Doação de Medula Óssea
+17
shunt
Peorth
Ruddy
naito
Harley Quinn
Thomaz
Etérnal Lee
Zado
Lucas Battousai
Lunática
Venom
Akane Death Dealers
Nedjem
Kasy (Lully-Anael)
Bio
marcos_mayora
Ayame
21 participantes
Página 1 de 2 • 1, 2
- AyamePromissor
-
Número de Mensagens : 162
Reputação : 0
Doação de Medula Óssea
20/11/2008, 12:48
Leucemia é um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. O transplante surge como uma forma de tratamento complementar aos tratamentos convencionais.
O que é Medula Óssea?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.
Quem necessita?
Quem necessita de transplante de medula óssea são pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.
Por que doar é importante?
É muito difícil encontrar um doador de medula compatível, mesmo na própria família. Em nosso país a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível.
Quais os riscos?
Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento.
Qual a quantidade de medula óssea é extraída?
Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.
Se um doador compatível é encontrado, qual é o procedimento?
O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.
Como os pacientes recebem a Medula Óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em 2 semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.
O que acontece com o doador antes da doação?
Ele passa por um exame clínico para certificar seu bomo estado de saúde.
Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação.
Locais para doação de medula óssea: http://www.sliba.org.br/hemosdoa.html
As chances de encontrar algum doador compatível, são mínimas, mas ainda assim existem. O processo não representa perigo para o doador, então, pq não ajudar?
O que é Medula Óssea?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.
Quem necessita?
Quem necessita de transplante de medula óssea são pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.
Por que doar é importante?
É muito difícil encontrar um doador de medula compatível, mesmo na própria família. Em nosso país a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível.
Quais os riscos?
Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento.
Qual a quantidade de medula óssea é extraída?
Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.
Se um doador compatível é encontrado, qual é o procedimento?
O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.
Como os pacientes recebem a Medula Óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em 2 semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.
O que acontece com o doador antes da doação?
Ele passa por um exame clínico para certificar seu bomo estado de saúde.
Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação.
Locais para doação de medula óssea: http://www.sliba.org.br/hemosdoa.html
As chances de encontrar algum doador compatível, são mínimas, mas ainda assim existem. O processo não representa perigo para o doador, então, pq não ajudar?
- marcos_mayoraPromissor
-
Número de Mensagens : 133
Re: Doação de Medula Óssea
21/11/2008, 07:18
Engraçado tu postar isso. Semana passada ainda teve um cara que passou lá na faculdade, era um ex-aluno já formado. Ele passou em cada sala da faculdade explicando todo esse processo para as pessoas e pedindo encarecidamente que procurassem doar. Ele é um dos pacientes que aguardam transplante e só ele sabe o quão difícil é encontrar alguém compatível.
Que bom que tu deixou esse link para locais de doação, tão logo que eu puder vou sim doar. Pra gente não é nada mas para os infermos e algo que eles acordam todo dia esperand que tenha aparecido um doador. Vamos nos mover gente.
Que bom que tu deixou esse link para locais de doação, tão logo que eu puder vou sim doar. Pra gente não é nada mas para os infermos e algo que eles acordam todo dia esperand que tenha aparecido um doador. Vamos nos mover gente.
- BioEsforçado
- Número de Mensagens : 539
21/11/2008, 12:44
Me cadastrei ano passado no banco de doadores!
Volta e meia ONG's fazem esse trabalho de cadastramento, montando postos móveis em lugares movimentados, principalmente nas grandes cidades!
Mas é foda mobilizar. Dar um real no semaforo pra tirar o peso da consciência todo mundo quer.
Volta e meia ONG's fazem esse trabalho de cadastramento, montando postos móveis em lugares movimentados, principalmente nas grandes cidades!
Mas é foda mobilizar. Dar um real no semaforo pra tirar o peso da consciência todo mundo quer.
21/11/2008, 14:23
Me cadastrei esse ano ^^
É legal que no Hospital Dom Vicente Scherer, do Complexo Hospitalar Santa Casa, eles explicam tudo bem direitinho ^^
Acho que se cada um de nós fizer o mínimo, já ajuda ^^
É legal que no Hospital Dom Vicente Scherer, do Complexo Hospitalar Santa Casa, eles explicam tudo bem direitinho ^^
Acho que se cada um de nós fizer o mínimo, já ajuda ^^
- BioEsforçado
22/11/2008, 12:58
É importante doar sangue, também...
Eu só doei três vezes na minha vida toda. Aquela agulha me deixa tremendo de medo. Preciso doar de novo...
Eu só doei três vezes na minha vida toda. Aquela agulha me deixa tremendo de medo. Preciso doar de novo...
- NedjemEsforçado
- Número de Mensagens : 826
23/11/2008, 19:21
Da agulha ninguém gosta mesmo...
Mas boa lembrança a da doação de sangue Bio.
Final de ano e períodos de férias os Bancos de Sangue ficam quase zerados. O pessoal dos Pronto Socorros dos hospitais tem que fazer das tripas coração para se virarem, pedindo de outros centros, hospitais e cidades, perdendo tempo precioso e nem sempre conseguem.
Mas boa lembrança a da doação de sangue Bio.
Final de ano e períodos de férias os Bancos de Sangue ficam quase zerados. O pessoal dos Pronto Socorros dos hospitais tem que fazer das tripas coração para se virarem, pedindo de outros centros, hospitais e cidades, perdendo tempo precioso e nem sempre conseguem.
- Akane Death DealersPromissor
-
Número de Mensagens : 106
24/11/2008, 08:35
Isso é verdade...
O que é sentir um pouco de dor pra salvar uma vida..nada...
Quando precisamos de doadores...nós nos sentimos como....incapazes.. uma sensação horrivel...principalmente quando necessitamos das outras pessoas pra tudo...
Eu...quando melhorar de saúde...doarei sangue...e medula óssea...
Quando precisamos de doadores...nós nos sentimos como....incapazes.. uma sensação horrivel...principalmente quando necessitamos das outras pessoas pra tudo...
Eu...quando melhorar de saúde...doarei sangue...e medula óssea...
- BioEsforçado
24/11/2008, 12:16
Akane Death Dealers escreveu:Isso é verdade...
Pior é que na verdade, nem dói. O problema é o impacto visual, já que a agulha pra doação de sangue é bem grossa e tu vê aquela bolsa lá enchendo, enchendo... parece que teu sangue vai acabar! hahaha
O bom é que depois rola um lanchinho!
24/11/2008, 12:21
No Hemocentro da Santa Casa aqui de POA tem croissant e suquinho de lanche *-*
E nem dói [2]
E nem dói [2]
- BioEsforçado
24/11/2008, 12:24
<papo de gordinho>
Aqui rola até um bombom sonho de valsa!
<fim do papo de gordinho>
Engraçado é que todo mundo tem vontade de doar, ma spouca gente efetivamente o faz!
Aqui rola até um bombom sonho de valsa!
<fim do papo de gordinho>
Engraçado é que todo mundo tem vontade de doar, ma spouca gente efetivamente o faz!
- VenomIniciante
- Número de Mensagens : 9
24/11/2008, 12:34
Bio, o tônico escreveu:
o problema é o medo
eu douo , putz douo e fodz, mas blz ...eu douo sangue 1 vez por mes , ganho bolacha agua e sal, e um toddynho de caxinha, eu faço isso pq nao me custa nada
24/11/2008, 12:37
Uma vez por mês? o.o
Aqui eles recomendam as mulheres para doarem uma vez a cada três meses o.o'
Será que com os homens é diferente?
Aqui eles recomendam as mulheres para doarem uma vez a cada três meses o.o'
Será que com os homens é diferente?
- BioEsforçado
24/11/2008, 12:41
Homem é de 2 em 2 meses, no mínimo!
- BioEsforçado
24/11/2008, 12:41
Sempre que eu tenho que responder se fiz sexo homosexual, dou risada.
24/11/2008, 15:32
Bom, eu ainda não posso doar pelo fato de não ter 18 anos ainda, mas é algo que pretendo fazer.
Já recebi doação de sangue e sei como é importante =)
Hoje não que eu goste, mas pra mim é indiferente, mesmo pra tirar sangue.
Já recebi doação de sangue e sei como é importante =)
Meio off do tópico: pode parecer meio surreal, mas eu adorava tomar injeção quando era menor o_o Era sempre a primeira da fila.Da agulha ninguém gosta mesmo...
Hoje não que eu goste, mas pra mim é indiferente, mesmo pra tirar sangue.
- AyamePromissor
-
Número de Mensagens : 162
24/11/2008, 17:24
Confesso que deteeeesto agulhas.
Não vou doar sangue pq não posso. Anemia e pans, não quero e não posso dar um sangue ruim pra alguém x.x
mas semana que vem to indo fazer o cadastro pra medula óssea.
Não vou doar sangue pq não posso. Anemia e pans, não quero e não posso dar um sangue ruim pra alguém x.x
mas semana que vem to indo fazer o cadastro pra medula óssea.
- Lucas BattousaiPromissor
-
Número de Mensagens : 346
24/11/2008, 18:03
Logo pretendo doar sangue e medula óssea. Ja tiro sangue a cada 5 dias mesmo.
24/11/2008, 21:29
eu pretendo descobrir meu tipo sanguineo de uma vez
e se possivel, doar,
eu sempre quis doar sangue *-*
e axo tão divertido ver ele mexendo pra lá, e pra cá.
e se possivel, doar,
eu sempre quis doar sangue *-*
e axo tão divertido ver ele mexendo pra lá, e pra cá.
- Etérnal LeeMédio
- Número de Mensagens : 1031
Reputação : 1
24/11/2008, 22:57
Eu doei sangue a pouco tempo, nem doe e ainda ganhei um atestado grátis na sexta feira e e dois sandubas no hemocentro XD
Essa de medula deve doer uma barbaridade ¬¬ não é só uma agulhinha é?
- ThomazEsforçado
-
Número de Mensagens : 699
Reputação : 6
24/11/2008, 23:31
No meu aniversário de 18 anos, pretendo ir doar sangue e já me informar quanto à medula.
- BioEsforçado
25/11/2008, 10:05
Etérnal Lee escreveu:
Até onde eu sei é uma cirurgia rápida, mas também feita através de 'agulhas', onde se aspira o líquido de dentro dos ossos!
- Harley QuinnIniciante
- Número de Mensagens : 64
27/11/2008, 09:54
Sabe, vi uma reportagem ontem e hoje de manhã tava pensando muito nisso.. Acho que para nós não custa nada fazer uma pequena doação que pode salvar uma vida.. quem sabe até de algum ente querido nosso, por que do futuro ninguém sabe né. Vou me cadastrar esse ano ainda =)
-
27/11/2008, 10:35
Cara.....é muito bom doar....
pois tem muitas pessoas que estão precisando...
minha mãe foi internada faz quase 2 anos por causa de um aneurisma...e concerteza precisou de sangue....foi 8h de cirurgia...
E...eu to me deitando aqui....pq to pra fazer cirurgia e precisa de doadores...sei que minha mana doa pra mim [se não doar mato ela] meu namo e um amigo do meu namo...pois tem q ter 8 pessoas doadoras de sangue pra eu poder fazer a cirurgia...
Então...quem quiser me ajudar....apenas não sei quando vou fazer a cirurgia
pois tem muitas pessoas que estão precisando...
minha mãe foi internada faz quase 2 anos por causa de um aneurisma...e concerteza precisou de sangue....foi 8h de cirurgia...
E...eu to me deitando aqui....pq to pra fazer cirurgia e precisa de doadores...sei que minha mana doa pra mim [se não doar mato ela] meu namo e um amigo do meu namo...pois tem q ter 8 pessoas doadoras de sangue pra eu poder fazer a cirurgia...
Então...quem quiser me ajudar....apenas não sei quando vou fazer a cirurgia
- BioEsforçado
27/11/2008, 11:44
Akane, esse semana ainda vou doar, será que posso dar em teu nome aqui em Santos?
27/11/2008, 13:26
Se quiser Akane, podemos fazer um mutirão da AG e ir lá na Santa Casa doar!
É só deixar teu nome completo aqui!
É só deixar teu nome completo aqui!
-
27/11/2008, 20:25
NOssa gente agradeço...
mas ainda tenho de esperar...
vou saber em dezembro agora...sobre a cirurgia...
tenho de aguardar...mas espero pela ajuda de vcs..
obrigada!!!!
mas ainda tenho de esperar...
vou saber em dezembro agora...sobre a cirurgia...
tenho de aguardar...mas espero pela ajuda de vcs..
obrigada!!!!
- Etérnal LeeMédio
27/11/2008, 20:49
errr eu perdi a parte que dizia seu tipo sanguineo hehe *imaginando a garota com sangue de todo mundo*
- NedjemEsforçado
27/11/2008, 21:01
Não se preocupe com isso Etérnal.
Se precisar de sangue durante a cirurgia usam o compativel para ela que tiverem no Banco de Sangue.
É de praxe que os hospitais pedem doadores para todos os pacientes que são internados. É um dos jeitos de manter os Bancos de Sangue com um mínimo de estoque.
Se precisar de sangue durante a cirurgia usam o compativel para ela que tiverem no Banco de Sangue.
É de praxe que os hospitais pedem doadores para todos os pacientes que são internados. É um dos jeitos de manter os Bancos de Sangue com um mínimo de estoque.
- Etérnal LeeMédio
27/11/2008, 21:09
hehe ^^ Ned san, tipo quando fui doar, tinha alguns doadores que estavam la pra doar a si mesmo, não me lembro quanto tempo dura o sangue ja estocado mas o cara estava lá pela segunda vez.
- naitoPromissor
-
Número de Mensagens : 104
29/11/2008, 01:38
Desculpe-me, aya. Sei que com certeza és mais intruída que mim. Porém, discordo da postura de que esse seja um procedimento de tão pouco risco. Acho a atitude de ser doador louvável, mas exatamente por este correr certo risco em pról de alguém. Posso estar errado, mas conheço humilde e superficialmente o procedimento e sei que é algo que deve ser muito bem supervisionado e que poucos acidentes ocorreram, como constam suas fontes, não pela simplicidade do mesmo, mas pelo cuidado e capacidade dos profissionais que os fazem.
- BioEsforçado
29/11/2008, 14:42
naito escreveu:Desculpe-me, aya. Sei que com certeza és mais intruída que mim. Porém, discordo da postura de que esse seja um procedimento de tão pouco risco. Acho a atitude de ser doador louvável, mas exatamente por este correr certo risco em pról de alguém. Posso estar errado, mas conheço humilde e superficialmente o procedimento e sei que é algo que deve ser muito bem supervisionado e que poucos acidentes ocorreram, como constam suas fontes, não pela simplicidade do mesmo, mas pelo cuidado e capacidade dos profissionais que os fazem.
Night, o maior risco é, infelizmente a infecção hospitalar. A 'cirurgia' é simples, sim... mas hoje em dia até ralar o joelho num hospital é perigoso. Tanto que cada vez mais eles diminuem o tempo de repouco 'in loco'.
Ainda assim acho que o risco é mínimo, perto de coisas que a gente faz, como atravessar a rua correndo, jogar rugby, ou sair bêbado.
hahahaha
- Etérnal LeeMédio
29/11/2008, 14:50
Não sou mal, me importo com as pessoas, até já doei sangue e nem tenho medo ou receio quanto a doar mas minha resposta é bem simples em vista de explicar o quanto é bom doar "DE JEITO ALGUM QUERO UMA AGULHA DENTRO DO MEU OSSO A MENOS QUE A MINHA VIDA DEPENDA DISSO" bah em casos extremos que eu soubesse que poderia ajudar alguém próximo e tivesse boa informação sobre o assunto pensaria no caso.
/mal?
/mal?
- Lucas BattousaiPromissor
-
Número de Mensagens : 346
29/11/2008, 14:56
Eu tbm penso isso...
somos maus?
somos maus?
- BioEsforçado
29/11/2008, 14:59
Etérnal Lee escreveu:Não sou mal, me importo com as pessoas, até já doei sangue e nem tenho medo ou receio quanto a doar mas minha resposta é bem simples em vista de explicar o quanto é bom doar "DE JEITO ALGUM QUERO UMA AGULHA DENTRO DO MEU OSSO A MENOS QUE A MINHA VIDA DEPENDA DISSO" bah em casos extremos que eu soubesse que poderia ajudar alguém próximo e tivesse boa informação sobre o assunto pensaria no caso.
/mal?
Mal não, talvez egoísta
- Etérnal LeeMédio
29/11/2008, 15:16
É tem razão, mas seseramente, não quero saber disso não, logo doerei sangue denovo, mas medula eu fico com a minha até mais informações.
- naitoPromissor
-
29/11/2008, 15:57
"A doação é feita por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula." ; "Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento cirúrgico que necessita de anestesia geral, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 10%). Esta pequena cirurgia tem duração de aproximadamente 90 minutos e consiste de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspiração da medula. Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré-operatória detalhada avalia as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando a orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório." - INCA
Eu estava querendo se eufêmico em relação a isso, mas acho que estão dando o mesmo tratamento de marketing a este tipo de doação que costuma-se dar a HIV positivo, com todo o âmbito social e acaba omitindo-se fatos. Outra fonte:
Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia) e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).
1) A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia . Retira-se uma quantidade de medula (tutano do osso) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos. A sensação do doador é de média intensidade e permanece em média por uma semana (2 a 14 dias), semelhante a uma queda ou uma injeção oleosa. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.
2) A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células- mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O efeito colateral mais frequente deste procedimento é devido ao uso do medicamento ,que em alguns doadores pode dar dor no corpo, como uma gripe.fonte: AMEO - Associação da Medúla Óssea
Até mesmo alguém leigo consegue enxergar os riscos. É claro que se quer passar uma visão mais suavizadora para estimular a doação. Somente a anestesia geral envolve um risco telativamente grande. E quem é do meio sabe. Eu sou a favor da doação, mas a favor da informação também. Eu já conversei [escutava, enquanto ele falava] com um profissional médico ele me apontou alguns desses riscos. Se você olhar os negritos, são todos marcas de um procedimento que é simples em termos médicos, mas não tão simples para uma pessoa comum. E que envolvenm riscos sim, um acidente mais desastrado pode deixar uma pessoa paralítica. Mas foi o que eu disse, pela capacitação dos profissionais e a seriedade que eles tratam os doadores, graças a Deus, não há relato de nenhum acidente grave. Mais uma vez em termos médicos, mas e o que você considera grave?
Não sou leigo no assunto, da mesma forma que posso estar errado, mas esta é uma posição minha.
Não sou leigo no assunto, da mesma forma que posso estar errado, mas esta é uma posição minha.
- NedjemEsforçado
29/11/2008, 22:29
A punção para coleta de medula óssea tem um risco baixíssimo. E o risco é por conta da anestesia. Isto tudo é explicado ao doador antes e ele faz a opção de doar ou não. Se por qualquer problema físico do doador o risco anestésico for maior ele será rejeitado como doador pelo médico que fizer a avaliação pré-anestésica. Não acho que as informações estão distorcidas ou enganosas.
Qual seria a lógica de prejudicar alguém para tratar outro. Cobrir a cabeça e descobrir os pés.
Usa-se da anestesia por que para a coleta da medula punciona-se o osso da bacia (ilíaco) mais de uma vez, e puncionar periósteo dói. A punção em sí não é arriscada, já que não atinge, nem atravessa nem tem próximo nenhum órgão vital. Usando um exemplo figurado, fraturar os ossos da bacia não é fatal, furar um osso com uma agulha menos ainda. O local das punções é feito longe de nervos e grandes vasos.
Ainda assim respeito quem opte por não ser doador. Este tipo de coisa jamais deve ser imposta ou forçada. Ainda que baixissimo o risco anestésico exste, é fato.
Qual seria a lógica de prejudicar alguém para tratar outro. Cobrir a cabeça e descobrir os pés.
Usa-se da anestesia por que para a coleta da medula punciona-se o osso da bacia (ilíaco) mais de uma vez, e puncionar periósteo dói. A punção em sí não é arriscada, já que não atinge, nem atravessa nem tem próximo nenhum órgão vital. Usando um exemplo figurado, fraturar os ossos da bacia não é fatal, furar um osso com uma agulha menos ainda. O local das punções é feito longe de nervos e grandes vasos.
Ainda assim respeito quem opte por não ser doador. Este tipo de coisa jamais deve ser imposta ou forçada. Ainda que baixissimo o risco anestésico exste, é fato.
- Etérnal LeeMédio
29/11/2008, 22:56
Aew mais informações, agora to com menos vontade ainda.
- naitoPromissor
-
29/11/2008, 23:51
Não estou dizendo que as informações estão "distorcidas", mas obviamente se destaca o "baixo risco" ou "risco quase inexistente", porém o risco pode não ser tão baixo assim ao olhar de um doador. Este baixo risco é baseada em uma escala médica. Obviamente o baixo risco não é o ponto forte do procedimento, tanto que o trabalho de marketing é quase todo em cima dele.
Eu concordo com isso! Acho que sem isso muito menos pessoas doam e muito mais morrem à espera do transplante. Só estou querendo expor aqui, por questão de debate, que não é bem assim que funciona. Não sou leigo nos assuntos da área de saúde. Dediquei quase 3 anos da minha vida a essa área. E agora adiquiri conhecimentos de marketing e entendo as coisas da forma que estou colocando. Posso estar errado, mas as coisas para mim estão de certa forma clara e tenho bons argumentos. Se alguém tiver melhores, com certeza estou interessado em conhecer. Porque aí eu doarei mais cedo ainda.
Nenhuma, mas é inocente achar que não se faria. É exatamente o que estou dizendo, para os médicos é um procedimento simples, nem se caracteriza como cirurgia. A estatísticas dizem que o paciente vai chegar, o procedimento vai correr bem e o paciente vai embora vivo. Por isso, apela-se no sentido de incentivar alguém se tornar doador implicitando que ele não vai ter nenhum risco e acaba se pasando uma idéia de que ele não vai passar por nenhum desconforto, mas vai. Acho bonito quando a pessoa vai sabendo de tudo e resolve doar mesmo assim, essa é a virtude que vale a pena se ver. Mas há o outro lado, existem famílias desesperadas por essas doações e que não podem esperar pela nobreza do próximo. É aí que entram as campanhas publicitárias, para atrair doadores. Mas doação de medúla óssea, não é doar sangue. Que é um procedimento que ninguém precisa martelar nos baixos riscos, porque eles também são baixos para a visão do cidadão comum. E mesmo assim, sabemos a merda que já deu com tranfusões de sangue e HIV. Isto porque até então, era um procedimento inofensivo.Qual seria a lógica de prejudicar alguém para tratar outro.
Eu concordo com isso! Acho que sem isso muito menos pessoas doam e muito mais morrem à espera do transplante. Só estou querendo expor aqui, por questão de debate, que não é bem assim que funciona. Não sou leigo nos assuntos da área de saúde. Dediquei quase 3 anos da minha vida a essa área. E agora adiquiri conhecimentos de marketing e entendo as coisas da forma que estou colocando. Posso estar errado, mas as coisas para mim estão de certa forma clara e tenho bons argumentos. Se alguém tiver melhores, com certeza estou interessado em conhecer. Porque aí eu doarei mais cedo ainda.
- Etérnal LeeMédio
29/11/2008, 23:57
*Naito Fan* desculpa isso não é um flood, bene, não to dizendo que não se deve o que se deve doar, cada um tem sua escolha e sua cabeça mas eu mesmo só doaria se tivesse certeza de que minha doação seria direta ou seja que alguém a esperaria, até um desconhecido mas que eu soubesse.
- RuddyAdministrador
-
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
30/11/2008, 00:22
pois é, tbém não quero agulha nenhuma dentro de nenhum osso...me dá aflição =X
capaz de eu desmaiar lá =p
capaz de eu desmaiar lá =p
- PeorthIniciante
-
Número de Mensagens : 8
30/11/2008, 00:36
o que eu sei sobre é o seguinte, que faz um cadastro la e tal, e somente se a tua medula for compativel com alguem que ta esperando a doação, vc é chamado e ai sim o material é coletado, então vc ia saber que alguem ta esperando pela doação...
- shuntMédio
-
Número de Mensagens : 1499
Reputação : 92
9/2/2009, 13:57
Nem sangue posso doar, tenho sangue ruim.
Precisa-se de sangue e de outras coisas mas não é qualquer um que pode doar não.
É preciso ter saúde.
Precisa-se de sangue e de outras coisas mas não é qualquer um que pode doar não.
É preciso ter saúde.
24/8/2009, 11:32
Tópico importante, merece um up. ^^
Sobre doar sangue: Thomaz e eu doamos em Julho (ou junho), foi super tranquilo e nem dói. Só fiquei um pouco enjoada, mas nada que um pouco de ar não resolvesse =)
Sobre a doação de medula, admito que me assusta um pouco. Mas se acontecer de eu ser compatível irei doar sim.
Sobre doar sangue: Thomaz e eu doamos em Julho (ou junho), foi super tranquilo e nem dói. Só fiquei um pouco enjoada, mas nada que um pouco de ar não resolvesse =)
Sobre a doação de medula, admito que me assusta um pouco. Mas se acontecer de eu ser compatível irei doar sim.
- ThomazEsforçado
-
Número de Mensagens : 699
Reputação : 6
25/8/2009, 19:43
Foi em Julho, em outubro o pessoal da SAKU vai de novo.
Medula é mais complicado, só se alguém com quem me importo precisar.
Medula é mais complicado, só se alguém com quem me importo precisar.
- kazuha seijiIniciante
- Número de Mensagens : 68
3/11/2009, 11:19
Eu queria doar a minha a uma amiga que precisa ^^
3/11/2009, 11:23
Boralá, ué. Se tu quer doar e se tem alguém que precisa, tá esperando o quê?^^
- kazuha seijiIniciante
- Número de Mensagens : 68
3/11/2009, 11:51
Stéf escreveu:Boralá, ué. Se tu quer doar e se tem alguém que precisa, tá esperando o quê?^^
não compativel =/
- HiakuPromissor
- Número de Mensagens : 236
4/11/2009, 20:49
é osso esse lance de compatibilidade ;/
e o pior é vc vier sabendo q tem gente q realmente precisa disso e vc n pode fazer nada x.x
e o pior é vc vier sabendo q tem gente q realmente precisa disso e vc n pode fazer nada x.x
Página 1 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos