Intolerância a lactose
+2
Jujucristine
LaranjaAtomica
6 participantes
- LaranjaAtomicaPromissor
-
Número de Mensagens : 488
Reputação : 7
Intolerância a lactose
3/3/2014, 16:12
INFORMAÇÕES BÁSICAS... AOS POUCOS VOU COLOCANDO OUTRAS INFOS INTERESSANTES...
- JujucristineMédio
- Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Re: Intolerância a lactose
3/3/2014, 16:42
É mesmo, quase esqueci lá no outro tópico, mas às vezes pessoas que tem intolerância à lactose podem beber leite de cabra sem problemas. (Sem contar que leite de cabra é bem melhor nutricionalmente e pra algumas receitas por ter particulas menores), mas aí depende do caso.
Eu provei porque tava com suspeita disso (acho que talvez pra mim seja algo relacionado á açucar, não sei ainda), mas não consegui tomar, comprei outra marca e agora to com medo de provar até hoje xD
Eu provei porque tava com suspeita disso (acho que talvez pra mim seja algo relacionado á açucar, não sei ainda), mas não consegui tomar, comprei outra marca e agora to com medo de provar até hoje xD
-
3/3/2014, 16:52
Jujucristine escreveu:É mesmo, quase esqueci lá no outro tópico, mas às vezes pessoas que tem intolerância à lactose podem beber leite de cabra sem problemas. (Sem contar que leite de cabra é bem melhor nutricionalmente e pra algumas receitas por ter particulas menores), mas aí depende do caso.
normalmente o leite de cabra é indicado para alérgicos... e também depende muito do caso, da gravidade do problema... vou postar algumas diferenças entre intolerância e alergia (coisas COMPLETAMENTE DIFERENTES)...
- JujucristineMédio
3/3/2014, 16:53
Serve pra ambos os casos. Tanto alergia (que às vezes é só à leite de vaca), quanto intolerância. Pelo que se sabe é provável que seja porque leite de cabra é digerido mais facilmente, o que causa menos problemas com seu organismo não conseguir digerir direito. Outra coisa é que leite de cabra tem menos lactose, apesar de que provavelmente não é só isso porque a diferença é pequena.
-
3/3/2014, 16:55
uma reação alérgica pode matar!!! ai credo...
-----
Jujucristine escreveu:Serve pra ambos os casos. Tanto alergia (que às vezes é só à leite de vaca), quanto intolerância. Pelo que se sabe é provável que seja porque leite de cabra é digerido mais facilmente, o que causa menos problemas com seu organismo não conseguir digerir direito.
nunca ouvi falar de leite de cabra ser indicado para intolerantes... vou pesquisar...
no caso, acho que o açúcar do leite não muda mto de animal para animal... já conheci uma criança que tinha intolerância ao leite da própria mãe!!! qto a proteína, eu acredito que pode mudar um pouco a estrutura... tipo, clara de ovo é pura proteína que fica modificada com o calor... ela não muda a sua "base" por ser aquecida, ela continua sendo de ovo... eu usaria o mesmo princípio para outros tipos de proteínas... não sei se deu para entender... XD
editando: ali cita que não da para substituir o leite de vaca pelo de cabra, mas isso depende MUITO do caso... sei que a alergia tem cura mas a intolerância NÃO TEM... =_=
- JujucristineMédio
3/3/2014, 17:01
Tá até na lista aí nessa imagem sobre a intolerância ^^ Apesar de que da alergia depende um pouco, tem gente que tem alergia à leite de vaca ou algo mais presente nele, não a todo leite.
E na verdade a primeira vez que vi sobre isso foi em um anime... xD
http://www.dynamicchiropractic.com/mpacms/dc/article.php?id=38646
http://www.woolwichdairy.com/innerpage.aspx?x=51MhbHavUoLiR5gWpVAMzMV5S%2BLeSUeoeOgQQMN8UHp7I7P1gnc1a%2B4fDPrZT0Sl
Esses links falam um pouco sobre, mas tá em inglês. Só joga no tradutor se precisar, preguiça de procurar o site que faz a conversão do link xP
Essa intolerância de crianças é bem raro, é bem problemático mesmo. O que a maioria dos adultos tem é bem mais simples, e é bem comum ter problema com um leite mas não outro, já que a composição muda, então vale a pena testar pra quem tem intolerância ou mesmo alergia caso não seja das mais sérias.
E na verdade a primeira vez que vi sobre isso foi em um anime... xD
http://www.dynamicchiropractic.com/mpacms/dc/article.php?id=38646
http://www.woolwichdairy.com/innerpage.aspx?x=51MhbHavUoLiR5gWpVAMzMV5S%2BLeSUeoeOgQQMN8UHp7I7P1gnc1a%2B4fDPrZT0Sl
Esses links falam um pouco sobre, mas tá em inglês. Só joga no tradutor se precisar, preguiça de procurar o site que faz a conversão do link xP
Essa intolerância de crianças é bem raro, é bem problemático mesmo. O que a maioria dos adultos tem é bem mais simples, e é bem comum ter problema com um leite mas não outro, já que a composição muda, então vale a pena testar pra quem tem intolerância ou mesmo alergia caso não seja das mais sérias.
wikipedia escreveu:A alergia ao leite é a alergia alimentar mais comum na infância. Ela afeta em algum lugar entre 2% e 3% das crianças em países desenvolvidos, mas cerca de 85-90% das crianças afetadas perdem reatividade clínica ao leite, uma vez que ultrapassam os 3 anos de idade. A prevalência de alergia ao leite em adultos é entre 0,1 % e 0.5%.
- dattebayoMédio
-
Número de Mensagens : 1884
Reputação : 43
3/3/2014, 18:53
isso acontece por causa do leite pasterizado, mas se tomar leite cru invés de convencional na maioria das vezes a intolerância não irá ocorrer! pois possuem bactérias benéficas que ajudam na digestão.
4/3/2014, 01:58
Intolerância não é quando o estômago não processa direito e daí a pessoa tem gases? i.i
- JujucristineMédio
4/3/2014, 06:41
Sim, mais ou menos, mas não é só gases que se tem geralmente, e isso pode aumentar a chances de câncer caso você continue tomando e ignore os sintomas.Jungon escreveu:Intolerância não é quando o estômago não processa direito e daí a pessoa tem gases? i.i
Isso eu não sabia, interessante. Pena que depende muito de onde mora pra conseguir isso, onde minha mãe mora ela compra fresco, aqui não tem.isso acontece por causa do leite pasterizado, mas se tomar leite cru invés de convencional na maioria das vezes a intolerância não irá ocorrer! pois possuem bactérias benéficas que ajudam na digestão.
-
4/3/2014, 13:04
dattebayo escreveu:isso acontece por causa do leite pasterizado, mas se tomar leite cru invés de convencional na maioria das vezes a intolerância não irá ocorrer! pois possuem bactérias benéficas que ajudam na digestão.
INCORRETO
vish, se eu tomar leite direto da vaca aí eu morro de tanta diarreia... eca... ugh
a lactose NÃO é digerida pelas bactérias...
------
O que é intolerância à lactose?
É a incapacidade de digerir a lactose, que é o principal açúcar do leite e da maioria das fórmulas infantis feitas à base de leite. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles: 1) a congênita – muito rara e já acontece logo após o nascimento;2) a que ocorre depois de doenças intestinais (como a diarréia) – bastante comum em crianças no primeiro ano de vida. Geralmente se manifesta após episódio de diarréia infecciosa. Nestes casos, após resolvida a infecção, há persistência da diarréia até que ocorra a cicatrização do intestino. Continuar a alimentação com mamadeiras contendo lactose (afora o leite materno), nestes casos, pode prolongar a diarréia. O médico precisa ser consultado para melhor orientação.3) a diminuição progressiva da capacidade de digestão da lactose – condição freqüente, que aparece gradualmente a partir dos dois anos de idade até a idade adulta.Diarréia, excesso de gases, dor abdominal e assaduras são as queixas mais frequentes.O tratamento exige a substituição dos alimentos que contém leite. A soja é um substituto muito recomendado. Não há qualquer base para a substituição do leite de vaca pelo de cabra ou de qualquer outro mamífero. Mas hoje já existem fórmulas industriais com leite de vaca e sem lactose. Crianças mais velhas e adultos podem não precisar de uma dieta tão severa e podem tolerar pequenas porções de lactose. Por exemplo, alguns toleram iogurte, outros não.
fonte:http://www.semglutensemlactose.com/artigos-nutricao-dicas/intolerancia-lactose/
o meu caso necessita de dieta SEVERA mesmo... vou postar o scan do meu exame...
-----
sintomas típicos (ou clássicos) que são gases, distensão abdominal, cólicas, diarreias e às vezes constipação
uma pessoa intolerante também pode não apresentar NENHUM sintoma clássico (o que é raro), ou apresentar além dos sintomas clássicos/típicos, alguns sintomas que podem confundir o intolerante...
sintomas NÃO clássicos ou atípicos:
-dor de cabeça que pode ser daquelas leves mas chatinhas ou até mesmo uma mais forte chegando a enxaqueca!
-ansiedade super acentuada
-queda de cabelo
-unhas enfraquecidas
-a pele sofre mais de qualquer tipo de alergia
-agravante de outras alergias, tipo respiratórias
-intestino inflamado pode causar problemas na absorção de vitaminas
para explicar isso melhor...
conversando com uma conhecida, descubro que a intolerância pode trazer outros problemas, ela não tinha NENHUM sintoma típico mas descobriu ser intolerante ao procurar um médico para fazer alguns exames de rotina... o médico dela explicou os sintomas não clássicos que citei acima... depois disso comecei a reparar em mim... e eis que...
estou de dieta restritiva há 6 meses... (escorreguei algumas vezes por vontade própria e me ferrei)...
notei que nesse tempo TUDO O QUE EU CITEI ALI EM CIMA melhorou MUITO MESMO!!!
-dores de cabeça não são mais tão frequentes
-crises de enxaqueca qdo vem, vem mais leves e eu parava no hospital antes!!!
-ansiedade diminuiu bastante e o mau humor, qdo aparece, também é suave...
-TPM melhorou também
-queda de cabelo? meu cabelo caia MUITO, limpar a escova SEMPRE CHEIA e a faxineira também notou que ela não varre mais tanto cabelo meu...
-unhas estão mais fortes e crescem mais rápido
-a pele está muito melhor também
-não tenho alergias respiratórias, mas minha amiga que tem bronquite e descobriu ser intolerante (leve) cortou o leite e a maioria dos derivados e disse que a bronquite dela melhorou MUITO essa minha amiga também está com deficiência de vitamina B...
-eu tenho deficiência de vitamina D e não, não é apenas tomar sol, acontece que o corpo precisa estar bem, precisa de "material" para fabricar a vitamina D tomando sol... mas o meu corpo tava tão ruim de absorver nutrientes que mesmo tomando sol não conseguia fabricar a vitamina D...
ah, também notei que ESTOU MUITO MAIS DISPOSTA depois que parei de consumir leite e derivados... e não tomo mais remédios para dor de cabeça de forma desenfreada!!!
ah, claro que isso pode variar de pessoa para pessoa, ok?
o meu caso é de intolerância MUITO ALTA... existe tratamentos paliativos mas nada que vá curar e que eu possa voltar consumir leite e derivados normalmente...
------
- JujucristineMédio
4/3/2014, 15:46
Pra mim eu estou (meio que tava, diminuiu um pouco) com náusea constante e gases. Achei que fosse só por falta de coisas verdes, sentia muita falta quando me mudei, de passar mal se ficava muito tempo sem, mas me acostumei a não comer, e a náusea ficou por meses e piorando. Aí resolvi parar de tomar coisas com leite depois que descartei doença celíaca (intolerancia à gluten), mas agora não sei se é mesmo, ou é outra coisa. Ainda passo mal com coisas doces sem leite, ou é algo relacionado à açucar (que sempre vem junto do leite pra mim), ou é alguma outra coisa, ainda tenho que confirmar isso. O Açúcar parece estranho ser também, porque eu testei glicose em jejum e depois de comer um monte de mel e outra depois de comer, mas continua baixo/normal... Fiquei tremendo depois do mel, mas pode ser só psicológico também =/
-
5/3/2014, 00:41
Jujucristine escreveu:Pra mim eu estou (meio que tava, diminuiu um pouco) com náusea constante e gases. Achei que fosse só por falta de coisas verdes, sentia muita falta quando me mudei, de passar mal se ficava muito tempo sem, mas me acostumei a não comer, e a náusea ficou por meses e piorando. Aí resolvi parar de tomar coisas com leite depois que descartei doença celíaca (intolerancia à gluten), mas agora não sei se é mesmo, ou é outra coisa. Ainda passo mal com coisas doces sem leite, ou é algo relacionado à açucar (que sempre vem junto do leite pra mim), ou é alguma outra coisa, ainda tenho que confirmar isso. O Açúcar parece estranho ser também, porque eu testei glicose em jejum e depois de comer um monte de mel e outra depois de comer, mas continua baixo/normal... Fiquei tremendo depois do mel, mas pode ser só psicológico também =/
tem que fazer exames mocinha!!!!!
- JujucristineMédio
5/3/2014, 04:36
Sim, tenho, mas sair no verão aqui cheio de turista pra todo lado é um inferno, e os hospitais todos enchem (cheguei em duas consultas de endoscopia e tive que ir embora porque numa o medico era tanso o suficiente pra confundir o primeiro horario do dia e ainda o cara que foi antes tava gritando, e no outro tinha que esperar uma fila gigante de gente antes que nao ia dar tempo, apesar de ter horario marcado), aí acabei deixando pra depois, agora que começou a esfriar tenho que marcar essas coisas denovo xP
- SakuragomeAdministrador
-
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
7/3/2014, 19:24
Puxa '-' Esse tópico me esclareceu muito *-*" Tenho intolerância a lactose o.o' Nem sabia disso xD Mas, quando tomo leite puro tenho todos os sintomas .-. Minha irmã também .-.
- JujucristineMédio
7/3/2014, 19:42
Acho que lembro de ter ouvido minha mãe falando uma vez que ela também não toma muito leite porque faz ela se sentir mal ou algo assim também.
- RuddyAdministrador
-
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
7/3/2014, 22:04
E eu achei q tivesse mas n tenho, sempre q tomo leite, me da um pouco de diarréia...Mas so com leite integral...
- JujucristineMédio
8/3/2014, 10:03
Mas leite desnatado não tem quase nada, é um leite diluído quase, se você passa mal com leite integral pode ser que seja sim xDRuddy escreveu:E eu achei q tivesse mas n tenho, sempre q tomo leite, me da um pouco de diarréia...Mas so com leite integral...
Nem todas as pessoas tem os mesmos sintomas, e quão forte eles são muda também.
-
9/3/2014, 23:40
Sakuragome escreveu:Puxa '-' Esse tópico me esclareceu muito *-*" Tenho intolerância a lactose o.o' Nem sabia disso xD Mas, quando tomo leite puro tenho todos os sintomas .-. Minha irmã também .-.
Jujucristine escreveu:Acho que lembro de ter ouvido minha mãe falando uma vez que ela também não toma muito leite porque faz ela se sentir mal ou algo assim também.
meninas, o interessante mesmo é vocês fazerem exames... isso pode determinar o nível de intolerância e ai sim adequar a dieta... e caso tenham que cortar 100% de leite e derivados (como foi o meu caso) o melhor é fazer acompanhamento com nutricionista, que alias, foi através desse acompanhamento que descobri que tenho deficiência de vitamina D e no meu caso não adianta só tomar Sol, tenho que tomar suplemente de vitamina...
- JujucristineMédio
28/3/2014, 07:20
Falando em deficiência uma coisa que é muito comum muita gente não ter o suficiente e não saber, além dos médicos muitas vezes não darem atenção, e ainda por cima não ter jeito de ter testes direito, é deficiência de magnésio, que também é relacionado a depressão e vontade de comer chocolate (que é a coisa mais comum que tem alguma quantidade mais significante) '-'
É bem importante também. Vi que algumas vezes isso de "problema de gente velho" tipo problemas nas articulações pode ser simplesmente falta de magnésio também. E pra piorar a deficiência de tanta gente por aí, margnésio é usado bem rápido do corpo quando se está estressado.
--------
E sobre o problema que eu tava tendo, acho que descobri o que era. Só falta de vitamina b12, tem várias relações com problemas no estômago. A falta de b12 em si pode causar gastrite que por sua vez pode causar náusea, mas falta de b12 também pode interferir com um pouco de b6, que falta leve pode causar um pouco de intolerância a açúcares, e acho que b12 também está ligado a digestão de proteínas ou carboidratos, que eu também não tava aguentando comer demais.
Já tinha considerado essa hipótese antes mas acabei não testando direito porque quando fui na farmácia não tinha e acabei só pegando um multivitamínico, e acabei testando acido fólico que ajudou, mas acido fólico só mascara falta de b12. Explica porque o ferro que os médicos deram pra anemia (causada por b12 também provavelmente) não fez lá muito efeito, só fazia quando era com acido folico junto.
Tomei uma dose bem grande injetável agora e to me sentindo bem melhor já, náusea e falta de apetite sumiu quase. E melhor de tudo, os efeitos psicológicos e palpitações também quase sumiram, então quem sabe eu consiga participar das DDS em breve ^^
É bem importante também. Vi que algumas vezes isso de "problema de gente velho" tipo problemas nas articulações pode ser simplesmente falta de magnésio também. E pra piorar a deficiência de tanta gente por aí, margnésio é usado bem rápido do corpo quando se está estressado.
--------
E sobre o problema que eu tava tendo, acho que descobri o que era. Só falta de vitamina b12, tem várias relações com problemas no estômago. A falta de b12 em si pode causar gastrite que por sua vez pode causar náusea, mas falta de b12 também pode interferir com um pouco de b6, que falta leve pode causar um pouco de intolerância a açúcares, e acho que b12 também está ligado a digestão de proteínas ou carboidratos, que eu também não tava aguentando comer demais.
Já tinha considerado essa hipótese antes mas acabei não testando direito porque quando fui na farmácia não tinha e acabei só pegando um multivitamínico, e acabei testando acido fólico que ajudou, mas acido fólico só mascara falta de b12. Explica porque o ferro que os médicos deram pra anemia (causada por b12 também provavelmente) não fez lá muito efeito, só fazia quando era com acido folico junto.
Tomei uma dose bem grande injetável agora e to me sentindo bem melhor já, náusea e falta de apetite sumiu quase. E melhor de tudo, os efeitos psicológicos e palpitações também quase sumiram, então quem sabe eu consiga participar das DDS em breve ^^
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos