Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Justiceiros"

+2
shunt
_ Claire _
6 participantes
Ir para baixo
_ Claire _
_ Claire _
Promissor
Promissor
Feminino Capricórnio
Número de Mensagens : 148
Reputação : 1
Idade : 34
Data de inscrição : 05/01/2009
Localização : Campinas/Ribeirão Preto - SP

"Justiceiros" Empty "Justiceiros"

20/2/2014, 15:38
http://www.paulopes.com.br/2014/02/discurso-de-sheherazade-prospera-e-crescem-as-chacinas.html#.UwZKX_lkT-u[/mention] escreveu:Discurso de Sheherazade prospera: crescem as chacinas

Jornalista do SBT defendeu em horário
nobre a justiça feita pelas próprias mãos
Desde que justiceiros agrediram a paulada um jovem negro acusado de assalto, amarrando-o nu a um poste, no Rio, há 20 dias, aumentaram no país o número de chacinas de pessoas suspeitas de terem cometido crime. Antes, havia quatro linchamentos por semana e, agora, a média é de um por dia.

A jornalista Raquel Sheherazade deve estar se sentindo realizada, porque, ao noticiar no telejornal SBT Brasil o ataque ao adolescente no Rio, ela comentou que atitude dos vingadores é “compreensível” [ver vídeo abaixo].

“O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva. Aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso no poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”, disse na época.

O comentário de Sheherazade repercutiu nas redes sociais e imprensa, com apoios e críticas.

Em entrevistas, Sheherazade confirmou o que dissera em rede nacional, afirmando que, diante da falência das instituições oficiais de segurança, é legítima a reação das pessoas.

A Folha de S.Paulo informou que os linchamentos se espalharam em todo o país. Violência que tem sido documentada por vídeos que circulam nas redes sociais.

De acordo com o jornal, só na segunda e terça-feira, houve agressões a criminosos em Goiânia, Piauí e em Santa Catarina.

Um vídeo gravado no Piaui registrou um homem cujos pés foram amarrados e colocados sobre um formigueiro.

“Meu Deus, aí, tá queimando”, disse o homem suspeito de tentar um assalto.

Um dos agressores respondeu: "Agora lembra de Deus, né? Na hora de tu roubar tu não lembra".

O sociólogo José de Souza Martins, que documenta linchamentos há 20 anos, disse estar preocupado, porque “a sociedade civil está ficando progressivamente descontrolada”.

O presidente da OAB de Goiás, Henrique Tibúrcio, admitiu que a população se sente insegura, “mas ela não pode fazer Justiça com as próprias mãos”.

"Sabemos que a população se sente insegura, mas ela não pode fazer Justiça com as próprias mãos e engrossar as estatísticas de violência", disse o presidente da OAB de Goiás, Henrique Tibúrcio.

Na semana passada, o Psol comunicou que entraria com uma representação no Ministério Público Federal contra Sheharazade e SBT por ter sido feito em horário nobre incitação ao crime.

Ivan Valente, líder do partido na Câmara dos Deputados, disse que a jornalista “simplesmente deu razão aos vingadores que fizeram justiça com as próprias mãos, em torturar, porque a polícia para ela está desmoralizada, a Justiça não opera e é necessário voltar ao velho Oeste”.

Taí uma coisa que eu nao entendo...não é possível que as pessoas não percebem que isso é um ciclo sem fim. Se eu mato quem roubou, alguém vai se julgar no direito de me matar; e outro alguém de matar esse alguém; e assim até que todo mundo resolva matar o vizinho, pra não ser morto antes..

O que vocês acham sobre os "justiceiros"? E sobre a posição/eventual culpa da Sheharazade?
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1497
Reputação : 92
Idade : 38
Data de inscrição : 10/12/2008
Localização : Niterói - RJ

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

20/2/2014, 20:44
A mídia ajuda a inflamar aquilo que as pessoas já tem dentro delas. No Brasil existe uma grande demanda por justiça, se o governo que deveria deter esse monopólio não der conta, e não está dando há vários anos, as pessoas inevitavelmente procuram meios particulares para tentar suprir essa demanda.

Bem, justiça privada é um perigo, vide os chamados "tribunais do tráfico" que existem em todo o Brasil.
Até os mais liberais concordam que privatizar a justiça é uma má ideia.

O correto seria realmente prender a pessoa até a chegada da polícia.

Como artista marcial tenho dois princípios, nunca bater em alguém que esteja no chão sem poder se defender e nunca atacar em grupo uma pessoa que esteja sozinha.

Claro que no caso de um bandido que tenha ameaçado a minha vida eu até sou capaz de erguê-lo com as mãos só para bater um pouco, mas não gosto nem um pouco da idéia de linchamentos.
LaranjaAtomica
LaranjaAtomica
Promissor
Promissor
Feminino Virgem
Número de Mensagens : 488
Reputação : 7
Idade : 38
Data de inscrição : 03/12/2008
Localização : Orange City

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

20/2/2014, 22:47
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
sabe... mta gente critica a Raquel... ela é doida, ela é parcial, e tem umas ideias ABSURDAS mas... ela fala o que ela pensa e MOSTRA o que o país ta passando... o povo ta pedindo socorro, o povo quer mais saúde, educação e segurança... o povo virou um bicho acuado, uma fera que qdo contra ataca, vai até as últimas consequências, como uma defesa de instinto e não de razão...

enfim... isso tudo o que está acontecendo é só um dos milhares de retratos consequentes do descaso do governo com a grande população...

ps: fui escrevendo... escrevendo... e postando sem revisão...
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

20/2/2014, 23:58
shunt escreveu: nunca bater em alguém que esteja no chão sem poder se defender e nunca atacar em grupo uma pessoa que esteja sozinha.

Sim, como disse no tópico sobre os justiceiros serem bandidos. O cara ta no chão não tem mais que bater no infeliz.

LaranjaAtomica escreveu:sabe... mta gente critica a Raquel... ela é doida, ela é parcial, e tem umas ideias ABSURDAS mas... ela fala o que ela pensa e MOSTRA o que o país ta passando... o povo ta pedindo socorro, o povo quer mais saúde, educação e segurança... o povo virou um bicho acuado, uma fera que qdo contra ataca, vai até as últimas consequências, como uma defesa de instinto e não de razão...

enfim... isso tudo o que está acontecendo é só um dos milhares de retratos consequentes do descaso do governo com a grande população...

ps: fui escrevendo... escrevendo... e postando sem revisão...

Concordo com você XD

Não sou contra as pessoas fazerem justiça com as próprias mãos, esses vagabundos vem tirar de quem trabalha pra ir comprar drogas ou outras coisas... Mas a partir do momento que o pegam e dão uma lição não precisam partir para a humilhação.

E apesar dos pesares, gosto dos comentários da Raquel.
the_kira
the_kira
Promissor
Promissor
Masculino Gémeos
Número de Mensagens : 311
Reputação : 4
Idade : 30
Data de inscrição : 24/06/2013
Localização : Raincife - PE

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

21/2/2014, 23:24
Eu acho o seguinte...

Todo poder tem que ser controlado. Por isso que só "dão poder" à polícia ou ao exército, pois estes (na teoria) estão sob controle.

Se os cidadãos se sentirem com poder suficiente para matar ou torturar uma pessoa, chegará uma hora que esse poder irá corromper essas pessoas e elas acabarão simplesmente matando ou torturando qualquer um que ao julgamento delas mereça, não apenas bandidos. Quando isso acontecer, assim como _Claire_ falou, alguém vai se sentir no poder de matar esses assassinos justiceiros, e alguém irá matar esse outro alguém e assim por diante.

Acho que tudo deve ser organizado, a ordem é necessária pra evitar o caos.
Kris
Kris
Aplicado
Aplicado
Feminino Aquário
Número de Mensagens : 3170
Reputação : 34
Idade : 29
Data de inscrição : 22/07/2011
Localização : Hell

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

24/3/2014, 23:19
Filosofia dos justiceiros: "O homem é o lobo do homem".


Sem mais.
Conteúdo patrocinado

"Justiceiros" Empty Re: "Justiceiros"

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos