Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty UTILIDADES DA COZINHA

12/7/2014, 22:41
Vi que tem muita gente que curte cozinhar por aqui...

Então esse tópico é sofre o que vale a pena ter na cozinha.

VALE A PENA TER UM MIXER?

UTILIDADES DA COZINHA Hand%20mixer1%20-%20Copy

Estou pensando em comprar um, para fazer purê e ajudar a fatiar, mas fico pensando se realmente usaria e se é difícil limpar.

Outro sonho de consumo meu: multi-processador. E aí, é mágico mesmo como as propagandas do Polishop??

UTILIDADES DA COZINHA Multiprocessador-Modelos
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

12/7/2014, 23:53
Mixer é útil em alguns casos, mas é muito mais limitado que um liquidificador, e faz basicamente a mesma coisa. Acho que depende mais dos casos onde você usaria. Não sei se os mixers que são só feitos pra isso conseguem ser mais potentes ou úteis (acho meio difícil, com aquele motorzinho deles), mas minha batedeira (que consegue até bater massa de pão, no começo quando não está tão dura), tem um encaixe pra usar o mixer com o motor, e não serve pra nada quase. Tentei usar algumas vezes pra triturar pedacinhos de empelotado de danette que eu faço às vezes, e quase não aguentava mexer direito, acabo tendo que usar o liquidificador do mesmo jeito. Imagino que se tentasse triturar algo sairia voando pra todo lado também.

Multiprocessador, aí não posso dizer nada, sei que um processador é bem útil (apesar de não ter um ainda), e tornaria várias coisas que o liquidificador não faz mais práticas. Acho que dependeria mais de quão bem feito é, porque na teoria, todos esses aparelhos usam um motor pra mover as peças, então se tem um que serve pra tudo, você só tá reutilizando o mesmo motor, e o diferencial são as peças (e o motor vai ter que ser mais forte pra aguentar as coisas que precisam de mais força ainda, como o processador em si) então se forem bem feitos deve ser bom sim, e poupa espaço ainda, e se o motor for de fato mais forte que alguns padrões pra peças únicas, talvez até isso seja melhor.
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

12/7/2014, 23:56
Pois é. Esses multiprocessadores teoricamente possuem um motor capaz de bater pão. O que me interessaria muito fazer pizza caseira aqui em casa. EU faço pizza só nos dias que eu to com MUITO saco para ficar sovando a massa infinitamente..
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

12/7/2014, 23:59
Poisé. Eu uso a batedeira pro começo dessas massas, e só acabo mexendo na mão, e ainda é chatinho. Ter algo que faça isso sozinho seria uma maravilha, poderia fazer essas massas o tempo todo Razz

Outras coisa que muitas vezes me incomoda mais, são coisas como massa de mandioca, ou triturar amendoim, coco e essas coisas que o liquidificador não aguenta, e mandioca é duro demais até pra fazer à mão, acaba nem dando de fazer nenhuma receita com essas coisas direito (tirando o coco, que dá trabalho mas ao menos o ralador dá conta).
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 02:28
Hm.... que tipo de abridor de latas eu devia ter? +D xP
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 02:47
Um que funcione? Razz

Sinceramente, nem sei direito se existe algum além do convencional, que funciona muito bem se for bom xD (minha mãe comprou um ruim uma vez, que não funcionava direito, e começou a abrir as coisas com a faca, e ainda faz isso hoje xP)
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 10:19
Abridor de lata existem dois tipos. O normal e o americano.

O americano é esse aqui:
UTILIDADES DA COZINHA 93-146-large

O americano teoricamente vc não precisa fazer força para abrir, pois apos prender é só girar a manivela.. É recomendado para quem é canhoto e não consegue usar o abrir normal direito hahaha
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 15:47
Eu fico com o convencional mesmo, muita complicação pra algo muito simples, não é como se latar fossem duras de abrir Razz

E imagino que deve ter algum lugar que venda abridor pra canhotos também, é algo bem simples e comum.
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 22:39
eu tenho um mixer, o melhor dele é a praticidade em lavar....pq se vc for bater tudo num liquidificador sempre entra restos em alguma frestinha chata...
O ruim dele é q ele não suporta mto coisa pra bater....

Multiprocessador, não sei...depende do caso, se vc faz mto coisa na mão, então é uma boa...no meu caso só uso um liquidificador e olha la xD

Abridor de lata americano: eu acho legal, pq (pelo menos oq eu usei) ele abre a lata reta e não fica aquela coisa "dentilhada" q da a impressão q vai cair algum pedaço dentro da lata xD Mas pra ser mais rápido é melhor o convencional mesmo...

Agora uma coisa q me deixou em dúvida:

UTILIDADES DA COZINHA AirFryer+Philco
Fritadeira sem óleo: já ouvi gente falar q a original air fryer da philips walita é ótimo, mas o preço é bem alto Xp O da Mondial sai bem mais em conta, mas ja ouvi gente falar q não presta e tb gente falar q é mto bom. um dia quase comprei xD
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

13/7/2014, 23:00
É, se fizer coisas em pequenas quantidades ou coisas leves frequentemente, mixer pode até ser útil mesmo, é bem situacional. Pra mim quase não tem utilidade já que quase nunca faço pequenas quantidades de nada. O meu só fica parado, mas de fato é mais fácil de limpar que o liquidificador xD

Bah, fritadeira sem óleo é uma grande besteirada. Pesquisei sobre isso uns meses atrás porque alguém na família tava querendo comprar uma pra eles e dar uma de presente, mas é furada.

Primeiro motivo? Fritar sem óleo não é fritar, igual jogar algo em água quente não é fritar. O que isso faz é exatamente a mesma coisa que um forno faz, assa. Fico indignada como eles tem a cara de pau de chamar isso de fritadeira, deveriam até ser processados por propaganda enganosa. Essas "fritadeiras" só jogam ar quente em cima da comida, e é isso (e um forno faz exatamente a mesma coisa). Algumas vem com suporte pra você jogar óleo em cima, pra "ficar com gosto de frito". E assa mal e porcamente, ainda por cima. É apertado, demora um tempão, e não dá pra fazer quase nada por vez. Se quer algo que não seja frito, só asse no forno que vai ser até melhor.

Quanto a isso de "ser mais saudável" que ficam jogando nas propagandas e posts relacionados a esses "air fryers", outra besteira, quanto mais tempo algo fica esquentando, como no forno, mais substâncias tóxicas criam, em especial vindo dessas coisas com massas (batatas, trigo, mandioca, esse tipo de coisa), então nem é mais saudável. Se achar que batata assada é mais gostoso, então vale a pena ignorar isso já que a diferença não é muito grande, mas por ser saudável ou prático, nops.

Nem é algo novo também, agora não tenho certeza se os primeiros foram fornos comuns ou se eram infravermelhos, mas já são usados fornos industriais pra assar batata assim há bastante tempo. Provavelmente porque batata deve ser uma das coisas que tem os melhores resultados pra preparar assim ao invés de frito.

Uma coisa que eu tenho bastante interesse mas infelizmente quase não tem por aqui são os fornos infravermelhos. O método que o forno normal usa pra assar é convecção (o ar esquenta, e passa o calor pra comida), um infravermelho irradia calor direto na comida, assando ela mais rápido, mais uniformemente e melhor como um todo. Parece ser muito bom tanto pra churrasco (um grill infravermelho) quanto comidas assadas. (um dos motivos que "forno a lenha", ou panelas e assadeiras de barro/cerâmica são bons é em grande parte por isso, eles são fechados e de barro/cerâmica, e calor quando bate em cerâmica é o que vira infravermelho, tanto que fornos infravermelho são feitos com umas placas de cerâmica feitas especialmente pra isso, que você esquenta com fogo comum.

Só vi um forno infravermelho no mercado brasileiro até agora, na polishop, mas é bem pequeno. Fora isso só tem os industriais, em geral pra pizzarias =/
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 01:09
Jucris escreveu:Um que funcione? Razz

Sinceramente, nem sei direito se existe algum além do convencional, que funciona muito bem se for bom xD (minha mãe comprou um ruim uma vez, que não funcionava direito, e começou a abrir as coisas com a faca, e ainda faz isso hoje xP)
Soudesuka +D

Tava pensando entre o clássico e aqueles mais requintados que fazem outras coisas também xP
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 08:15
Próximo /o/
Forno combinado

UTILIDADES DA COZINHA Z

Deve ser bom ter um em casa, mas não sei, além do espaço q ele ocupa (minha cozinha é minúscula) acho q ele serve mais pra quem faz e vende e não pro dia a dia. O q acham? Eu conheço gente q não vende e tem.


Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 12:12
Olha só.. Sinto muito discordar da fritadeira elétrica.. É BOA SIM SENHOR. Eu tenho uma Air Fryer e é MARAVILHOSA. Alias, faço parte até do grupo do facebook de fritadeiros com altas receitas maravilhosas Smile.

Primeiro: não é que a airfryer não use óleo. Ela só usa bem menos óleo que uma fritadeira convencional. Ela usa o óleo natural de alimentos gordurosos (a.k.a, bacon, linguiça etc.) e precisa ser pincelado em azeites alimentos sem óleo (a.k.a croquetes, bolinhos, batata etc.).

Segundo: ela frita mesmo. O gosto não é de forno, e sim de FRITURA. A massa de pastel que vc coloca é a que tem que ser fritada, e não de pastel de forno. E o resultado é igual.

Terceiro: a melhor coisa dessa fritadeira é a falta de cheiro. Fazer comida frita em casa e servir para as visitas, sem que o seu cabelo fique cheirando a óleo pelo resto do dia é mastercard: não tem preço!

GAnhei uma de natal e é a melhor coisa do mundo hahaha. Quanto a marca, eu tenho uma Philips Walita, mas dizem que a melhor é a da Arno.

E foi mal a ignorância mas.. o que é forno combinado?
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 13:34
Me desculpe, mas o que você tem é um forninho de convecção, e os resultados devem ser mais ou menos tão bons quanto um forno é, e praticamente idênticos a um forno de convecção. Fritar é que ela não frita, com toda a certeza Razz

Um forno convencional só esquenta ar e a convecção ocorre em velocidade lenta só pela calor gerado (o ar mais frio fica trocando de lugar com o ar mais quente). O forno de convecção é só um forno normal com um ventilador interno pra acelerar a velocidade da conveção, fazendo o ar se mexer mais rápido, ar quente colidindo com a comida em uma velocidade mais alta faz com que o efeito Maillard (exterior crocante com interior cremoso) seja maior que num forno comum, e isso pode dar uma impressão de ser frito. A questão aqui é que essa tecnologia é a própria definição do "Air Fryer" da Philips e essa tecnologia existe desde a década de 70. Por isso que eu digo que deviam ser processador, é propaganda enganosa pura.

Jogar ar quente é a definição de assar, que é chamado cozinhar por convecção. Se ela "usa óleo das comidas", bom, um forno faz exatamente a mesma coisa se você colocar comidas com óleo nele! E ninguém diz por aí que um forno "frita" com "ar".

E tudo isso que você mencionou são exatamente as mesmas vantagens de um forno Razz (Apesar de que com um exaustor e alguns tipos de óleo sem cheiro, nem isso é problema direito em fritura de verdade também, como por exemplo óleo de arroz, nem se compara com quanto o de canola fede xD)

Wikipedia escreveu:"A fritura é uma técnica culinária que consiste em preparar alimentos mergulhando os ingredientes (peixe, carne ou legumes) em óleo (ou outra gordura) a alta temperatura. Como os óleos entram em ebulição a uma temperatura muito mais alta que a água, este processo tem resultados muito diferentes da cozedura, principalmente na parte exterior dos alimentos que fica parcialmente caramelizada."

Wikipedia escreveu:Baking is a food cooking method that uses prolonged dry heat by convection, rather than by thermal radiation, normally in an oven [...]

Assar é um método de cozimento que usa um aquecimento seco prolongado por convecção, ao invés de radiação normal, normalmente num forno [...]

A "necessidade" de colocar óleo ou preparar coisas com óleo é justamente pra parecer fritura ou ficar com gosto parecido, mas por definição, está muito longe de ser fritura de verdade. No máximo pode ter a vantagem em comparação um forno comum de que o espaço é pequeno, o ar é um pouco mais quente do que um forno comum alcança geralmente, e o ar está se movendo. Isso tudo só cria a falsa impressão de parecer fritura.

Pode ficar gostoso, é claro que deve ficar, mas fritura é que não é. E tenho certeza que dependendo do que preparar, o resultado deve ser muito diferente de fritar de verdade já que, no fim, é só algo assado.

Forno combinado:

Só teria um se fosse infravermelho xD Acho que até eu poder ter algum tipo de forno infravermelho vou só ficar com meu forno vagabundo do fogão mesmo Razz

Mas pelas "funções" diferentes que faz é basicamente como um forno com um bom controle de temperatura, não? Se for como eu to pensando isso seria um forno ideal (um que você pode controlar bem a temperatura e tempo).
Jeny
Jeny
Moderador
Moderador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 3424
Reputação : 100
Idade : 38
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Centro do universo

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 19:30
Eu tava querendo uma fritadeira light, mais acho que vale mais a pena comprar um grill.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 19:32
Grill é mais útil mesmo, ou um forno melhor, talvez até aquele forninho que estavam vendendo na polishop de infravermelho, não sei bem como ficaria o resultado em comparação a frito vs assado, mas sei que fica um assado mais gostoso, e assa bem mais rápido, aí fica mais fácil fazer mais coisas assadas se quer substituir a fritura.

Uma coisa interessante também é que vendem bastante deles lá fora num formato bem parecido com microondas, e eles descongelam melhor que microondas, então serve até pra substituir ele.

E do que lembro, esse forno infravermelho tava até mais barato que essas fritadeiras mini-fornos.

Edit: Meh, tão sem o preço, e é até menor do que eu lembrava, mas parece que ainda não tem em outras lojas mesmo, só achei a magazine luiza com um artigo falando disso, mas não tem à venda ainda =/

Mas essas coisas não são caras, a tecnologia em si ao menos, existe há décadas, só que uma empresa lá nos EUA tava amarrando a patente, e a patente expirou recentemente, aí que outras empresas começaram a vender mais. Mas até um forno infravermelho industrial tá por uns 500 reais no mercadolivre.

Se bem que, talvez até mesmo importar e pagar as taxas saia mais barato ainda assim, acho que tem alguns entre 100-200 dólares nos EUA, mais 60% de impostos. Ou comprar no paraguay, se tiver por lá.
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 19:50
Vc não está entendendo Juju.. Estou falando do SABOR.

Vamos pegar o Nuggets, por exemplo. Todo mundo sabe que nuggets frito tem um sabor bem diferente do nuggets de forno. OU pastel. Ou qualquer coisa. Sério. Qualquer coisa deepfried tem um sabor diferente de algo do forno.

A Airfryer tem o MESMO saber de algo deepfried. Não é questão de como é feito, mas qual o sabor final que vc consegue.

Eu não me importo como a parada funciona. O que eu sei é: O sabor é o mesmo de algo frito no óleo.

Com as vantagens de a: seu cabelo não cheira a óleo e b) é melhor para o ambiente (pq vc não tem que descartar nenhum óleo, mesmo que de maneira ecológica, como colocando pra reciclar).

Agora.. Se a questão é saúde, ai concordo com a Jeny. Não frita nada e vai para grelha hahahah
Jeny
Jeny
Moderador
Moderador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 3424
Reputação : 100
Idade : 38
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Centro do universo

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 19:56
É Nady, no meu caso é questao de saúde mesmo, rs, to subindo rapidamente para o sobre peso xd
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 19:59
Conheço sua dor Jeny Sad
Eu tenho uma facilidade infinita de engordar. E adoro comer E de cozinhar hahahah é um pesadelo.

Eu faço personal trainer três vezes na semana, então meus exames são perfeitos (em termos de saúde). Mas esteticamente vamos dizer que eu preferiria estar dois números abaixo hahaha
Jeny
Jeny
Moderador
Moderador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 3424
Reputação : 100
Idade : 38
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Centro do universo

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 20:05
Eu tava na academia 5 dias por semana, trabalhando gorduras localizadas e ginastica, pra perder peso mais rápido. Aí procurei uma nutro e ela me indicou as comidas grelhadas/ assadas, e quando vi a propaganda da fritadeira pensei em comprar, mais to achando que o grill compensa mais.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

14/7/2014, 23:30
Estou entendendo perfeitamente. E como disse, deve mesmo ficar bom, o ponto que estou fazendo é que não vai ficar como fritura, porque não é fritura. Vai ficar como assado, que é o que isso faz (e como funciona importa justamente porque é como funciona que faz com que seja definido como assado ou como fritura. E como ele funciona como um forno, ele assa as coisas). E como é preparado é um GRANDE fator de como vai ser o resultado final, incluindo o sabor.

E tem as diferenças de que isso não é um forno convencional. Eles são bem parecidos, mas isso é um forno de convecção (com um ventilador). Então o resultado é sim um pouco diferente de um forno normal.

E eu li bastante sobre isso, comentários, reviews, etc, e uma grande parte das pessoas que testou concorda que as coisas ficam iguais ou muito parecidas a algo assado num forno de convecção. As imagens por aí também mostram uma diferença na aparência, que é exatamente a diferença que se espera de quando se assa algo.

Sim, algumas comidas vão ficar parecidas em ambos, batata é um dos que ficam mais parecidos por exemplo, mas em essência ainda é assado, só algumas coisas vão ficar bem parecidas, e uma grande parte vai ficar bem diferente, justamente porque o modo de preparo é bem diferente.

Uma das coisas com a diferença mais notável em aparência:
Spoiler:

E não estou dizendo que isso é por si só ruim, ou que coisas assadas são ruins, estou dizendo simplesmente que não é fritura, isso não é fritar, e eles não tem resultados iguais da mesma exata forma que algo assado não tem o mesmo sabor que algo frito. Tem muita coisa frita que pode ficar boa assada também, assim como algumas vão ficar parecidas, mas dizer que é a mesma coisa ou que todas tem o mesmo gosto simplesmente não é verdade.

E isso tudo é relevante porque sabor é algo extremamente subjetivo, variável. Cada pessoa tem sensores de paladar diferentes na boca e está acostumado com comidas diferentes. Algumas pessoas não notam diferença nenhuma entre batata pronta assada e batata pronta frita, outros notam (eu tenho o paladar bem sensível, consigo notar até a presença ou não de gemas em guloseimas bem processadas, e tenho certeza que conseguiria notar a diferença entre batata assada e batata frita). Se fica gostoso com certeza fica, mas não é frito e portanto nem tem a mesma versatilidade da fritura, algumas coisas vão funcionar bem, outras não, porque são métodos diferentes. Um exemplo disso é que deve ser impossível fazer bolinhos de chuva dessa forma, ele só iria ficar grudado no fundo, e talvez virar algum tipo de mini bolo esmagado.


Isso de assado/grelhado ser mais saudável é discutível. Um dos exemplos de algo assado que é pior é a subtância cancerígena chamada acrilamida, que é encontrada em comidas com amido (mandioca, batata, trigo, etc), e essa substância se forma de acordo com o tempo de aquecimento dessas comidas. E comidas fritas tem menos dessa substância do que as assadas (e o airfryer também entra nisso já que é assado) justamente porque o processo de fritura é muito mais rápido do que processo de assar.

E apesar de ter tanta desinformação colocando óleo como vilão e fritura como vilão como se fosse a pior coisa do mundo, também não é realmente assim como dizem. Alguns óleos fazem mal sim (muitos restaurantes/padarias/lanchonetes nem usam óleo, usam gordura vegetal, que é um lixo, diga-se de passagem, e às vezes óleo de algodão, que antes de ser filtrado é até tóxico, e até uns tempos atrás ainda sobravam vestígios tóxicos no óleo), assim como óleo velho faz mal (a oxidação do óleo é a principal causa de formação das substâncias nocivas dele) e, denovo, óleo velho é comum em padarias e restaurantes. Mas se você está fritando as coisas em casa, pode usar um óleo de qualidade, e não se preocupar com nenhum problema de saúde relacionado a isso (como óleo de arroz ou de canola por exemplo).

É uma confusão comum as pessoas acharem que porque uma certa gordura faz mal, ou algum componente dela faz mal se for em excesso, todos os tipos de gorduras e óleos fazem mal, mas isso não é verdade, cada um tem uma composição e propriedades diferentes. E tudo em excesso faz mal, até mesmo água pode chegar a matar se tomar muito de uma vez, ou algumas míseras gramas de sal.

Quanto a grill ou coisas fritas em bem pouco óleo, podem ser piores ainda nesse quesito se forem do tipo que fica aqueles lugares mais "torrados", já que comida quando queima também cria substâncias tóxicas.

Claro, tem as pessoas que não processam óleo direito por algum problema de saúde (minha mãe tem isso, a vesícula dela não funciona direito, que é o órgão que ajuda no processamento de gorduras no corpo), e coisas fritas ainda vão ter mais calorias por causa do próprio óleo, então fazer algo assado ainda pode ser melhor pra algumas pessoas se quer perder peso e etc, ou até mesmo as pessoas que simplesmente acham o gosto melhor, mas isso não tem nada a ver com o óleo "fazer mal". Tem até algumas pesquisas com alguns óleos que contradizem muitas das coisas que dizem em que óleos/gorduras são vilões, como algumas vilas mais isoladas que consomem óleo de coco aos montes, e não tem quase nenhum problema de coração e afins, especialmente em comparação a outros grupos. Nem toda gordura é igual e o que muito nutricionista parece esquecer é que o nosso corpo precisa de diferentes tipos de gordura pra funcionar direito, logo não é toda gordura que vai fazer mal, algumas são até necessárias diariamente, mesmo porque é um tipo de substância presente em todos os alimentos. O tipo de gordura é que eu importa, não só se tem muita ou pouca gordura.

Por exemplo, existe até mesmo tipos de óleos que REDUZEM o seu nível de colesterol invez de aumentar. O óleo de arroz é um deles que conseguiu aumentar o HDL e reduzir 62% do LDL em ratos. O óleo de arroz é o óleo mais resistente a oxidação também, podendo ser esquentado por horas a uma temperatura maior que 250ºC sem sofrer quase nenhum perda de oxidativa (e por experiência própria posso dizer que esse óleo dura muito masi que qualquer outro óleo que já testei, toda sujeira que ele pega vem da comida e não da oxidação natural dele, filtrando com filtro de café consigo fazer ele durar mais de uma semana com alta performance, sempre crocante e sequinho). E pra completar, ainda tem bastante vitamina E (mais que os outros óleos), quase não tem cheiro (o que significa que seu cabelo não fica fedendo Very Happy), não deixa gosto na comida, e a comida ainda absorve 20% menos óleo por causa do tamanho das moléculas, o que significa que fica mais sequinha e crocante.

Único problema é distribuição, é dificil de encontrar essa coisa aqui em floripa >.< Só alguns supermercados tem e geralmente os mais careiros, aí fica coisa de 5 reais por uma garrafa de óleo, ainda mais barato que o de canola que é considerado premium que aqui vendem a 7-8 (e fede pra burro). Felizmente, parece que a empresa que faz quer abrir uma loja online pra vender os produtos deles, ainda to esperando pra ver se vão vender o óleo lá, aí é só comprar bastante e deixar guardado Razz Mas se você mora perto de centros urbanos com certeza vai achar relativamente fácil, se não em supermercado essas lojas naturebas de oleos e plantas deve ter algo a  respeito.

Agora um dos tipos de gordura que eu concordo que todo mundo deveria evitar, e ainda é algo que usam aos montes em tudo quanto é coisa na indústria alimentícia, ainda fazendo a comida ficar ruim (é o que deixa chocolate barato com gosto de cera por exemplo), é gordura vegetal. É uma praga, usam isso em tudo quanto é coisa por ser barato, doces, salgados, caldo de galinha, sorvete, preparos prontos, e por aí vai, deixando quase todas essas coisas com qualidade inferior e/ou gosto pior, e realmente não é saudável. E nisso, infelizmente, quase ninguém reclama, e continuam usando em tudo sem dar a mínima pra qualidade.
shunt
shunt
Médio
Médio
Masculino Aquário
Número de Mensagens : 1497
Reputação : 92
Idade : 38
Data de inscrição : 10/12/2008
Localização : Niterói - RJ

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

16/7/2014, 23:41
Eu queria aquela máquina que frita sem usar óleo que eles anunciam na polishop, será que funciona mesmo?

@topic: vale a pena ter um mixer  Viono!!!


Última edição por shunt em 16/7/2014, 23:44, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Menos flud)
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

16/7/2014, 23:42
Lê o tópico, seu flooder Viono!!!
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 00:03
Ahahaha eu tenho uma, e falo que funciona.

A outra não tem uma, e fala que não funciona através de experimentos científicos.

Vai no que vc achar melhor hahahah
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 00:24
Eu me baseio evidência empírica (como o pastel) E o fato de que centenas de outras pessoas que também tem uma concordam que fica igual assado Razz (ou será que todas elas estão erradas também?)
Nady
Nady
Médio
Médio
Feminino Gémeos
Número de Mensagens : 1255
Reputação : 14
Idade : 33
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Rio

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 11:02
Bem.. Se eu vi em primeira pessoa, com evidência empíricas de fato (afinal, eu mesma preparo e como), então prefiro achar que elas tão equivocadas do que eu estou louca. hahahah
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 16:20
Não necessariamente. Como disse ali em cima, pessoas diferentes tem paladares diferentes, isso é bem variável, alguns são mais sensíveis, outros não. Algumas pessoas notam a diferença, outras não. Não significa que nenhuma das duas esteja errada no que ache, mas isso também prova que a diferença está lá, só não são todos que notam.

Dizer que as centenas (talvez até mesmo milhares) de pessoas que notam a diferença estão erradas só porque você não nota é maluquice xD

E de novo, como os métodos são diferentes não são todas as comidas que ficam parecidas com fritura, algumas ficam, algumas não, e sempre é só parecido, nunca a mesma coisa. A qualidade fica alta? Pode ficar, mas a experiência de comer algo frito e algo assado não é a mesma coisa, um não substitui o outro.
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 19:14
bem, é sempre assim, sempre tem um q fala q ela funciona e outro q fala q não xD
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

18/7/2014, 19:31
Por isso ter uma explicação científica é que faz toda diferença, é imparcial e mostra como as coisas realmente funcionam Razz

E pra quem ainda tiver interesse em assar as coisas assim, seria bom considerar a opção de comprar um forno de convecção de verdade. Dei uma olhada e eles tão uns 50-100 dólares nos EUA, deve ser barato aqui também. (e se não for, abaixo de 100 dólares não paga taxa de importação Very Happy). Alguns vem até com espetos que conseguem girar aves inteiras, o que significa que dá de fazer outras coisas grandes como bolos e ceias. Um dos principais problemas do Air Fryer é o espaço pequeno pelo preço dele.

Por essa mesma faixa de preço também tem mini fornos de infravermelho tipo esse (também com espaço prum frango, mas não giram, só tem ventilador e o infravermelho). Mas não sei direito como se compara a coisas fritas, tem muito menos informação pra dizer direito. Mas eu vi que as pessoas fazem batatas nele também, entre outras coisas normalmente fritas. E o bom é que, além de preparar tudo muito mais rápido que um forno normal, especialmente carnes e verduras ficam bem mais suculentas. E apesar da aparência pequena, são bem grandinhos sim, cabe até pizzas menores dentro.
Conteúdo patrocinado

UTILIDADES DA COZINHA Empty Re: UTILIDADES DA COZINHA

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos