A união faz a força!

:: Geralzona :: AG News

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A união faz a força!

Mensagem por Aniger em Qua Ago 06, 2014 7:36 pm

O acidente que ocorreu na Austrália leva o dito popular ao sentido literal!!!

Vejam....

Passageiros unidos, na manhã desta quarta-feira (6/Cool, conseguiriam afastar um metrô da carruagem após um homem prender a perna no momento em que iria embarcar no vagão. O acidente ocorreu em Perth, uma das maiores cidades da Austrália, e contou com a colaboração de 60 pessoas que utilizavam o meio de transporte.

Após tentativa frustrada de libertar o homem, funcionários da estação metroviária resolveram pedir a colaboração de todos os passageiros. Ninguém se negou ao pedido e unidos, desceram do vagão e empurraram o metrô dos trilhos para livrar o homem.

Segundo o porta-voz do serviço de transportes públicos da Austrália David Hyne “é muito comovente um incidente desta natureza em que toda a gente se põe a afastar uma carruagem e ajudar alguém que corre risco. É muito simpático e pouco comum”, disse.

A história teve um final feliz!

Momento que a perna prendeu

Sempre bom ver momentos q a humanidade tem jeito, várias pessoas colaborando para ajudar o rapaz ^^
Aniger
Médio
Médio

Feminino Número de Mensagens : 1450
Reputação : 186

http://j-mixture.blogspot.com.br/

Re: A união faz a força!

Mensagem por Jungon em Qua Ago 06, 2014 11:49 pm

Todos os passageiros? Nossa o.o incrível +D
Jungon
Dono do Café
Dono do Café

Masculino Touro
Número de Mensagens : 4320
Reputação : 225

http://johnnyz.smspower.org/

Mensagem por Aniger em Qui Ago 07, 2014 12:51 am

(Só agora reparei q apareceu emotiocon onde não devia no texto u.u)

Foi algo em torno de 60 pessoas Wink
Me pergunto se no Brasil teria acontecido essa colaboração tão fácil >.<
Aniger
Médio
Médio

Mensagem por Jungon em Qui Ago 07, 2014 12:53 am

Teria aparecido toooodo o tipo de desculpas >DD é dor na coluna, idoso, noite passada, vish, nem consigo imaginar >D
Jungon
Dono do Café
Dono do Café

Masculino Touro

Mensagem por Aniger em Qui Ago 07, 2014 12:59 am

Dependendo do lugar, eu imaginei q iam reclamar do atraso do metro >.<
Aniger
Médio
Médio

Mensagem por Jungon em Qui Ago 07, 2014 1:06 am

Também, claro x.x'
Jungon
Dono do Café
Dono do Café

Masculino Touro

Mensagem por Jujucristine em Qui Ago 07, 2014 1:05 pm

Aniger escreveu:Dependendo do lugar, eu imaginei q iam reclamar do atraso do metro >.<

Poisé, anda faltando homens de verdade por aí, assim como bom senso. A Austrália é um lugar bem isolado e esquecido, a cultura deles não mudou tanto nesses últimos anos como a maior parte dos outros lugares.

Teve um caso um pouco mais antigo uns tempos atrás de um navio que afundou também, e diferente de alguns navios antigos, que afundaram e quase nenhuma criança ou mulher morreu, nesse todo mundo nem se importou muito em salvar ninguém e morreu um monte de gente.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries
Número de Mensagens : 2099
Reputação : 119

Mensagem por Aniger em Qui Ago 07, 2014 2:44 pm

Jujucristine escreveu:Teve um caso um pouco mais antigo uns tempos atrás de um navio que afundou também, e diferente de alguns navios antigos, que afundaram e quase nenhuma criança ou mulher morreu, nesse todo mundo nem se importou muito em salvar ninguém e morreu um monte de gente.
Lembro do fato, mas não dos detalhes... só o q vc já mencionou =/ (acidente de navio, não se preocuparam em ajudar e morreu muita gente =/)

- - -

Casos esses como da Austrália são bonitos de ver, mas não deveriam ser tão raros u.u
Aniger
Médio
Médio

Mensagem por Jujucristine em Qui Ago 07, 2014 4:07 pm

Não mesmo, mas ao menos quando acontece é bonito de ver. Lembro de um caso quando tava morando em Londrina que foi assim, apesar de algo pequeno: Um motoqueiro tava andando com um cachorro amarrado atrás, sendo arrastado contra o asfalto, o coitado já tava bem mal, acho que quase morto até. Um cara parou do lado dele no sinaleiro, tirou ele da moto, encheu ele de porrada e depois foi embora xD

Uma notícia sobre o caso do navio: Inglês / Português (Tradutor do google)

E pior que isso é um problema sério mesmo, também tem pesquisas que mostram que os níveis de testosterona nos homens tem diminuído muito nas últimas décadas, coisa de 50%.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries

Mensagem por Aniger em Sex Ago 08, 2014 1:13 am

Jujucristine escreveu:Não mesmo, mas ao menos quando acontece é bonito de ver. Lembro de um caso quando tava morando em Londrina que foi assim, apesar de algo pequeno: Um motoqueiro tava andando com um cachorro amarrado atrás, sendo arrastado contra o asfalto, o coitado já tava bem mal, acho que quase morto até. Um cara parou do lado dele no sinaleiro, tirou ele da moto, encheu ele de porrada e depois foi embora xD

Q maldade com o cão sendo arrastado, esse motoqueiro mereceu a surra! ò.o/

A notícia acho q tinha visto num telejornal, mas era o mesmo caso ^^
Aniger
Médio
Médio

Mensagem por Shinobu em Ter Ago 19, 2014 10:29 am

Amei esse caso. E o título do tópico é super apropriado. Mas, "comentando os comentários", eu acredito sim que no Brasil isso aconteceria. Eu já acho que aqui somos muito solidários, especialmente quando se trata de um movimento público. Não consigo imaginar a maioria das pessoas que conheço ficando de braços cruzados enquanto tem alguém na mesma circunstancia. Espero não estar errada. rsrs
Shinobu
Médio
Médio

Feminino Número de Mensagens : 1258
Reputação : 18

Mensagem por Jujucristine em Ter Ago 19, 2014 10:32 am

Tem bastante diferença entre regiões no Brasil, mas no geral infelizmente tá mais pra não fariam nada ou fariam de mau gosto mesmo. E obviamente, isso não é válido pra todo mundo, é só uma maioria e um comportamento comum.

Só em casos simples eu já vi um monte de gente cruzando os braços sim em algumas cidades... Tipo alguém chutando cachorra com filhote no meio de rua movimentada, e todo mundo indo reto como se não tivesse visto nada.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries

Mensagem por Shinobu em Ter Ago 19, 2014 10:56 am

Mas pra mim isso acontece em todo canto. Não só do Brasil. Eu mesma não chegaria dando porrada em quem estivesse chutando um cachorro na rua. Nem mandaria a pessoa pra ***. Eu chamaria a polícia, mas pra isso eu não preciso ficar parada assistindo aquela violência. Eu poderia passar direto e acionar a polícia. Nao estou dizendo que não haveria muitas pessoas que ficariam de braços cruzados, olho pela nossa própria fama de acolhedores que quem vem de fora, diz que somos. Tipo, eu falei também que por ter sido um movimento público sabe... eu já vi uma senhora sendo assaltada na porta do onibus em que eu estava (ela ia entrar) e o motorista e outros dois passageiros desceram e sairam correndo atrás do cara.

Acredito de verdade que, no geral, as pessoas aqui sejam muito solidárias.
Shinobu
Médio
Médio

Mensagem por Jujucristine em Ter Ago 19, 2014 11:16 am

Até a polícia chegar num caso desses, o cara já fugiu e o cachorro já morreu (que nesse caso em específico foi o que aconteceu, foi meu marido que viu, e ele tentou levar o cachorro num veterinário que era bem perto, uns 500 metros, nem isso deu tempo), não adianta ficar dependendo só da polícia pra tudo. Eu to falando mais de um ponto de vista moral, não ético. O fato das pessoas terem medo de se envolver pessoalmente e jogar o trabalho pra cima de "outros mais profissionais" fala muito sobre uma instância que não existia no passado.

Isso é um problema cultural, e acontece sim em todo canto, mas uns vai acontecer mais que outros. Tem locais que acontece até mais que o Brasil por serem ainda mais fudidos (África, Oriente Médio), mas também tem alguns onde acontece menos. A cultura do mundo inteiro tá piorando, só tem alguns lugares que não deixam isso acontecer muito, tipo Japão. Isso não faz o Brasil bom nisso, só faz ele não tão ruim.

Mas mesmo que tenha ainda algumas pessoas que fazem alguma coisa, esse número só tem diminuído.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries

Mensagem por Shinobu em Ter Ago 19, 2014 2:24 pm

._.v Não é "depender de polícia pra tudo", mas eu não sou do tipo de pessoa que faz justiça com as próprias mãos. Meu namorado já é daqueles que se vê alguém judiando de algum animal, parte pra briga. Eu não sou assim. Não brigo nem se vierem me bater. Sem contar que, PRA MIM, além do fato de "estar ajudando", é totalmente diferente você empurrar um veículo para que não esmague alguém, e enfrentar alguém que pode, muito provavelmente, estar armado. Eu não tenho vergonha nenhuma de falar que tenho medo sim. Zelo pela minha vida, sem sombra de dúvidas. Levar pro veterinário? Provavelmente eu faria o mesmo. Mas dar uma de Mulher Maravilha e enfrentar o animal que estava agredindo o cachorro? Honestamente, e correndo o risco de ser julgada mal por isso, eu provavelmente só me envolveria em casos assim se fosse o EXTREMO, que são os vínculos. Tipo, se alguém estiver agredindo o meu pai, ou a minha coelha. E mesmo assim eu provavelmente ainda ficaria paralisada, pois eu tenho medo. É claro que em QUALQUER CASO de abuso eu fico revoltada. Morrendo de ódio. E magoada. Mas não me vejo mesmo partindo pra cima de alguém. E deixo de ser solidária por isso? Se sim, então talvez vocês tenham razão.

Tipo, não sei com base em que podemos afirmar que "o número de pessoas que fazem coisas boas tem diminuído". Sério, fiquei curiosa com essa afirmação. Eu nunca vi tantos grupos que se reúnem com intuito de ajudar de vários modos pessoas totalmente desconhecidas. Visitando setores de oncologia, asilos, levando não só comida para os moradores de rua (comida feita pelas próprias mãos de pessoas "quaisquer" e com o dinheiro delas), mas também sentando-se junto ao chão e conversando de igual para igual. Não só igrejas que já tem esse "sentido de caridade" aflorado, mas colegas de faculdade, de escola, galera que se conheceu em um fã clube. Ou pessoas no trabalho que se solidarizam com alguém que não está bem no dia e o cobre como for possível. Ou pessoas que te veem aparentemente prestes a desmaiar na rua e oferecem ajuda, até para te acompanhar até o hospital. Isso porque falo de experiencia própria. Fora os que desconheço.

Não consigo pensar em uma pesquisa do tipo. Mas é claro que eu falo do que vivo. Não estou em hipótese alguma afirmando que estou certa.
Shinobu
Médio
Médio

Mensagem por Jujucristine em Qua Ago 20, 2014 4:44 am

Não estava me referindo a você em específico, mas sim o que a maioria das pessoas fazem em qualquer dessas situações. No caso de mulheres, e o seu caso, é completamente compreensível não fazer isso, já que  não temos meios de fazer nada contra alguém mais forte que você na maior parte das situações. Mas mesmo quem poderia não o faz, que é justamente o problema.

Instituições solidárias existem desde que o mundo é mundo, isso não aponta muita coisa quando você considera que muitas dessas instituições tem fins políticos ou monetários, nem precisa ir muito longe no mundo das ONGs pra ver isso.

Mas de fato, ações solidárias por individuos sem afiliações se tornaram mais comuns no mundo de hoje. Mas não é exatamente disso que eu estou falando. Eu estou falando de reações, de tomar uma iniciativa rápida nas suas imediações. Estou falando de riscos.

Num mundo cheio de computadores e smarphones é muito mais fácil de se tornar indiferente e se manter somente na sua zona de comforto em relação ao que acontece ao redor de você. Hoje em dia, as pessoas só vão tentar ajudar se isso não implicar em riscos pra elas, e no passado não era assim, é disso que estou reclamando. Eu não estou falando de ajudar causas proativamente, coisas ruins acontecem no mundo o tempo todo pra simplesmente sair buscando todos os problemas para serem resolvidos de uma vez, eu estou falando justamente de coisas ruins que acontecem expontaneamente na sua presença, nas suas imediações, na sua frente.

As pessoas vão tentar levantar um trem pra salvar alguém preso, se isso não implicar no risco do trem caindo em cima delas, elas vão tentar salvar um cachorro, se isso não implicar num risco de pegar doenças do cachorro, nem ter de lutar com ninguém por isso. E elas vão praticar atividades solidárias, se isso não involver um risco muito grande pra elas, de preferência que involva somente um suporte monetário ou emocional.

Para mulheres é esperado que não façamos nada de imediato nessas situações, muita vezes não temos apitidão física pra fazer alguma coisa e não é de nossa biologia tomar esses riscos, nós simplesmente não temos meios. Mas esse não é o caso dos homens, eles muitas vezes tem toda aptidão pra fazer alguma coisa e é da natureza deles tomar riscos, e ainda assim essas ações estão se tornando cada vez mais incomuns por parte deles. As minhas provas disso estão nos dois links que eu citei nesse tópico, o naufrágio na costa italiana e o fato da testosterona masculina ter reduzido em mais de 30% nos últimos 20 anos, um hormônio que é essencial pra essa psicologia de tomar riscos. O seu próprio post demonstra uma ponta disso quando você diz “e correndo o risco de ser julgada mal por isso”. Você seria julgada mal por isso justamente porque a sociedade moderna diz que é feio, errado e estúpido tomar esses riscos, onde no passado não era assim. No passado um homem que se levantasse contra um cafejeste ou molestador seria louvado como um héroi de forma UNÂNIME. Hoje é só considerado um bruto, porque ainda que ele tomou um ação por um bom motivo “ele foi violento” e o “certo” é só ficar quietinho no canto dele e chamar as “autoridades competentes”, porque qualquer violência é feio.

O Efeito Espectador (Bystander Effect) é algo que sempre existu, hoje, ontem e vai existir amanhã, mas do meu conhecimento de história, ele nunca esteve tão forte quanto no século 20. E isso se deve justamente porque homens estão ficando cada vez mais passivos, cada vez mais medrosos, quando historicamente eles não eram assim. E isso é um problema sério, Coragem é a primeira e mais importante das virtudes porque sem ela nenhuma das outras virtudes tem iniciativa para ocorrer.

Nesse link que eu passei tem vários exemplos de casos de gente que morreu porque simplesmente ninguém se incomodou em fazer nada, em alguns nem mesmo de chamar a polícia, em outros, a polícia mesmo não fez nada porque "eles não receberam treinamento pra isso" ou "isso é trabalho de outra área". Todos casos recentes.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries

Mensagem por Shinobu em Qua Ago 20, 2014 8:53 am

Eu disse que corria o risco de ser julgada mal de acordo com o seu posicionamento. Como voce pensar "ah, franguinho". Não no geral. Honestamente, costumo ser muito sincera e por mais que possa me incomodar um olhar torto, não ajo de outro modo a não ser que eu me sinta confortável com isso.

E, ah, eu falei de mim porque não posso afirmar pelos outros né. Nem que sim, nem que não. E, tipo, eu não estava falando de instituições com fins políticos ou monetários como você colocou. Eu estava falando de pessoas que se conhecem e resolvem fazer algo bom juntos sem a necessidade de algo formal. Anyway, vai ver eu estou completamente enganada e, de fato, a cada vez mais diminui o número de pessoas que ajudam as outras. Apesar de eu não saber até que ponto a coragem é algo "admirável". Contudo, mesmo entendendo várias coisas que você diz e compreendendo o porque você conclui o que concluiu, eu discordo pelo meu ciclo social. Eu também posso estar enganada com esse, mas, essas opiniões são apostas né? Você e eu não podemos garantir que sim nem que não, apenas "achar". Então, sei lá, continuo achando que não estamos "beirando ao abismo" nesse aspecto e que ainda existem sim, muitas pessoas solidárias. Mas espero DE CORAÇÃO não estar enganada. rsrsrs

Penso que atitudes desse tipo é semelhante ao nosso instinto de sobrevivência, as pessoas são egoístas sim mas no que tange seu próprio ego. Agora, ajudar o próximo em uma emergência, acredito que as vaidades ficam de lado, e o que prevalece é a preservação da vida. MESMO QUE HAJA exceções (vi voce falando de um acidente em navio, por ex). Sinceramente eu acho que as pessoas tem mais dificuldade na iniciativa, perdem a ação e não sabem o que fazer, só precisam canalizar essa disposição para as atitudes corretas.
Shinobu
Médio
Médio

Mensagem por Jujucristine em Qua Ago 20, 2014 2:39 pm

"Ações solidárias" como você está dizendo talvez tenham aumentado sim, mas não é disso que eu estava falando Razz

E dificuldade em iniciativa é justamente por falta de coragem. Obviamente, coragem por coragem e mais nada também é tolice.
Jujucristine
Valkyrie
Valkyrie

Feminino Áries

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geralzona :: AG News