Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
garou
garou
Promissor
Promissor
Masculino Número de Mensagens : 114
Reputação : 7

Corrida ao Concurso Público Empty Corrida ao Concurso Público

4/6/2014, 14:55
Estava debatendo sobre isso em um fórum e lembrei que aqui se debatem assuntos assim também e trouxe esta pauta (vish, postei bonito).

Temos hoje em dia uma corrida gigante ao concurso publico. Isto gera um mercado gigante de cursos, apostilas e temos até Faculdades e escolas de Ensino médio ja colocando reforço para concursos publicos (e uma baita propaganda também).

O tema foi muito debatido principalmente devido a uma entrevista do Lobão sobre isso, e apesar de achar ele meio idiota, eu concordei em algumas partes:

(PS. Não sou contra a funcionalismo publico, pelo contrário, mas vejam o video pois ele coloca umas coisas interessantes).

Tenho mais coisas a colocar, mas deixo pra ir colocando a medida que o post desenrolar (se for, rs)...
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
http://johnnyz.smspower.org/

Corrida ao Concurso Público Empty Re: Corrida ao Concurso Público

4/6/2014, 17:28
Acho que o mais importante é pensar em longo termo e saber quais deles que dão a boa aposentadoria +DD XD
garou
garou
Promissor
Promissor

4/6/2014, 18:02
Mesmo fazendo algo que nao goste? DIgo, muita gente presta concurso e entra na profissão que realmente curte, correu atrás. Digo mais no sentido de a grande maioria so querer devido a estabilidade, independente do que vá fazer, nao tendo em vista uma profissão que goste ou tenha um minimo de afinidade. (nao é critica, é pergunta mesmo, cada um tem seu ponto de vista, sou designer e praticamente 70% dos meus conhecidos na area estao abandonando pra tentar concurso ou algo diferente porque nao conseguem um retorno justo ao seu trabalho)

Vale a pena ganhar pouco e fazer oque ama, ou o dinheiro tem que ser a principal meta? E mesmo assim, nao seria também o caso da pessoa investir na iniciativa privada? Será que isso nao afetara nossa economia, no sentido de tudo se estatizar e a iniciativa privada ser bem diminuta...oque é péssimo para o país, vide oque ocorreu com a telefonia no Brasil (se voces acham que é pessimo, nao queiram imaginar como era na epoca que era estatal...)

Joguei no ventilador
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
http://johnnyz.smspower.org/

4/6/2014, 18:52
A sustentação dos seus próprios vícios e prazeres é a principal meta, na real... xP but I see your point +D fazer algo que se gosta e ganhar por isso mesmo que pouco é um caminho também ^^

O que importa é em algum momento do dia fazer aquilo que se gosta... X'D
garou
garou
Promissor
Promissor

5/6/2014, 12:12
Um amigo meu fez técnico de Design comigo e se formou na ESDI (escola superior de desenho industrial, a primeira do Brasil, fundada na decada de 60, teoricamente referencia na area). Ele cansou de ganhar pouco e nao ter uma previsao de melhora na area. Largou o emprego e esta focado num concurso publico.
Disse que trabalho é trabalho, é pra se ganhar dinheiro, e diversão é fora do trabalho.

Agora, eu nao sei também se ele nao investiu mais na carreira. Antigamente a pessoa se formava em Bacharel em algo, e ja tava safo. Hoje em dia, no minimo voce tem que ter uma pós. A cada dia que passa, acho o profissional mais desvalorizado. Nao acho que faculdade valha alguma coisa em algumas areas, pois o know how ainda é o diferencial, mas é complicado.

Eu fico em cima do muro. To sempre de olhos nos concursos e prentendo fazer algum sim, mas nao nego que acho que isso afetará a economia do pais em muito, com cada vez menos empreendedores na iniciativa privada (sim, eu estudei ADM, rs...)

Lembrando, estamos falando do foco somente em ter estabilidade independente do que se faça, nao é como por exemplo um advogado que faz concurso pra defensoria publica , oque é otimo, pois vai continuar na sua area, ter estabilidade e afins. Ele esta fazendo oq se propos desde que começou a estudar.

Tenho um amigo (outro, rs) que nunca teve nada em especifico profissionalmente e passou pra Guarda Municipal, gosta do que faz, mas faria qualquer outro, ele so queria um emprego. Mas e as pessoas com talentos natos?
Aniger
Aniger
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 1450
Reputação : 186
http://j-mixture.blogspot.com.br/

5/6/2014, 15:08
Certeza, o funcionalismo público virou cabide de empregos... mas não é todo setor público q o trabalho é "bater o carimbo" e mecânico.

Acho q tem tanto os jovens q pensam na chamada "mordomia" e estabilidade q a área oferece, afinal uma vez dentro, passado no concurso e estando em um cargo, vc tem estabilidade para vida toda, não pode ser demitido; qto tem tb aqueles q pensam que podem fazer melhor estando no cargo x (sim, eu tenho fé nesse país xD)!

Creio que tem muita gente q se desiludiu com a própria área, achando q podia fazer algo q gosta e lhe geraria frutos, mas ao invés disso acaba com dívidas e despesas a perder de vista, e por isso acaba se iludindo achando o setor público a saída perfeita, com horário de entrar e sair e o salário certinho no bolso no final do mês para fazer o que desejar.
garou
garou
Promissor
Promissor

5/6/2014, 15:48
Olha, querendo jogar mais lenha na fogueira, nas aulas da Faculdade, em gestão e também na cadeira de Empreendedorismo, estudamos muito que o formato do emprego atual, irá mudar bastante nos proximos anos. Todos aqui ja devem saber de longe que muitas empresas hoje fazem voce tirar seu titulo de pessoa juridica para trabalhar como prestador de serviço e nao funcionário contratado.

Este professor desta cadeira cansou de afirmar que nao é bem assim essa estabilidade, que isso tende a mudar até por esta corrida vida loka que todos estão. O governo nao vai suportar tanto e vai acontecer como na Europa, que ja nao tem a mesma estabilidade que havia antes. Eu acredito nisso, mais pela quantidade de "cabides de emprego" que está se tornando, acho que a economia interna do governo nao irá segurar isso por tanto tempo.

Mas é achismo meu baseado em fatos e dados que estou atento, mas nao sou o unico a achar isso.

(mais lenha na fogueira, rs....esse assunto dá pano pra manga mesmo)

Lembrei de um fato que eu queria expor aqui. Ariano Suassuna (nem preciso dizer quem é né?) correu para se formar em Direito. Ele dizia que nao seria capaz de vender sua arte, então teria seu trabalho e sua arte como hobby. Claro que vemos que a arte dele foi reconhecida e ele hoje é um escritor autoral renomado.

Eu já passei por este dilema, e na verdade ainda passo. Tenho profunda admiração por profissionais de design e ilustração que fazem trabalhos para empresas que eu por exemplo nao conseguiria fazer (Dou como exemplo o Hiro, brasileiro fera demais em ilustraçao, que faz trabalhos a anos para o Macdonalds, faz praticamente todas as ilustrações das lâminas quem vem nas bandejas).

Então, realmente, cabe também a pensar no que o meu outro amigo disse: Vc tem seu trabalho, o faz com dedicação, e oque realmente ama, faz como hobby por nao conseguir "vender" aquilo.

Muitos artistas conseguem se tornar profissionais com material autoral, mas nem sempre é assim, tem que ter muito empenho e empreendedorismo nisso. Ai, mais uma vez vem a questão, batalhar para trabalhar com oque gosta, se arriscar, dar a cara a tapa como o Lobao diz no video, ou procurar uma estabilidade e ter seus momentos de hobby por fora?

Aposto que isso ai mexe ou pelo menos ja mexeu com a cabeça de todos que leram esse post, mesmo os que nao postaram (gente preguiçoa  bounce )

Última edição por Sakuragome em 7/6/2014, 13:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Post duplo editado)
Kikichan
Kikichan
Médio
Médio
Feminino Leão
Número de Mensagens : 1376
Reputação : 56

25/12/2020, 10:55
Já desisti de concurso há muito tempo... muita maracutaia.... vc se mata de estudar, eles só aprovam quando não tem jeito, tipo nota máxima.. sou poucos os órgão que trabalham com seriedade! Com tanta falcatrua, o cara elege aquele funcionário no concurso baseado nas considerações de partido, de "companheirismos" ou alguma moeda de troca!
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1499
Reputação : 92

25/12/2020, 23:05
Kikichan escreveu:Já desisti de concurso há muito tempo... muita maracutaia.... vc se mata de estudar, eles só aprovam quando não tem jeito, tipo nota máxima.. sou poucos os órgão que trabalham com seriedade! Com tanta falcatrua, o cara elege aquele funcionário no concurso baseado nas considerações de partido, de "companheirismos" ou alguma moeda de troca!

Na maioria dos concursos onde rola muito dinheiro só rola com notas acima de 95%.

Agora, em concursos para professor geralmente dá para entrar se a pessoa tiver uma licenciatura.
Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos