mas eu gosto dele assim. Ele consegue ser um bocado acolhedor.
avatar
Guan Zhuge
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 304
Reputação : -7
Data de inscrição : 06/08/2012

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

15/2/2014, 20:44
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
Sobre o fórum ter uma missão muito ampla, isso acaba dificultando algumas decisões. Se você pensar bem, a maioria das pessoas que entram no fórum buscam uma comunidade, um grupo de pessoas que gostam de alguns temas em comum. Não ter uma temática definida é complicado, apesar de não ser proibido.

As transformações que estou propondo para o fórum serão muito úteis para minimizar o esforço de todos os membros da administração e conseguir melhor aprovação dos usuários. Eu entendo que a maioria não entende porque isso é necessário ou acha que é trabalhoso demais para ser implementado. Alguns pensam que o fórum sempre funcionou desta forma e não tem porque mudar, ou pensam que o fórum não é uma empresa para precisar de uma boa gestão.

Não estou dizendo que vocês devem seguir o que falo, até porque, tecnicamente, ninguém aqui me conhece. Só tenho a dizer que o processo de evolução que estou propondo irá facilitar a vida dos usuários e administradores, além de fazer do AG um fórum de excelência em sua temática, provavelmente dividindo a liderança com os maiores fóruns da área. De qualquer modo, eu já esperava que a ideia fosse ser rejeitada, mas não custava nada tentar.
Juny_Lee
Juny_Lee
Iniciante
Iniciante
Feminino Câncer
Número de Mensagens : 67
Reputação : 13
Idade : 27
Data de inscrição : 09/01/2014
Localização : West Shinjuku

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

15/2/2014, 21:09
Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
Guan Zhuge escreveu:Sobre o fórum ter uma missão muito ampla, isso acaba dificultando algumas decisões. Se você pensar bem, a maioria das pessoas que entram no fórum buscam uma comunidade, um grupo de pessoas que gostam de alguns temas em comum. Não ter uma temática definida é complicado, apesar de não ser proibido.

Who said that? Meu amigo, não há fórum que se limite em apenas um único tema. Se a discussão for boa, vai puxar varias coisas, e com o tempo ela vira numa teia rica de temas a se debater. Ok que isso possa lá gerar problema aqui e acolá, mas não é nenhum problema de sete cabeças que se matar vira catorze, todos da staff podem perfeitamente lidar com esses problemas.

Zhuge, as pessoas vem para a AG em busca de algo para debater e se informar, não permanecer fechado em seu mundinho de bolhas de sabão. No meu, e repito: MEU ponto de vista, é ridícula a ideia de tentar impor um único (ou poucos) tema para que a AG tenha para debater. Esse é o charme da AG. Pelo que eu sei, o fórum não foi feito para ser só mais um fórum de animes e cultura nipônica, e sim um fórum para poder interagir seja qual for o assunto. Se você quiser tentar, vai dar um rolê pelos grandes fóruns: eles não falam só de animações e quem que é o seme e o uke da saga dos Hokages em Naruto, elas falam de tudo um tico.


Mas te admiro pela coragem de você vir dar sugestões.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

15/2/2014, 22:37
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
A primeira etapa desta evolução compreende quatro pontos básicos:
1. Definir a missão do fórum.
- Para isso, a administração deve definir de forma clara e objetiva um enunciado explicitando o motivo do fórum existir. Um exemplo válido de missão seria: "Proporcionar um ambiente de convivência agradável para pessoas que gostam de anime."
- A missão é importante para orientar as estratégias da organização. No caso do fórum, é útil para definir se algumas decisões fogem muito do escopo geral, como por exemplo a criação de novas seções.

Começando aqui... A 'missão' da AG deixou, há alguns anos, de ser um fórum somente de animes. Somos uma comunidade voltada ao público nerd, por assim dizer, em geral. Por isso esse ramo de seções, assim como no site que tem o nome do fórum e o A não é de Anime.

2. Definir a visão do fórum.
- A visão de uma organização traduz as aspirações da administração para o futuro, sem definir a estratégia para alcançar esse estado. Neste fórum, um exemplo válido de visão seria: "Ser a plataforma de comunicação preferida dos usuários, provendo entretenimento e companhias agradáveis para todas as pessoas que gostam de anime."
- A visão serve como modelo para orientar as lideranças da organização, permitindo que todas as decisões tomadas convirjam para o mesmo ponto.

Ai que esta... Não estamos mais aqui para ser somente um fórum de animes, voltando ao site também, queremos abranger um conteúdo maior, que abranja todos os públicos que gostem de variedades sendo anime, tokusatsu, designer, tecnologia, cosplay, games, debates...

3. Definir os valores do fórum.
- Os valores são os princípios defendidos pela organização, indicando as características dos indivíduos consideradas mais importantes pela administração. Alguns exemplos de valores adotados por fóruns de anime são: "Respeitar a todos, escutar todas as opiniões, não ter preconceitos, formar amizades, evitar desentendimentos e tomar iniciativa para resolver eventuais problemas."
- Os valores são importantes para definir as atitudes aceitas ou não pela administração.

Hum... Bom, eu acredito que já fazemos isso e é o que prezamos aqui, por isso a AG é uma comunidade aberta a todos os públicos

4. Definir o sistema de tomada de decisão do fórum.
- O sistema de tomada de decisão torna claro as decisões são tomadas na organização. Em geral, as decisões podem ser tomadas: democraticamente, delegadas por um líder a outros indivíduos, autoritariamente por um líder ou autoritariamente por um grupo de líderes.
- O sistema de tomada de decisão serve para evitar conflitos, indicando como a decisão final será realizada. Um sistema com um líder autoritário pode, por exemplo, tomar decisões democraticamente ou delegá-las a outros indivíduos, reservando seu poder de decisão para resolver eventuais conflitos.

Ok, não é o que fazemos? Havia avisado no tópico de uma nova seção, que faria as mudanças na seção e expliquei como seria, aparentemente aceitaram... Depois reclamaram, então exclui a categoria e deixei tudo referente a arte separado em uma seção só.


Agradeço pelo interesse em ajudar o fórum. Não se esqueça de dar uma olhada no site também: www.sitedaag.com ^^
avatar
Guan Zhuge
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 304
Reputação : -7
Data de inscrição : 06/08/2012

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

16/2/2014, 22:33
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
Respondendo a Juny: Ter um escopo mais restrito não quer dizer que é proibido de discutir esses assuntos no fórum. O problema de não ter um foco específico é que o esforço acaba se distribuindo igualmente para partes mais importantes e menos importantes do fórum, dificultando prover um serviço de excelência para os usuários.

Respondendo a Sak: Se você quiser seguir meu processo evolutivo, terá que definir por escrito todos os pontos que citei. De preferência, eles devem ficar em um tópico do fórum escondido dos usuários comuns e de livre acesso para a administração. Se não quiser seguir é só avisar.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

18/2/2014, 17:16
Huumm... Então Prutton, agradeço suas sugestões .-. Mas vamos indo de vagar até chegar onde queremos. Não acho que o fórum vai deixar de evoluir caso não siga os seus procedimentos ^^"

Mas, o que teria mesmo interesse era para ver se você tinha sugestão para o rpg.
avatar
Guan Zhuge
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 304
Reputação : -7
Data de inscrição : 06/08/2012

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

18/2/2014, 22:47
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
Sobre a evolução do fórum, tudo bem seguir administrando sem um processo bem definido. É normal as pessoas acharem que mudanças não vão dar tão certo ou que serão difíceis demais de implementar. Eu só fico pensando no tempo que os administradores deixariam de ganhar e nas dificuldades que poderiam ser evitadas com medidas simples.

Sobre o RPG, ter ideia eu tenho, mas está inserido no modelo que eu estava propondo. No sistema atual do fórum, o RPG é um componente independente que precisa atrair membros e manter a atividade para garantir sua sobrevivência. Como o sistema de gestão é ad-hoc, todo o trabalho e responsabilidade do RPG acaba caindo em cima de uma única pessoa, que com o tempo vai ficando sem energia para manter o RPG até atingir a falência do mesmo.

Minha proposta para tornar o RPG auto-sustentável envolve uma série de medidas simples que não tem como funcionar no estado atual do fórum.

P.S.: Só para avisar, se o fórum não mudar logo, os usuários que foram "pescados" de volta vão começar a debandar e vamos voltar a ter um ambiente desértico por aqui, desanimando novos usuários que poderiam aparecer. Medidas como "campanhas para chamar mais gente" são paliativas e não mudam muito esse panorama.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 42
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

19/2/2014, 01:09
Eu concordo que há uma dificuldade cada vez maior de pescar membros pro forum x.x
avatar
Guan Zhuge
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 304
Reputação : -7
Data de inscrição : 06/08/2012

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

19/2/2014, 21:07
Eu já sabia que não iam me escutar. Alguém ainda ficou com raiva e negativou várias mensagens minhas, como se reputação valesse algo nesse fórum.

Eu acho engraçado que essas mudanças que a administração quer realizar já aconteceram várias vezes no AG, envolvendo reforma do RPG, das seções, campanha para atrair novos usuários e novas parcerias. O resultado todos já conhecem. O fórum ganha uma sobrevida de algum tempo, depois volta a decair até entrar em novo hiato.

Eu tentei ajudar, tentei propor ideias que estão consolidadas no mundo todo e funcionam em várias áreas diferentes de atuação. Seria totalmente viável implantá-las aqui e certamente trariam bons resultados, criando um ambiente bem agradável no fórum.

Aqueles que tem certeza do final das coisas quando estão apenas começando, ou são extremamente sábios, ou extremamente imprudentes. Seja qual for o verdadeiro, serão certamente pessoas infelizes, pois estão cravando uma faca no coração da imaginação.
- Gottfried Von Strassburg, autor de Tristão e Isolda

P.S.: Podem trancar o tópico, a "evolução" será impossível porque contraria os valores de membros da administração. Assunto encerrado.
Conteúdo patrocinado

[Sugestão] Evolução do Forum AG Empty Re: [Sugestão] Evolução do Forum AG

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos