Mahjong japonês
+4
Ootsuka Otohime
Darkness
LordTM
Reversal
8 participantes
- ReversalPromissor
-
Número de Mensagens : 105
Reputação : 1
Mahjong japonês
24/1/2013, 21:45
'sup.
Mahjong é um jogo vindo dos chineses, mas teve algumas alterações que fizeram o Mahjong jp, ou então Riichi Mahjong.
O jogo deve ser jogado com 4 jogadores [Também tem uma versão com 3 chamada Sanma, mas não sei como funciona].
Eu estou progressivamente fazendo o tutorial, vou salvando para não ter problemas de algo travar e perder grande parte do progresso. Ainda tem mais. E eu vou deixar mais organizado quando eu terminar, claro.
Mahjong é um jogo vindo dos chineses, mas teve algumas alterações que fizeram o Mahjong jp, ou então Riichi Mahjong.
O jogo deve ser jogado com 4 jogadores [Também tem uma versão com 3 chamada Sanma, mas não sei como funciona].
Tutorial de Mahjong
Sejam bem-vindos a este tutorial de Mahjong. A maioria do que eu falarei aqui é somente uma tradução dos vídeos do HanaYoriUta, que criou um ótimo tutorial. Mahjong se torna uma ótima maneira de passar o tempo com amigos quando se tem conhecimento do jogo.- 1: Peças do jogo:
As peças do jogo são divididas entre "números" e "honras". No total existem 136 peças em Mahjong. 34 peças com 4 cópias cada.
Nessa imagem mostra as peças de mahjong. As primeiras 3 fileiras são os números, e a 4ª é as honras, e existem mais algumas divisões de peças.1.1: Números
Números são divididos em Pin [Pontos/Bola], Sou [Bamboo], e Wan [Caracteres/Kanji].
As peças de números vão de 1 a 9, idependente do grupo [Pin/Sou/Wan] que pertence.
->A identificação de qual é o número é simples no caso de Pin/Pontos. Número de bolas na peça = número que representa.
->A identificação de números em Sou/Bamboo também é simples, número de bambus = número que representa. O único caso diferente é o 1, que na maioria das vezes é algo relacionado a algum pássaro, por exemplo, em Touhou Unreal Mahjong o 1Sou é a Mystia.
->A identificação de números em Wan/Kanji deve ser a mais tretosa. É simples no caso de 1, 2 e 3 (só ver número de traços), mas as outras eu recomendo decorar mesmo. Ou manjar de jp, já que tá escrito em japonês o número das peças.
O termo "terminal" se diz as peças 1 e 9 de cada grupo, existindo algumas regras e Yakus envolvendo elas. Enquanto as peças 1 e 9 são chamadas disso, as peças 2 a 8 podem ser chamadas de "simples".
Em alguns jogos podem ocorrer de uma peça 5 de cada grupo seja completamente vermelha. Elas são consideradas como Doras [que vai ser explicado depois] e valem pontos extras. Fora isso funcionam da mesma forma que todas as outras peças.1.2 Honras
Honras são separadas em "Ventos" e "Dragões" e tem algumas coisas que não podem fazer comparadas aos números.
Os ventos são as quatro peças azul-escuro da quarta fileira. Como são bom... Ventos, eles são separados em Norte, Sul, Leste, Oeste. Em Mahjong, porém, os ventos seguem uma certa "ordem". A ordem é a seguinte: Este -> Sul -> Oeste -> Norte -> Este [etc, etc]. Essa ordem é para algumas coisas, como Doras da dead wall [que vamos falar depois, claro]. Por sorte, a imagem que eu mandei está justamente na ordem que eu acabei de falar, Este -> Sul -> Oeste -> Norte. É bom memorizar as pedras, ou saber jp. Caso o contrário pode acabar esquecendo.
As 3 peças restantes para explicar são chamadas de Dragões, ou então "três elementos" (Sangen). Mesmo as peças sendo em JP, é bem simples de se descobrir qual é qual sem ter que abusar da memória. Voltemos para a imagem das peças.
-> Haku [Ou Dragão Branco] é a peça com um retângulo. Ela é mais comum encontrada como uma peça sem nada, completamente branca.
-> Hatsu [Ou Dragão verde] é a peça com o kanji mais complicado possível que vai se achar no jogo, por isso é fácil identificar ele. Em alguns jogos o kanji é verde, então fica ainda mais fácil.
-> Chun [Ou Dragão vermelho] é a peça com um kanji vermelho, um tanto simples de identificação.
Acredito que a regra de Dora da dead wall pros dragões é Verde -> Vermelho -> Branco -> Verde [etc.]
- 2: Fluxo do Jogo:
É bom ter o conhecimento desde já de como funciona para conseguir ligar cada regra e afins ao jogo, para uma visualização melhor. Vamos lá:
Um jogo de Mahjong japonês normal é 4 jogadores [um contra o outro] em uma série de rounds. Esses rounds são divididos também em "Hands", ou mãos, turnos, como preferirem.
No começo duma Hand cada jogador começa com 13 peças que não podem ser reveladas para os outros, como num jogo de cartas. Então os jogadores vão em turnos pegando uma peça do tabuleiro e descartando uma da mão [pode ser a mesma que comprou]. O objetivo do jogo é conseguir peças necessárias para ter uma mão vencedora (com Yakus) antes que o oponente consiga. Isso pode ser feito não apenas por pegar as peças no tabuleiro, mas -- dependendo do caso -- roubando as peças que o oponente descartar. Os oponentes vão querer o mesmo, claro.
Por euter preguiçanão achar outro vídeo, acredito que esse seja um bom (tá, não muito bom) exemplo de como vai funcionando o jogo. É bem menos dramático na vida real ou em sites, porém.
- 3: Arrumando o jogo(Fazer depois):
Em jogos, independente de onde for esse passo é arrumado para você. Esse passo é a posição que os jogadores vão se sentar por base dos ventos. Isso é opcional e/ou pode ser pré-determinado (se for em um torneio). Mesmo envolvendo os ventos, não é para decidir o Seat Wind [vem logo abaixo as informações].
De qualquer forma, vamos lá. Na ocasião de você jogar na vida real e quiser fazer todo esse rolo de posições baseadas no vento:
1) -> Pegue uma pedra de cada vento e uma pedra branca [Ou dragão branco, Haku, como preferir chamar]. Vire elas pra baixo e as embaralhe.
2) -> Cada jogador pega uma pedra. Caso o haku não seja pego, o último jogador pega a peça. Caso ele seja pego, o jogador que conseguiu ele pega a peça que restar.
3) -> Agora os jogadores se levantam. O jogador que conseguiu o vento Leste vai para a posição que está o Haku. Então os outros jogadores vão se sentando pela ordem dos ventos de mahjong, em sentido anti-horário. Ou seja: Leste - Sul - Oeste - Norte.
É possível também não usar o Haku, somente os 4 ventos. Neste caso, o jogador que conseguiu o Leste pode se sentar aonde quiser e então todos continuam a ordem dos ventos da mesma maneira. L - S - O - N.
Acredito que já disse uma vez, mas falarei outra: Esse passo é completamente opcional. Você pode se sentar aonde quiser e, no caso de algum jogo, já vai tar tudo arrumado/não vai fazer diferença. Uma coisa que é aconselhável fazer ao menos é essa parte de pegar os ventos. Não para decidir posicionamento ou nada, mas para ajudar no próximo passo.Seat Winds
Então. Após todo o ritual [ou após você sentarem e falarem "EAE BORA JOGAR"] o jogador que tirou o vento Leste nessa treta toda [Ou alguém que vocês escolherem mesmo] rola dois dados. Então você conta até chegar no número rolado, começando por sí mesmo e indo em sentido anti-horário. Mais ou menos...:
Dados: 1 4 = 5. L/S/O/N são os jogadores.
1L[quem rolou o dado] -> 2S -> 3O -> 4N -> 5L
Agora, a pessoa que parou nessa contagem rola novamente os dados e o mesmo processo é ativado:
Dados= 5 5 = 10
1L [jogador que parou o dado] -> 2S -> 3O -> 4N -> 5L -> 6S -> 7O -> 8N -> 9L -> 10S
Esse sujeito que parou nessa contagem agora é o seat wind Leste. Então os ventos são distribuídos para cada jogador naquela mesma história. Leste - Sul - Oeste - Norte em sentido anti-horário.Oya/DealerPra quem tava prestando atenção alguns edits atrás, viu que eu juntei a parte do Oya/Dealer e seat winds aqui, por ser bem mais prático. Vamos lá.
A cada rodada/hand, os ventos vão mudando de posição em sentido anti-horário. Ou seja, na primeira Hand/turno o Leste vai estar com o... que tirou leste. Mas na segunda Hand vai estar com quem tirou Sul, Sul foi pra Oeste, Oeste pra Norte, Norte pra Leste... Enfim.
Nesse troca troca todo, o Oya/Dealer vai ser sempre o que for o vento Leste. Mas qual a vantagem de ser Dealer, afinal de contas? Bom, a vantagem está nos pontos!
O jogador que consegue bater uma mão sendo o dealer consegue o dobro de pontos que conseguiria normalmente. Vamos dizer que a sua mão vale 6k pontos. Hm, nada mal. Mas agora sendo o dealer, você ganha explosivos 12k de puro prazer enquanto os oponentes devem pagar 4k cada (Tsumo) ou 12k sozinho (Ron)!
Porém, caso você for o dealer e algum oponente declarar tsumo 'cê dá o dobro de pontos que você daria normalmente. Por exemplo, 2k vira 4k.
- 4: Arrumando uma Hand (Fazer depois):
Working... Please Wait.
- 6: Montando uma mão:
Para criar uma mão vencedora em Mahjong, deve se ter no mínimo as duas condições a seguir:
1: -> Deve se ter uma combinação legítima com 14 peças. Tirando algumas exceções, na maioria das vezes uma mão vencedora é composta de 4 trios ou sequências e um par [14 peças total]. Porém deve se notar que uma peça não pode fazer trabalho múltiplo. Por exemplo:
3sou, 4sou, 5sou e 5sou. O 5sou não pode estar na sequência e ao mesmo tempo ser um par. Ou ele vira um ou vira outro. Apenas se entrar mais um 5sou em sua mão. Ai se tem pedras diferentes agindo de formas diferentes. A sequência 3sou, 4sou, 5sou e o par 55sou
2: -> A mão deve conter ao menos um Yaku.
Yakus são padrões que podem ser notadas na mão, ou então algo que você fez para completar a mão. Eles valem Han [Pontos], que são calculados depois de você bater a mão. Quanto mais yakus, melhor.MeldsMelds são o que eu já falei a pouco tempo atrás. Trios ou Sequências.
->Trios/Triplos/Set são basicamente três peças iguais, número e grupo. Então algo como 9wan9wan9sou não é contado como Set. Caso você consiga as 4 peças iguais na sua mão você forma quaduplos, que vou falar já já.
->Sequências/Run/Straight é justamente o que é. Sequência. São formados de 3 peças que são números consecutivos.. Por exemplo, 1 2 3 pin. Note que não se pode fazer uma gigantesca corrente de sequências como 1 2 3 4 5 pin. O limite é sempre 3 peças para uma sequência. Nesse caso, caso você consiga um 6 pin ou 3 pin você forma duas sequências. Assim como Sets, lembre-se que deve ser sempre do mesmo grupo.
Também é impossível fazer sequências de honras. Como Este-Sul-Oeste. Ou Haku-Hatsu-Chun. Eles só podem ser usados em Sets, Quads e Pares. Outra regra: Não se pode fazer uma sequência que vá do 9 de volta para o 1. Como 8 9 1 sou.
Lembre por favor de sempre manter o seu objetivo de 4 Melds e 1 par em mente. É pra isso que serve o jogo todo. Sempre preste atenção nas peças que você tem. Em jogos pela internet é mais fácil notar o que é útil para você já que o jogo arruma a mão para ficar de forma bonitinha e organizada. Descarte peças que possam demorar muito para conseguirem se formar uma meld. Porém, preste atenção aos descartes dos oponentes. Talvez peças que você tem na mão que estão perto de completarem um meld não possam ser completadas por descartarem todas as cópias.
Eu estou progressivamente fazendo o tutorial, vou salvando para não ter problemas de algo travar e perder grande parte do progresso. Ainda tem mais. E eu vou deixar mais organizado quando eu terminar, claro.
- LordTMAplicado
-
Número de Mensagens : 3147
Reputação : 20
Re: Mahjong japonês
24/1/2013, 22:37
Juro que vou ler o seu tópico até o fim.
Mas preciso comentar. Eu já joguei Mahjong, mas não nessa forma [podemos dizer, parecido com dominó].
Joguei aqueles para Computador.
Esse:
Mas tenho curiosidade em saber como funciona esse de "mesa".
Mas preciso comentar. Eu já joguei Mahjong, mas não nessa forma [podemos dizer, parecido com dominó].
Joguei aqueles para Computador.
Esse:
Mas tenho curiosidade em saber como funciona esse de "mesa".
24/1/2013, 23:27
Ahh era esse q eu tava falando ali nos recados.
Quando eu era criança joguei muito esse tipo.
O de mesa nunca joguei de verdade, mas tenho vontade de aprender.
Será q existe mesas virtuais?
Pq isso ai lembra o poker....
Quando eu era criança joguei muito esse tipo.
O de mesa nunca joguei de verdade, mas tenho vontade de aprender.
Será q existe mesas virtuais?
Pq isso ai lembra o poker....
24/1/2013, 23:32
Afe, ja tava achando que ia conseguir aprender a jogar mahjong... Aí é em inglês... Xatiada.
- ReversalPromissor
-
24/1/2013, 23:39
@Darkness
Dá pra jogar contra pessoas online no Tenhou, e também tem contra computador [Apenas pesquisei Mahjong Japonês e apareceu um pra jogar]
@Otohime
Eu poderia traduzir. Demoraria um pouco, mas traduziria.
Dá pra jogar contra pessoas online no Tenhou, e também tem contra computador [Apenas pesquisei Mahjong Japonês e apareceu um pra jogar]
@Otohime
Eu poderia traduzir. Demoraria um pouco, mas traduziria.
- ShinobuMédio
- Número de Mensagens : 1258
Reputação : 18
25/1/2013, 01:46
Nossa, que diferente. e__e
26/1/2013, 01:56
Seria ótimo, Reversal. *-* Mas não precisa se incomodar com isso... ^^"
- RuddyAdministrador
-
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
26/1/2013, 04:17
nunca me interessei por mahjong ^^ sempre achei q fosse complicado e tals '-'
26/1/2013, 07:29
Reversal, se vc puder traduzir eu agradeço XD
e eu tbm só joguei o de computador até hoje, nunca entendi como se joga o de mesa @_@
e eu tbm só joguei o de computador até hoje, nunca entendi como se joga o de mesa @_@
- ReversalPromissor
-
26/1/2013, 23:28
Vou começar a traduzir amanhã. Hoje fiquei fora o dia todo e então não deu pra fazer.
Eu também estranhei o de mesa no começo, mas depois de jogare nunca conseguir bater algumas vezes eu comecei a pegar o jeito. Um pouco.
Eu também estranhei o de mesa no começo, mas depois de jogar
- JenyModerador
-
Número de Mensagens : 3424
Reputação : 100
27/1/2013, 02:00
Eu jogo no PC pelo ojogos, tem um mahjong que ta me tirando do sério. Nao consigo terminar a segunda fase dele.
- LordTMAplicado
-
Número de Mensagens : 3147
Reputação : 20
27/1/2013, 03:16
Mahjong desses de micro, atualmente não são ta faceis de achar para baixar.
Mesmo pq tudo que tinha que sair já saiu desse estilo do micro.
Joguei até um baseado no Egito. Nas peças vinha aqueles simbolos Egípcios.
Já baixei muitos desses joguinhos de micro.
Esse que a srta ta jogando Jeny, é jogos em flash, jogo direto na internet né?
Mesmo pq tudo que tinha que sair já saiu desse estilo do micro.
Joguei até um baseado no Egito. Nas peças vinha aqueles simbolos Egípcios.
Já baixei muitos desses joguinhos de micro.
Esse que a srta ta jogando Jeny, é jogos em flash, jogo direto na internet né?
27/1/2013, 10:17
o q eu jogo ja veio instalado no pc sabe? igual ao paciencia e tals xD
e tem um jogo no face tbm, de passar fase q é mahjong, e é legalzinho .-.
e tem um jogo no face tbm, de passar fase q é mahjong, e é legalzinho .-.
- ReversalPromissor
-
30/1/2013, 16:55
Poof. Venho aqui dizer que vai demorar mais do que esperado pra traduzir por causa que começou aulas e afins, tretas típicas. Mas eu vou fazer.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos