Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Sistema de contagem das votações Empty Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 03:32
Tinha acabado esquecendo de criar esse tópico, lembrei vendo o tópico da MDS falando disso denovo.

Do que entendi do sistema atual, se escolhe os 3 melhores na hora de votar, e na hora de contar, quem tiver mais pontos entre os primeiros, ganha primeiro, e depois se conta o segundo, e quem tiver mais pra segundo ganha segundo, depois terceiro.

E isso é a base do que vou escrever aqui, caso não seja assim, pode explicar como funciona e eu revejo o post.

Acontece que tem dois problemas nesse tipo de contagem. O primeiro é que isso tem o mesmo problema de contagens de voto único, que é que quando os votos são divididos, não se obtém um consenso muito bom entre quem votou e o resultado.

Por exemplo, vamos imaginar uma competição com 3 participantes, Kiki, Shunt e Franck. E um universo eleitoral de 13 votantes.

8 dos votantes não gostam nem um pouco do que o Franck fez, pra eles, Franck é o pior participante. Apenas 5 pessoas acham que o Franck é o melhor. Só que apesar de ninguém gostar do Franck, cada um vota num candidato diferente, e o resultado:

Kiki: 4 votos
Shunt: 4 votos
Franck: 5 votos

Então no fim, quem acaba ganhando é o Franck, com apenas 5 pessoas que gostam, e 8 que acham ele a pior escolha. E isso é uma falha no sistema, porque no fim Franck acaba ganhando mesmo com a maioria achando que ele é a pior escolha. Não é sempre que isso vai acontecer, mas quando acontecer é um problema. (Pessoalmente, a vez onde eu vi isso acontecer e feio, foi num jogo com um sistema de eleição [Wakfu], e tinha um único candidato que todo o servidor odiava, e o que ele fez pra continuar ganhando foi que tinha tantos candidatos, que as pessoas mesmo nunca votando nele, votavam espalhados entre os outros candidatos, e ele acabava ganhando mesmo assim, que é exatamente o que o exemplo ali demonstra).

E isso é uma falha aqui porque os votos são contados individualmente entre cada posição (primeiro, segundo, terceiro), então ainda é um voto único, só que três vezes (uma vez pra cada posição), e ainda pode ter o mesmo problema de divisão de votos a cada posição.

O segundo problema é por causa do método de contagem em si, que é uma pessoa ter vários votos pra primeiro, ou segundo, mas perder o lugar porque uma outra pessoa tinha mais votos que ela somente numa das posições. Novamente, aqui um exemplo de como essa falha acontece:

Há 4 participantes, Kiki, Ice., Franck e Shunt, e com 20 votantes, os votos acabam ficando divididos assim:

Kiki: 8 votos pra primeiro lugar, 5 pra segundo, 6 pra terceiro.
Ice.: 1 voto pra primeiro lugar, 6 pra segundo, 5 pra terceiro.
Franck: 7 votos pra primeiro, 5 pra segundo, 4 pra terceiro.
Shunt: 4 votos pra primeiro, 4 pra segundo, 5 pra terceiro.

E o resultado disso, do que eu entendi que o sistema atual funciona, ficaria que Kiki ganha o primeiro lugar por ter o maior número de votos nessa posição (8), Ice. ganha o segundo (6 votos em segundo), e Shunt ganha o terceiro (6 votos em terceiro). E Franck, que ganhou só um voto a menos que a Kiki pra primeiro, assim como tem mais votos pra primeiro, segundo e terceiro que o Ice. ou o Shunt, não ganha nada.

E como resolver esses problemas? Simples: A votação já é feita por primeiro, segundo e terceiro lugares, então é só mudar a fórmula de contagem, que é a contagem de borda. Quem inventou e popularizou ela fez isso pensando no problema da votação de voto único, mas aqui também serve pra resolver o nosso problema. E é bem simples, ao invés de contar 1 voto, 1 ponto, ou separar as posições na contagem, se faz uma quantificação a partir das posições de voto escolhida pelos votantes e depois se soma esse número quantificado, o maior número é o primeiro, o segundo maior o segundo e assim vai.

No caso de usar 3 colocações, dá pra ter algo como 3 pontos pra primeiro lugar, 2 pra segundo, e 1 pra terceiro. A diferença que isso faz é que leva em consideração as prefências secundárias de quem está votando, e não apenas a primeira escolha, então no caso de um candidato que a maioria não considera muito bom, isso iria se mostrar na pontuação, já que ele ficaria com a menor quantidade de pontos, diferente do voto único. E invez de acabarmos com uma escolha majoritária como no sistema de voto único, temos uma preferência majoritária e consequentemente um maior nivel de satisfação com resultados.

Só pra mostrar como funciona, os mesmos exemplos acima, feitos com a contagem pelo sistema de borda (no primeiro exemplo, estou considerando que todos os que não votaram pro Franck considerariam ele como último lugar). Lembrando que primeiro lugar recebe 3 pontos, segundo 2 pontos e terceiro 1 ponto.

5 votantes escolheram o Franck como primeiro (+15 pontos), Shunt como segundo(+10 pontos) e Kiki como terceiro (+5 pontos).
4 votantes escolheram o Shunt como primeiro (+12 pontos), Kiki como segundo (+8 pontos) e Franck como terceiro (+4 pontos)
4 votantes escolheram a Kiki como primeiro (+12 pontos), Shunt como segundo (+8 pontos) e Franck como terceiro (+4 pontos)

E o resultado final em pontos:

Kiki: 25 pontos (5 + 8 +12 )
Shunt: 30 pontos (10 + 12 + 8)
Franck: 23 pontos (15 + 4 + 4)

E aqui o Franck ficaria devidamente em último lugar, como é preferência da maioria.

No segundo caso:

Kiki: 8 votos pra primeiro lugar, 5 pra segundo, 6 pra terceiro.
Ice.: 1 voto pra primeiro lugar, 6 pra segundo, 5 pra terceiro.
Franck: 7 votos pra primeiro, 5 pra segundo, 4 pra terceiro.
Shunt: 4 votos pra primeiro, 4 pra segundo, 5 pra terceiro.

Kiki: 40 pontos
Ice.: 20 pontos
Franck: 35 pontos
Shunt: 25 pontos

E nesse exemplo, o Franck ficaria com o segundo lugar, ao invés de último, já que todos os votos são considerados pro resultado final. E o Ice., que só havia conseguido mais que o franck nos votos de segundo lugar, mas menos que todos os outros participantes no total, fica em último.

E é esse o sistema que proponho pra usar, no lugar do que estamos usando agora. Não iria mudar nada pra quem vota, apenas os resultados (pra melhor) e quem faz a contagem iria contar diferente.

Nota: Só peguei nomes curtos aleatórios do fórum pra ficar mais fácil de entender os exemplos, nada pessoal (apesar de que admito que duvido que o franck fique incomodado com o primeiro exemplo, então coloquei ele lá xD)
Lestaat
Lestaat
Esforçado
Esforçado
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 657
Reputação : 11
Idade : 32
Data de inscrição : 28/06/2010
Localização : Transilvânia

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 08:49
.:Lestaat chega com as plaquinhas e começa a erguer a mesmas, as quais estão escrito....:

*JUJU PARA PRESIDENTE*
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 08:55
Bom, confesso q tb acho melhor assim e mais justo e tb acho q n da tantos empates. Vamos ver oq diz a Sak.
E, menos Lestaat
Lestaat
Lestaat
Esforçado
Esforçado
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 657
Reputação : 11
Idade : 32
Data de inscrição : 28/06/2010
Localização : Transilvânia

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 09:38
Só fiz aquele comentário pelo fato de que a Juju explicou o que realmente acontece, não só aqui, não só no Brasil, mas acredito que no mundo. Onde houver votação dessa forma, haverá algum conflito, algum desentendimento.
Acredito também que, o meio pontuação citado por ela realmente é algo mais consistente, de forma que, mesmo que o nome seja citado várias vezes e posições diferentes terá uma pontuação geral.
Porém, vale ressaltar que, a maneira de como será feita a votação terá que mudar também.

Exemplo:

O Shunt fez uma contagem e está com 10 pontos totais, mas ai, a Sak tem 8 e ele pensou em votar nela em primeiro lugar, sabendo ele que se ele fizer isso perderá a primeira colocação, é óbvio que ele vai votar nela em terceiro. Com isso ele ficará em primeiro.

Assim, a votação deverá ser feita por MP ao administrador responsável pela contagem de votos, assim, apenas e exclusivamente ele saberá quantos pontos cada participante terá.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 12:05
Acho improvável que as pessoas fiquem contando os votos antes da votação acabar (e ainda daria pra fazer o mesmo agora), e já temos poucas pessoas que votam, me pergunto se fazer isso não diminuiria esse número mais ainda.

E falando nisso, eu acho que pra dar mais tempo pra fazer as coisas, assim como dar mais tempo pra que todos votem, poderíamos fazer tudo em uma semana exata, assim ficaria, por exemplo, as duas competições da semana ficam abertas por 1 semana inteira, e assim que fecharem, as próximas abrem por 1 semana, enquanto fica uma votação da última que fechou por 1 semana, assim sempre teria uma votação e uma competição aberta ao mesmo tempo, e daria bem mais tempo pra votar, o que significa mais gente votando, assim como mais tempo pra participar, que possivelmente tem o mesmo efeito, mais participantes. A maioria dos membros não são tão ativos, e muitos não ficam checando o fórum todo dia, acho que mais tempo pra essas coisas é importante.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 12:39
Só responderei o primeiro comentário, estava esperando por essa sugestão a tempo, ou estou mentindo Jujucristine '-'?

Eu gostei da ideia, dessa ideia.

Quanto ao tempo nas competições, isso não vai mudar.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 12:45
Eu até entendo um pouco o porque vai manter uma semana, já que sempre foi assim, mas qual o problema de extender a votação e o período de participação?
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 13:31
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Da tempo de fazer e votar de sobra, as pessoas q deixam p última hora e/ou n votam uu
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 14:14
Tem bastante gente que não entra todos os dias, ou não tem tempo direito pra essas coisas. E a maioria das pessoas no fórum trabalha e não tem tanto tempo de sobra pra ficar fazendo as coisas pra participar, então tempo extra seria útil. Algumas pessoas já mal tem tempo pra postar muito. E não se pode considerar que todos deveriam dar a mesma importância ao fórum e portanto "é culpa deles de não querer vir votar" porque pessoas diferentes tem prioridades diferentes, ainda mais fim de semana que é a maior parte do período de votação, que quase ninguém vem ao fórum porque tem coisas melhores ou mais importantes pra gastarem o tempo livre, tem que levar isso em consideração do porque ninguém vota ou participa.

Esse tempo poderia funcionar bem, se não fosse por essas coisas, não tem mais quase ninguém no fórum que só estuda e tem metade do dia todo livre, a única que consigo lembrar agora que não trabalha é a Otohime.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 17:47
Reputação da mensagem: 67% (3 votos)
Porque são competições da semana e não de quinzena ou afins, isso sempre foi assim e não vou mudar, mesmo tendo duas competições de tantas reclamações que apareceram cade o povo participando delas? E antes que digam qualquer coisa de fazer todas juntas, a primeira semana foi de todas e cade que o povo participou?

Desculpa de quem não quer participar que diz que o tempo é apertado '-' To trabalhando e estudando e sempre dou um jeito quando é uma competição que me interessa, caso esta não me interesse uso a muleta de dizer que o tempo é curto.

O sistema de votação ficou muito bom, o Ice. já tinha comentado para fazer da mesma forma que tu disse nesse tópico, mas estava esperando pelo seu. Nas próximas já começam ser feitas dessa forma.
dattebayo
dattebayo
Médio
Médio
Masculino Leão
Número de Mensagens : 1884
Reputação : 43
Idade : 36
Data de inscrição : 30/07/2011
Localização : Castro Valley,CA

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

15/4/2014, 20:30
esse assunto de competição é meio relativo mesmo ,acho que Sak fez uma boa decisão e concordo. apesar de não negar que seria bom fazer quinzenas, mas o problema com isso como Sak disse é que o povo não participa.. ai acaba atrapallhando >< talvez num futuro mais prospero onde as pessoas participem frequentemente seria beneficial.

Então lembre-se de : participar!
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

16/4/2014, 03:12
Sakuragome escreveu:Porque são competições da semana e não de quinzena ou afins, isso sempre foi assim e não vou mudar, mesmo tendo duas competições de tantas reclamações que apareceram cade o povo participando delas? E antes que digam qualquer coisa de fazer todas juntas, a primeira semana foi de todas e cade que o povo participou?

Desculpa de quem não quer participar que diz que o tempo é apertado '-' To trabalhando e estudando e sempre dou um jeito quando é uma competição que me interessa, caso esta não me interesse uso a muleta de dizer que o tempo é curto.

O sistema de votação ficou muito bom, o Ice. já tinha comentado para fazer da mesma forma que tu disse nesse tópico, mas estava esperando pelo seu. Nas próximas já começam ser feitas dessa forma.
dattebayo escreveu:esse assunto de competição é meio relativo mesmo ,acho que Sak fez uma boa decisão e concordo. apesar de não negar que seria bom fazer quinzenas, mas o problema com isso como Sak disse é que o povo não participa.. ai acaba atrapallhando >< talvez num futuro mais prospero onde as pessoas participem frequentemente seria beneficial.

Então lembre-se de : participar!
Vcs não estão enxergando o significado de 'semana', pelo que eu li ... +D a competição continua sendo da semana se durar 7 dias e se sua votação for em outros 7 dias.. o.o


Ruddy escreveu:Da tempo de fazer e votar de sobra, as pessoas q deixam p última hora e/ou n votam uu
Pode ter sido um caso a parte, mas eu realmente reeeeealmente queria ter participado dessa MDS agora e não pude, pq a viagem foi justamente de segunda a sexta e domingo eu trabalhava.... ¬¬ (e sim fui eu que negativei) xP
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

16/4/2014, 08:35
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Participa da próxima oras o-o  n da mesmo p participar de todas. Se n conseguiu, se prepara p a outra q vem...Eu n participo de todas pq sou uma negação p ads, mds e pds xP E mesmo não tendo tempo nenhum eu arrumo pra participar... xP
Pode negativar qto vc quiser... joinha
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

16/4/2014, 12:04
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
O sistema de votação ficou muito bom, o Ice. já tinha comentado para fazer da mesma forma que tu disse nesse tópico, mas estava esperando pelo seu. Nas próximas já começam ser feitas dessa forma.
Problema resolvido então ^^

Participa da próxima oras o-o  n da mesmo p participar de todas. Se n conseguiu, se prepara p a outra q vem...Eu n participo de todas pq sou uma negação p ads, mds e pds xP E mesmo não tendo tempo nenhum eu arrumo pra participar... xP
Pode negativar qto vc quiser...
A questão é que se tivesse mais tempo nunca teria esse problema de ter poucos participantes porque a cada semana alguém teve um problema e ter que ficar esperando a próxima, assim como todos teriam tempo de pensar e trabalhar mais no que fossem cololcar pra participação ao invés de só fazer qualquer coisa em cima da hora. Só acho meio tolo se prender a uma tradição só pela tradição =P

Vcs não estão enxergando o significado de 'semana', pelo que eu li ... +D a competição continua sendo da semana se durar 7 dias e se sua votação for em outros 7 dias.. o.o
Exatamente, nesse caso continua duas competições por semana. A votação é só a decisão de quem ganhou, mas ainda tem só 1 semana pra participar, e a semana de votação não é adicional, ela ocorre ao mesmo tempo que a próxima participação, então continua sempre tendo 2 por semana.
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

16/4/2014, 13:24
Eu não acho q teria mais gente fazendo isso, pq todos q participam são ativos no fórum ou é da staff. Pra ter mais gente participando o ideal seria chamar mais gente p ca. Mas ta, acho q n custa tentar o-o
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

17/4/2014, 03:09
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Ruddy escreveu:Participa da próxima oras o-o  n da mesmo p participar de todas. Se n conseguiu, se prepara p a outra q vem...Eu n participo de todas pq sou uma negação p ads, mds e pds xP E mesmo não tendo tempo nenhum eu arrumo pra participar... xP
Pode negativar qto vc quiser... joinha
O problema é que na próxima o tema vai ser outro, e eu realmente queria o de anime u.u (e esse não fui eu que negativei, vish) o.o
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

17/4/2014, 15:09
Jungon escreveu:
Ruddy escreveu:Participa da próxima oras o-o  n da mesmo p participar de todas. Se n conseguiu, se prepara p a outra q vem...Eu n participo de todas pq sou uma negação p ads, mds e pds xP E mesmo não tendo tempo nenhum eu arrumo pra participar... xP
Pode negativar qto vc quiser... joinha
O problema é que na próxima o tema vai ser outro, e eu realmente queria o de anime u.u (e esse não fui eu que negativei, vish) o.o
é a vida o-o ja perdi mtas competições tb pq tinha outra coisa pra fazer.... uu
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

19/4/2014, 01:42
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Ruddy escreveu:
Jungon escreveu:
Ruddy escreveu:Participa da próxima oras o-o  n da mesmo p participar de todas. Se n conseguiu, se prepara p a outra q vem...Eu n participo de todas pq sou uma negação p ads, mds e pds xP E mesmo não tendo tempo nenhum eu arrumo pra participar... xP
Pode negativar qto vc quiser... joinha
O problema é que na próxima o tema vai ser outro, e eu realmente queria o de anime u.u (e esse não fui eu que negativei, vish) o.o
é a vida o-o ja perdi mtas competições tb pq tinha outra coisa pra fazer.... uu
Isso contradiz tudo q vc disse antes =__=
Conteúdo patrocinado

Sistema de contagem das votações Empty Re: Sistema de contagem das votações

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos