Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Balanças e medidas Empty Balanças e medidas

14/2/2014, 03:17
Não parece que balanças são muito populares aqui no brasil, e a maioria das minhas receitas tá em gramas, então vou começar com um tópico sobre isso.

Basicamente, pra todos os que se interessam em cozinhar, ou cozinham frequentemente, é sempre útil ter uma, pelos seguintes motivos:

- Você nunca vai errar as medidas
- Nunca vai ter problema com diferença de produtos, por exemplo açucar refinado vs açucar granulado, ou simplesmnete a farinha que ficou muito apertada e deu uma medida diferente só por espaço
- Se for mudar algo na receita fica bem mais fácil porque é só ajustar a medida em gramas, fica fácil aumentar ou diminuir a receita caso precise também
- Se todos usassem balança, ninguém ficaria frustrado com diferenças de medidas entre as receitas, ou aquele clássico "uma batata média", média de que tamanho, média pra quem? 8D

E balanças não são caras também, uma simples de precisão de 1g até 5kg tá em torno de uns 30 reais.

E colheres de medidas: Algo que todo mundo deveria ter mesmo que não use balança, tipo aquelas que vem em grupinhos, de colher de chá, sopa, etc. Fica bem mais fácil usar isso pra medir coisas comuns como sal e açúcar, mesmo que seja só na hora de adoçar um café ou preparar o arroz, e não ter problema que faltou ou foi demais. Facilita bastante pra não precisar depender tanto do "zoiômetro", como minha mãe costuma chamar. Elas são padronizadas também então fica sempre a mesma medida entre colheres diferentes, diferente de colheres comuns que tem vários tamanhos e formam um montinho em cima, acaba dependendo de quanto você poe na colher. Quando chega nas colheres de margarina/manteiga então...

Spoiler:
Lu
Lu
Iniciante
Iniciante
Feminino Áries
Número de Mensagens : 20
Reputação : 1
Idade : 30
Data de inscrição : 12/02/2014

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

14/2/2014, 14:54
Eu sempre vou no chutômetro hahahah por isso mesmo que eu faça várias vezes a mesma receita, sempre fica diferente. Outro mania é nunca ler o modo de preparo inteiro da receita, antes de começar x.x
Agá
Agá
Esforçado
Esforçado
Masculino Sagitário
Número de Mensagens : 633
Reputação : 17
Idade : 35
Data de inscrição : 24/11/2008
Localização : ♥ Tiffy Eternal Lover ♥

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

14/2/2014, 15:36
^Brigamos muito pelo vicio dela de nunca ler a receita xD
Lu
Lu
Iniciante
Iniciante
Feminino Áries
Número de Mensagens : 20
Reputação : 1
Idade : 30
Data de inscrição : 12/02/2014

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

14/2/2014, 16:02
É pela aventura de não saber qual o próximo passo XD haahuhuausah ah, mas sempre fica bom vai... hahahhaa
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

14/2/2014, 16:05
Eu uso balança qd faço algo mais elaborado, um doce por exemplo é bom usar p dar mais certo (se bem q as receitas de vó geralmente de mede um xícara de chá/copo americano...No dia a dia ou ate se for um prato salgado, vou no olhometro mesmo...
Agá
Agá
Esforçado
Esforçado
Masculino Sagitário
Número de Mensagens : 633
Reputação : 17
Idade : 35
Data de inscrição : 24/11/2008
Localização : ♥ Tiffy Eternal Lover ♥

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

14/2/2014, 16:11
Pratos salgados como já comentei com a Juju no chat do forum te dão muito mais liberdade com as medidas, já os doces uma receita varia muito no sabor por alguns ingredientes com uma pequena medida diferente.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

8/3/2014, 11:42
Em receitas do "dia-a-dia" eu só uso mais os copos de medida mesmo, pra por exemplo arroz e o sal, acho que a única coisa que eu peso é carne caso eu vá fazer bife, porque eu sempre coloco a mesma quantidade de sal e não dá pra ficar provando até ficar pronto.

Tem coisas que não tem necessidade alguma de medir também. Mas pra fazer alguma receita que tenha que seguir certinho, seja doce ou salgada, eu sempre uso a balança. Algumas coisas seriam até bem difíceis se não usasse, como pesar fermento pra pão. Pra fazer sorvete então, a minha balança nem tem precisão suficiente ainda, menos de 1g já faz uma diferença enorme, então ainda quero uma segunda balança mais precisa só pra essas coisinhas.

Uma mania minha é medir líquidos com a balança também, tipo leite/água, ao invés de sujar um copo de medida com isso eu só coloco onde estou preparando e peso, já que esses dois 1ml = 1gr certinho.

----

Outra coisa interessante é que apesar d que pode parecer o oposto, usar balança aumenta a sua sensação de quantidade/peso. Provavelmente porque você está vendo o tempo todo quanto em gramas a quantidade que você colocou ali tem, você se acostuma com isso, então mesmo quando for fazer algo sem balança depois, fica mais fácil acertar a quantidade. Enquanto você só coloca quanto "parece" estar certo, você nunca sabe de fato o quanto tem ali, aí você fica sem muito onde se basear e não ajuda muito. Desde que comecei a usar tem acontecido aos poucos com cada vez mais frequência que eu adivinho ou acerto de primeira o peso de alguma coisa.
Conteúdo patrocinado

Balanças e medidas Empty Re: Balanças e medidas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos