Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 00:39
A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta terça-feira que o mundo corre o risco de enfrentar um "maremoto" de casos de câncer nos próximos anos, e os gastos com o tratamento da doença estão ficando descontrolados em todo o mundo.

Segundo o alerta da entidade, feito no Dia Mundial do Câncer, o número de casos da doença deve chegar a 24 milhões até 2035, mas metade deles pode ser prevenido. Para tanto, existe uma "necessidade real" de ampliar os esforços preventivos, combatendo tabagismo, a obesidade e o alcoolismo.

No Brasil, um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde e pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) no ano passado indica que haverá 576.580 casos diagnosticados apenas neste ano. O relatório prevê que os tipos com maior incidência serão o câncer de pele, de próstata e de mama.

Um estudo divulgado em 2013 no periódico Lancet Oncology, previa um aumento de 38,1% nos casos de câncer no país ao longo desta década, passado de 366 mil casos em 2009 para mais de 500 mil em 2020.

No mundo, estima-se que 14 milhões de pessoas sejam diagnosticadas todos os anos com câncer, segundo a OMS. A previsão é de que esse número aumente para 19 milhões em 2025 e 24 milhões em 2035, com os países emergentes concentrando os novos casos.

Hábitos

Em seu Relatório Mundial do Câncer 2014, a OMS diz que além da combinação de obesidade e sedentarismo, do álcool e do fumo, outros fatores associados ao câncer que poderiam ser prevenidos são:

A radiação (solar e de scanners médicos); A poluição atmosférica; Poluição atmosférica e outros fatores ambientais; Adiar a gravidez para quando as mulheres têm mais idade, ter menos filhos e não amamentar. Para Chris Wild, diretor da agência internacional da OMS para a pesquisa sobre o câncer, disse que o "fardo global do câncer está se tornando mais pesado e mais evidente, principalmente devido ao envelhecimento e crescimento da população".

"Se verificarmos o custo de tratamento do câncer, ele está fugindo do controle até em países com renda alta. Prevenção é algo absolutamente crucial e vem sido um tanto negligenciada."

1

2

Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 576 mil brasileiros desenvolvam câncer em 2014, o mesmo número esperado para 2015. "O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais incidente, seguido pelos tumores de próstata (69 mil) e mama feminina (57 mil)", diz a nota.

Os dados mostram, no entanto, uma redução na incidência dos casos novos de cânceres do colo do útero e de pulmão, de acordo com o Inca.

Consultado pela BBC Brasil, o Ministério da Saúde informou que o investimento em assistência a pacientes com câncer cresceu 26% em dois anos.

"O recurso alocado para o diagnóstico e tratamento da doença passou de R$ 1,9 bilhão, em 2010, para R$ 2,4 bilhões, em 2012. Além desses recursos, estão reservados ao setor, para o período de 2011 a 2014, R$ 4,5 bilhões em programa estratégico de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, que prevê também o fortalecimento da rede de assistência e diagnóstico precoce", disse o ministério em nota.

De acordo com o ministério, com o aumento de recursos "foi possível ampliar em 17,3% o número de sessões de radioterapia" e em "14,8% as de quimioterapia".

Prevenção

Bernard Stewart, um dos editores do relatório da OMS, diz que a prevenção tem "um papel crucial no combate ao maremoto de câncer que estamos vendo surgindo em todo o mundo".

Ele explicou que o avanço da doença está associado, em muitos casos, aos hábitos das pessoas e citou o exemplo dos australianos que costumam tomar sol nas praias "até que cozinham de forma homogênea em ambos os lados".

"Em relação ao álcool, por exemplo, nós estamos cientes dos seus graves efeitos, sejam eles acidentes de carro ou agressões. Mas há um problema que não é discutido simplesmente porque não é reconhecido, especialmente envolvendo o câncer."

"Há coisas que devem estar na pauta de discussões: modificar a disponibilidade do álcool, a rotulagem do álcool, a promoção do álcool e o preço do álcool", afirmou.

Stewart disse que um argumento similar pode ser apresentado em relação ao açúcar, que impulsiona a obesidade, que por sua vez eleva o risco de tumores.


Fonte: Noticias Uol

Bom... Minha vó faleceu de câncer, meu pai faleceu de câncer (bah em menos de 3 meses ^^"). Tenho uma grande tendência a desenvolver essa coisa =-=' Então... Você tem alguém na família que já passou por isso? Tem uma vida saudável? Costuma guardar as coisas ao invés de 'explodir'? Deixaria de lado coisas que você gosta para evitar desenvolver essa porcaria?
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 00:47
Uma das minhas vós morreu de cancer,... o.o mas foi pq ela fumava demais x.x quanto a obesidade e tabagismo ...... o primeiro atinge só a si mesmo e o segundo atinge os passivos.... por isso o cigarro é um problema mais sério ... +D
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 00:52
Meu pai e minha tia morreram da câncer.

Eu nunca tive problema nenhum de saúde praticamente porém.

E quanto a litinha de coisas que causam cancer da lista, deviam ter incluído água, cloro na água cria substâncias tóxicas pelo contado com contaminantes (folhas, galhos, etc), e também tem lugares com alumínio demais que pode aumentar chances de algumas coisas perigosas também Razz

Quanto ao álcool, eu acho meio duvidoso, deve ser só se for tomado em excesso, se não me engano vinho em pequenas quantidades por exemplo pode até fazer bem.
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1497
Reputação : 92
Idade : 38
Data de inscrição : 10/12/2008
Localização : Niterói - RJ

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 08:25
Tenho uma avó que morreu de cãncer. A alimentação foi o que mais influenciou. A tendência do Brasil creio que seja diminuir o do tabagismo e o do álcoool e aumentar os com relação à obesidade, já que existem políticas contra o cigarro e contra o álcool existe o aumento do número de evangélicos que não bebem. Só contra a obesidade é que ninguém se esforça em criar políticas públicas para combater.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 16:28
Tava lendo mais sobre as músicas de proteína e achei algo sobre cancer Razz

Inglês
Traduzido

Mas resumindo, o canon de pachebel (usado bem frequentemente em várias músicas ultimamente), tem ação sobre os ' proto-oncogenes', que estão relacionados ao stress e também mais chance de cancer, oq ue significa que ouvir isso pode tanto aleviar stress quanto ajudar a ter menos chance de criar tumores. Apesar de que o teste também incluiu uma música de escolha das pessoas que participaram, e que o stress foi reduzido ainda mais nesse caso, por ser uma música que eles gostavam.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 18:38
shunt escreveu:Tenho uma avó que morreu de cãncer. A alimentação foi o que mais influenciou. A tendência do Brasil creio que seja diminuir o do tabagismo e o do álcoool e aumentar os com relação à obesidade, já que existem políticas contra o cigarro e contra o álcool existe o aumento do número de evangélicos que não bebem. Só contra a obesidade é que ninguém se esforça em criar políticas públicas para combater.

Sim... A alimentação realmente esta deixando as pessoas doentes '-'~

Jujucristine escreveu:Tava lendo mais sobre as músicas de proteína e achei algo sobre cancer Razz

Inglês
Traduzido

Mas resumindo, o canon de pachebel (usado bem frequentemente em várias músicas ultimamente), tem ação sobre os ' proto-oncogenes', que estão relacionados ao stress e também mais chance de cancer, oq ue significa que ouvir isso pode tanto aleviar stress quanto ajudar a ter menos chance de criar tumores. Apesar de que o teste também incluiu uma música de escolha das pessoas que participaram, e que o stress foi reduzido ainda mais nesse caso, por ser uma música que eles gostavam.

Hum... Bom saber o.o' E obrigada pela atenção de colocar traduzido também ^^
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

5/2/2014, 18:49
Sakuragome escreveu:Sim... A alimentação realmente esta deixando as pessoas doentes '-'~
Pode parecer simples, mas de fato. Andei pesquisando sobre isso e tem vários fatores que contribuem pra má alimentação, que significa mais doenças, não apenas obesidade. Até mesmo de bichos de estimação (que vou criar um tópico sobre isso mais tarde também). E comida melhor = corpo mais saudável = mais resistente a qualquer tipo de doenças. Tem até mesmo algumas pessoas que praticam uma tal de medicina nutricional, que é basicamente jogar bastante nutrientes (ou um certo nutriente) numa pessoa doente pra curar ela, ou ajudar a curar.

O que é engraçado é que também é um problemas mesmo entre plantas, plantas saudáveis o suficiente tem uma certa imunidade a bichos e doenças, mas como se ouve falar pra todo lado, elas precisam de quantidades imensas de venenos porque os bichos/pragas atacam adoidado. O que também é importante porque plantas mais saudáveis = mais nutrientes = pessoas mais saudáveis também, inclusive os animais que comerem ela, como grama boa. Há até um local na frança onde vendem um queijo/manteiga especial porque é feito de gado que come uma grama muito boa que cresce lá xD
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1497
Reputação : 92
Idade : 38
Data de inscrição : 10/12/2008
Localização : Niterói - RJ

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

6/2/2014, 10:05
Tenho pessoas na família que já adotaram o estilo da vida saudável e estão muito melhores. mas o esforço é grande.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

6/2/2014, 13:34
shunt escreveu:Tenho pessoas na família que já adotaram o estilo da vida saudável e estão muito melhores. mas o esforço é grande.
"Saudável" no sentido de deixar de comer coisas ou comer várias coisas ruins mas "saudáveis", ou alguma outra coisa?

Pra mim saudável é simplesmente comer de tudo e em moderação, com ingredientes de qualidade, e preferir evitar coisas processadas demais só, por perder muitos nutrientes, e a maioria é feita com ingredientes de qualidade ruim, ou tá cheio deles. Chocolate por exemplo, faz bem, mas 90% dos aqui no brasil vem com gordura vegetal aos montes junto.
LordTM
LordTM
Aplicado
Aplicado
Masculino Sagitário
Número de Mensagens : 3147
Reputação : 20
Idade : 43
Data de inscrição : 14/08/2011
Localização : Monte Myoboku

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

7/2/2014, 15:28
Esse é um assunto sério, câncer é um grande vilão em termos de vítimas.

Acredito que muitos casos possam ser evitados e até contornados. Mas isso depende da pessoa. Seus hábitos em geral, seu modo de viver.

Outros casos infelizmente são genéticos né.

A Carne e alimentos enlatados, tenho certeza que contribuem muito para casos da doença.

Na minha família felizmente não lembro de nenhum caso real. Só aqueles casos de "caroços benignos" que surgem.

Mas conhecidos meus sofreram da doença e partiram dessa para outra melhor.

Lembro de uma aula que tive na época da pós. De doenças ocupacionais eu acho. O prof mostrou várias fotos de pulmões.

Do pulmão bom ao ruim totalmente "negro" pelo uso excessivo de cigarro.

O pulmão normalmente é bem clarinho. O doente fica bem estranho.

Sem dúvida, boa alimentação, regrada. Alguma atividade física tbm regrada e check-up completo uma vez ao ano é uma saída para não sofrer do problema.

E nessa época do ano que o Sol é bem presente é bom não ficar muito tempo exposto a ele. Ta queimando bastante.

Já não vou a praia tem alguns anos. Mas da vezes que fui, tenho o hábito de chegar entre 06h e 08h da manhã e vou embora no máximo 12h.

Os primeiros raios do sol, logo que ele aparece são bons. A parti de 11h começa a fica esquisito. Lá para 15h os raios são severos.
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1497
Reputação : 92
Idade : 38
Data de inscrição : 10/12/2008
Localização : Niterói - RJ

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

8/2/2014, 14:37
Jujucristine escreveu:
shunt escreveu:Tenho pessoas na família que já adotaram o estilo da vida saudável e estão muito melhores. mas o esforço é grande.
"Saudável" no sentido de deixar de comer coisas ou comer várias coisas ruins mas "saudáveis", ou alguma outra coisa?

Pra mim saudável é simplesmente comer de tudo e em moderação, com ingredientes de qualidade, e preferir evitar coisas processadas demais só, por perder muitos nutrientes, e a maioria é feita com ingredientes de qualidade ruim, ou tá cheio deles. Chocolate por exemplo, faz bem, mas 90% dos aqui no brasil vem com gordura vegetal aos montes junto.

Deixar de cometer excessos, cortar alimentos que só fazem mal, refrigerante por exemplo, entre outras coisas.

É nessa linha do que você disse mesmo.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

8/2/2014, 18:19
shunt escreveu:
Deixar de cometer excessos, cortar alimentos que só fazem mal, refrigerante por exemplo, entre outras coisas.

É nessa linha do que você disse mesmo.
É, dependendo de onde mora e outros fatores é complicado mesmo. Onde eu to agora é foda fazer isso pra não dizer impossível fazer bem, as únicas coisas que prestam são processadas porque não tem quase nada de fresco que seja usável, ou simplesmente não tem por completo mesmo. Recentemente quis trocar batata pre-frita congelada por batata doce fresca frita e simplesmente não deu porque só tão vendendo batata doce velha ou podre na maioria das vezes, e por aí vai. Sucos naturais então, só se for de limão, porque de resto na maioria das vezes também não posso fazer, aí acabo comprando refrigerante ou alguma outra coisa.

Também tem a opção de plantar algumas das suas próprias coisas, mas aí falta espaço e tempo pra muita gente.

Mas quando finalmente consegue ajuda bastante mesmo, até em coisas mais simples como perder peso ficam fáceis se fizer isso bem. Meu marido melhorou notavelmente quando foi pra londrina comigo, que lá podiamos fazer isso direito sem muito esforço, e agora eu piorei notavelmente vindo pra cá, em questões de saúde xD

No caso do meu pai ele sempre reclamava de alguma coisa e não queria ir no médico, mas foi só quando se separou e começou a comer um monte de porcaria que ele realmente ficou doente de vez e faleceu também.
Conteúdo patrocinado

Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS Empty Re: Mundo contempla 'maremoto' de câncer e custos fogem do controle, diz OMS

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos