Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 02:06
Margarina é tida entre os bons cozinheiros como superior, e todas as "boas receitas" são feitas com ela. Vou tentar explicar aqui o porque, e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.

Margarina
Provavelmente a única vantagem dela é que o ponto de fusão é mais alto (temperatura mais alta pra que comece a queimar) e a "falta de colesterol". Fora isso, tem só vários problemas na verdade, como a tal gordura trans que é resultado do processo de produção de muitas das margarinas, que é a hidrogenização pra tornar o óleo vegetal líquido em sólido. Apesar de hoje haver mais opções que não são hidrogenadas, elas também sempre vem cheio de conservantes, corantes, saborizantes e etc. Margarina começou a parecer uma alternativa mais saudável por causa dos médicos se focando apenas em colesterol e acabou se popularizando mais nas últimas décadas, além de ser uma alternativa mais barata, mas na verdade não é.

Manteiga

Além de ser completamente natural (os ingredientes são simplesmente, creme de leite, e sal) e ter bem mais substâncias benéficas e vitaminas como por exemplo, Vitamina A, D, E, K, alguns agentes anticancerígenos e antioxidantes. Apesar de que não tem um ponto de fusão tão alto quanto margarina (o único lado ruim da manteiga, junto de estragar mais fácil), por ela derreter em temperaturas mais baixas, à 32ºC (a mesma temperatura média da boca humana), ela derrete bem rápido na boca e não cria aquelas situações que a margarina fica deixando aquele gosto ruim oleoso na boca e ficando lá mesmo depois de acabar de comer, ou um gosto plástico. Isso também faz com que carregue o gosto das coisas melhor, já que gordura se adere fácil às substâncias da comida, e derrete fácil, o gosto de qualquer coisa que tiver ali, como por exemplo, chocolate num bolo, vai ser bem mais fácil de sentir (eu tive que reduzir a quantidade de chocolate na minha receita quando substitui mrgarina por manteiga, por exemplo, porque o gosto ficou muito forte). A margarina derrete lá pelos 36ºC. E, também, o gosto é simplesmente muito melhor. Por ser basicamente gordura de leite, também tem bem mais substãncias benéficas e vitaminas.

Apesar de isso ser um tanto controverso entre alguns, manteiga também é mais saudável, não só por causa de gordura trans, mas porque é uma gordura animal, que nosso corpo digere muito melhor. É ruim apenas se for consumida em excesso, como qualquer outra coisa.

Em receitas, é simplesmente indispensável, algumas receitas não tem nem como substituir com margarina, porque fica muito ruim (por exemplo, alguns doces gelados, ou onde a manteiga é usada junto de algum creme).

A maioria das padaria por aí usa margarina, ou nem isso, gordura hidrogenada, que é pior ainda, por ser mais barato. Também tem gente que chama margarina de manteiga mesmo porque não sabe a diferença, já que margarina é bem mais comum, mas a qualidade é de fato bem inferior.

Eu comecei a usar recentemente, testei primeiro uma que diziam ser a melhor, chamado aviação, depois de uma receita ter ficado um lixo por ser uma dessas que margarina não servia. Mas não gostei, provei a superfície e tinha um gosto plástico horroroso. Acho que provavelmente foi porque era uma dessas embalagens quadradinhas de papel, algumas outras tem o mesmo problema. Por causa disso eu prefiro as de potinhos, não tem isso e é mais fácil guardar.

Então, já sabem, na hora de fazer alguma receita, sempre prefira manteiga, que vai ficar bem melhor. Talvez acabe não gostando do gosto pra usar em coisas como passar no pão, mas ainda é melhor em outros usos. Pessoalmente, aqui margarina tinha virado só material pra untar, como agora estou usando óleo de arroz pra untar, só serve pra fazer pipoca doce, que precisa de um ponto de fusão mais alto. Estou com o mesmo pote guardado ali desde o ano passado ou mais, e ainda está completamente normal, sem estragar nada.

Quem aqui usa margarina, ou manteiga? Já provou manteiga algua vez pros que não usam? O que acham?

Um bonus aqui, do anime dos saiyajins padeiros, o Agá vai reconhecer xD
Spoiler:


Última edição por Jujucristine em 20/2/2014, 05:40, editado 1 vez(es)
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 02:18
Pra sanduíche tudo bem usar margarina? x.x

O problema em casa é que eu compro margarina justamente porque demora bem mais pra estragar .-.

E aquela manteiga+margarina.... enganação? xP
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 02:21
Nunca provei manteiga com margarina, parece bizonho, deve ser ao menos ser melhor que margarina, mas eu nunca vi de uma marca decente aqui então talvez a metade margarina seja uma porcaria, sei lá xD

Pra sanduíche, especialmente de pão fatiado, margarina é mais fácil de espalhar, a manteiga tem que meio que "fatiar" ela pra ficar fácil de colocar, apesar de que eu ainda prefiro o trabalho à usar margarina. E pode estragar mais rápido, mas ainda dura no mínimo um mes na geladeira depois de aberto, então não tem muito problema, ainda mais que os potes de manteiga são todos pequenos.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 02:33
A margarina dura em média 4 a 5 meses em casa, e eu digo isso pq depois desse prazo acaba.... +DD nunca estragou o.o de fato, nunca vi nenhum bicho gostar dela, e dizem que se botar num pote aberto por anos, não junta bicho .... isso dá um certo medo e__e'
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 02:38
Sim, às vezes eu até deixava fora da geladeira porque ficava mais mole pra passar no pão, não estragava nem assim xD

E compra margarina dos potinhos de 500g? A maioria dos de manteiga tem 200-250, então são 2 meses, 2 meses eu acho que dura fácil xD
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:08
Acho que é 250g, mas não tenho certeza, faz tanto tempo que compro igual que nem olho mais +DDD


E compro com sal ... é pior que sem sal? x.x''
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:12
Pra fazer receitas é melhor sem sal, mas com sal é melhor pra sanduíche. Apesar de que manteiga sem sal a maioria não incomoda pra por no pão mesmo assim. Eu compro os dois sem sal (a margarina eu só uso de vez em quando pra fazer pipoca doce, a com sal fica ruim xD)

Mas então você quase não faz nem sanduíche? Se eu fosse comer pão com manteiga mais frequentemente não durava tanto xD
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:16
Eu modero o uso +DD é quase só pra fazer sanduíche, e praticamente só eu que faço,... e não é tãaao frequente atualmente x.x tanto que tenho comprado menos pão xP

Sem sal é mais saudável? +DD
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:18
Se considerar que um pouquinho a menos de sódio é mais saudável... xD
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:22
Eu raramente coloco sal na comida... só em ovo e saladas... que não são coisas que como toda refeição +'D
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:24
Eu não aguentaria comer as coisas sem sal assim, a manteiga só realmente não faz muita diferença xD
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:25
Ué, salada precisa de sal, senão fica amarga e difícil de mastigar.... xPPP
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:28
É, salada sem sal é um dos piores pra ficar sem sal.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 03:55
Eu até gosto de cenoura sem sal, mas com sal fica melhor x.x'
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

20/2/2014, 10:18
Como qualquer uma, mas p cozinhar prefiro manteiga, tem um gosto mais forte. Tirando isso, pra mim a única vantagem da margarina é q ela ta sempre cremosa, e a manteiga na geladeira vira uma pedra, se deixar fora fica horrível...
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 00:20
Mas pra cozinhar um simples bife, ou algo que frite, ... pode ser margarina? +D
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:01
Eu nunca usei margarina/manteiga pra fritar nada além de pipoca, mas pra isso serve sim, dependendo do que for, no caso de pipoca doce por exemplo a manteiga não chega ao ponto de estourar direito, é a única coisa que eu tenho margarina mofando pra usar xD

De resto acho difícil que tenha algo que a temperatura faça diferença assim.

Mas pessoalmente, eu só uso óleos sem gosto pra fritar as coisas, o de arroz é meu preferido.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:06
Como é que um óleo sem gosto é de arroz? Arroz tem gosto, não? i.i
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:17
Igual óleo de canola ou milho não tem gosto de canola nem de milho, é só o óleo, filtrado, não tem praticamente nada das partículas do gosto junto Razz

Óleo de arroz tem menos gosto ainda, porque a comida absorve menos dele, e ele não tem cheiro também quase (o de canola fede que só).
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:19
Olhando desse jeito .... é por iiiisso que minha mãe comprava tanto óleo de milho na época que cozinhava mais... o.o
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:23
Óleo de soja é uma porcaria mesmo, milho, girassol tão meio que no mesmo nível, e de canola é melhor que todos esses. E de arroz melhor ainda xD

O de arroz deixa as coisas bem mais sequinhas por ser absorvido menos, dura bem mais tempo porque se decompõe muito menos (o que também significa que cria menos substâncias tóxicas), não tem gosto nem cheiro praticamente, tá cheio de antioxidante e ainda é mais barato que o de canola.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:26
Vou procurar desse então, óleo de arroz .... difícil de achar? +D
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 01:30
No mercado aqui fica num cantinho, tinha só uma fileirinha pra ele, depois de um tempo comprando tem 6 fileirinhas no meio de um corredor todo só de outros óleos (me pergunto se por minha causa xD), então diria que mais ou menos, alguns mercados não tem também. Mas isso é um óleo bem popular entre os japoneses e alguns outros asiáticos, então talvez seja mais fácil achar onde tem uma comunidade maior deles.

O que eu compro é assim, tem outros diferentes mas se for esse o que tem aí fica mais fácil achar: Imagem
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 02:12
Hm ... o.o pensando bem o mercado daqui eu percebi que tem mais bolachas sabor chocolate meio amargo porque antigamente eu queria e sempre faltava.... XDDD

Vou dar uma olhada por aqui e ver se encontro.. +D
dattebayo
dattebayo
Médio
Médio
Masculino Leão
Número de Mensagens : 1884
Reputação : 43
Idade : 36
Data de inscrição : 30/07/2011
Localização : Castro Valley,CA

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 02:43
margarina para mim é truque de vendedor! bom mesmo é manteiga!  orgânica,crua  e feita por vaquinhas que comem grama de verdade na fazenda,que eu gosto mesmo^^. aqui perto da minha casa vende por  quase o dobro do preço, mas vale a pena! aqui a foto
Manteiga vs Margarina Organicpas
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 13:42
So faço pipoca c manteiga p dar gosto mesmo, nunca tentei c margarina, mas como qualquer gordurinha ja me dá uma asia, prefiro c óleo mesmo. Nunca liguei p gosto de óleo, a n ser qd for usado...
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 18:04
Margarina pode ser usada pra fazer pão de queijo? No lugar do óleo mesmo xP
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 19:03
nunca fiz massa de pão de queijo...mas testa pra ver oras XD
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 23:35
Não lembro de ir óleo na massa, se bem que eu só fiz uma vez e ainda arruinei a receita por medidas erradas xP. Consertar receita dos outros é foda.

Mas talvez funcione, ainda são coisas bem parecidas, dependendo da receita não é muito diferente de substituir leite por água. Acho que de massas só a de massa de torta aqui eu uso óleo e não manteiga.
Agá
Agá
Esforçado
Esforçado
Masculino Sagitário
Número de Mensagens : 633
Reputação : 17
Idade : 35
Data de inscrição : 24/11/2008
Localização : ♥ Tiffy Eternal Lover ♥

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

24/2/2014, 23:38
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Margarina só é bom no comercial de margarina, tem cheiro gosto e textura inferior.
Conteúdo patrocinado

Manteiga vs Margarina Empty Re: Manteiga vs Margarina

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos