Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Tiago Franck
Tiago Franck
Esforçado
Esforçado
Masculino Virgem
Número de Mensagens : 712
Reputação : 11
Idade : 35
Data de inscrição : 22/10/2008
Localização : Porto Alegre - RS

A Arte de não falar! Empty A Arte de não falar!

12/7/2011, 23:13
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Peça de teatro que escrevi zilhões de anos atrás, me disseram que ela fica mais engraçada se me imaginar como o protagonista, não sei pq, enfim....divirtam-se x)



A ARTE DE NÃO FALAR

Tiago(Franck) Custódio Franco


ATO 1 – INTRODUÇÃO
Antes de abrirem as cortinas, o protagonista sai debaixo delas e começa a falar.
FIGURINO- Roupas comuns e casuais.

PROTAGONISTA- Aaaah, sejam bem vindos ao meu espetáculo!
O protagonista olha discretamente para atrás da cortina, como se estivesse falando com alguém.
PRT.(cochichando) – Eu sei, eu sei, foi muito clichê, acha que eles vão engolir? O quê? Ah, tá bom! tá bom! Vou falar...
O protagonista dá um leve sorriso para a platéia e retoma a fala
PRT.- Como eu ia dizendo, sejam bem vindos! Aqui nesse show vocês terão uma grande aula! Irão aprender a como NÃO falar! Mas como assim vocês me perguntam? Heh...isso é muito simples! Nessa peça vocês vão aprender a como NÃO falar com as pessoas e como NÃO ter um bom relacionamento!
O protagonista desce do palco e começa a interagir um pouco com a platéia
PRT.- Você por exemplo, aposto que você sabe como não falar não é? E quem é essa outra moça aí? Aaaah, então você sabe falar não é? Safaaaaado....
Depois de provocar um pouco a platéia, o protagonista volta pro palco e dá as palavras finais do ato.
PRT.- Então vamos começar! E uma coisa eu vos digo, para NÃO falar, seja você mesmo cara!
Fim do ato 1

ATO 2 – A INSUSTENTÁVEL FALTA DE ASSUNTO
CENÁRIO:Uma praça, árvores por perto, panorama de cidade ao fundo e o elemento principal: um banco.
PERSONAGENS: O protagonista e a Garota
FIGURINO: Roupas casuais, simplistas.


O protagonista se põe na frente do cenário e começa a falar.

PRT.- Vejam só! Temos aqui um cenário bastante clichê! Um amável banco de praça! Que surpresas teremos aqui?
A garota entra em cena e senta no banco, está admirando a paisagem tranqüilamente, O Protagonista olha para a platéia confiante.
PRT.- Uma garota,guria,menina,moça,mulher,broto,cocota,mina,muié,china, senhorita e....ah vocês entenderam! Agora eu vou lá!
O protagonista vai até o banco e senta-se perto da garota e começa a observá-la com cara de idiota.
A garota vira-se para ele e pergunta...

GAROTA- Perdeu alguma coisa?
PRT.- Não! É que eu...er...oi!
GAROTA- Idiota....
A garota levanta-se e vai embora, deixando o protagonista desconcertado.
O protagonista vira-se para a platéia e aconselha.

PRT.- Prestem atenção, nunca olhem demais para uma mulher sem que ela saiba! Agora vamos tentar de novo!
A garota volta em cena, senta-se e o protagonista puxa uma conversa...
PRT.-Oi! Qual seu nome garota?
GAROTA- Ah, eu me chamo “Garota” e o você?
PRT.- Que nome interessante! Eu me chamo “Protagonista”! você trabalha?
GAROTA- Ah, não, e você?
PRT.- Ah, eu sou um ator sabe? Fico aqui falando bobagem pra um monte de idiota assistir, e ficar rindo disso!
GAROTA- Nossa! Legal!
PRT.- É...legal...
Um considerável tempo se passa com o protagonista olhando para a garota com uma cara de bobo alegre
Ouve-se uma onomatopéia de grilos.
O protagonista toma ar e tenta puxar um novo assunto.

PRT.- Hã...sabe aquele papel higiênico perfumado?
GAROTA- O quê?
PRT.- É, eles mesmo! Qual a utilidade deles afinal? Por acaso alguém vai sentir o perfume deles que se limparem? Eu realmente acho que foi uma invenção inútil! Não acha?
GAROTA- Você é doente! Seu ridículo!
A garota levanta-se indignada e vai embora
O protagonista fica com cara de idiota novamente, ele olha para a platéia e fala
PRT.- Lembrem-se, papel higiênico perfumado é uma péssima escolha para quebrar o gelo!
Fim do ato 2

ATO 3 – GESTICULANDO E NÃO FALANDO
CENÁRIO – Um clube, danceteria, qualquer coisa que toque música e seja atual
PERSONAGENS- O protagonista, Uma Clubber, E o segurança
FIGURINO – Roupas típicas de festa, chamativas e coloridas, e o segurança usa um smoking formal


O protagonista está dançando descoordenadamente ao som de alguma música qualquer, ele prepara-se para explicar esse ato
PRT.-É claro que nessa peça sobre a arte de não falar, temos que ter um ato mostrando como gesticular! Gestos falam mais do que palavras, com um gesto você pode conquistar ou irritar alguém!
A clubber aparece no outro extremo do cenário dançando e solta uma discreta piscadela para o protagonista
O protagonista nota e animado anuncia à platéia
PRT.-Prestem atenção como se faz! Ou não se faz!
O protagonista retribui a piscadela
A clubber manda um beijo para o protagonista
O protagonista gesticula como se pegasse o beijo com a mão e a lambe achando que o faz de uma forma sexy
A clubber enoja-se um pouco
O protagonista começa a piscar e rebolar
A clubber recua mais um pouco
O Protagonista começa a se aproximar da clubber com uma cara sádica e feliz, fazendo o clássico movimento de “Puxar corda” comum dos mímicos
A Clubber já assustada cutuca vira o rosto e aparenta ter gritado algo e sai de cena
O Protagonista a essa altura já deve estar perto da parte do palco em que a clubber orinalmente estava e parece confuso
Então aparece o segurança e aponta para o outro lado, o mandando sair
O Protagonista acha que ele é homossexual então para deixar claro que ele não está a fim dele faz um gesto bastente obsceno:
Com o dedo do meio de uma mão e a outra mão em forma de rosca, ele enfia o dedo nessa rosca e em seguida faz o sinal de “não” para o segurança
O Segurança furioso pega o protagonista e o carrega fora de cena, depois dos dois saírem de cena o protagonista grita:

PRT.- Peraí! Eu não sou gay!!!!
Fim do Ato 3

ATO 4 – ENROLAR É PARECER INTELIGENTE
CENÁRIO: Uma cafeteria clássica, como as de paris, o elemento importante desse cenário é uma mesa redonda com duas cadeiras e xícaras
PERSONAGENS: O protagonista e a Cult
FIGURINO: Roupas pretas, óculos redondos e uma boina

Antes de abrirem as cortinas, o protagonista aparece e faz um esclarecimento
[/i]PRT.- Antes de mais nada quero esclarecer que o que aconteceu no ato 3, fica no ato 3....[i]
Depois de breves instantes a cortina abre, a cult já está sentada em uma das cadeiras, com cara de entediada e o protagonista prepara-se para apresentar.

PRT.- Ah, essa lição é valiosa! Na arte de não falar, devemos enrolar muito, mas muito mesmo! E assim você pode parecer mais inteligente do que é! Observem!
O Protagonista senta-se junto da cult e com uma cara desinteressada começa a falar...
PRT.- Olá, entediada com a vida? A vida é um longo e extenso caminho, não acha?
CULT- É, fico pensando na vida, na efemeridade do tempo, tal qual os textos de Fernando pessoa...
PRT.- Sim, tudo é efêmero, a efemeridade é tudo! Tudo!
CULT- Existe uma música falando da volatilidade do tempo, é de uma banda sueca underground, você conhece?
PRT.- É claro que conheço, eles fazem músicas sobre o tempo, a volatilidade do tempo, o tempo é volátil, é efêmero, Fernando pessoa que disse....
CULT- Peraí, você sabe mesmo de que banda eu tou falando? A Evil Skit?
PRT.- Claro, a Evil Skit! Adoro as músicas sobre a volatilidade do tempo, eu acho que esses caras se basearam nas obras de Fernando Pessoa para as músicas deles!
CULT- Você sabe que a tradução do nome é “Merda maligna” correto?
PRT.- Claro que sei! E a merda, a merda maligna, sabe...combina com ......o Fernando pessoa, que fala da volatilidade do tempo e que é efêmera, que nem a merda....que hã.....é merda sabe, e maligna, que nem o tempo que o Fernando pessoa fala que é efêmero...
CULT- Sabe, você tá me enrolando...
PRT.- Eu? É mentira! É que o tempo é uma merda, a efemeridade é maligna e o ferando pessoa é da Suécia...
CULT- Idiota....
A cult vai embora indignada deixando o protagonista enrolado em suas idéias
O protagonista olha para a platéia e diz...

PRT.-.........Merda.
Fim do ato 4

ATO 5 – VIRTUALMENTE FALANDO...
CENÁRIO- Um quarto, uma escrivaninha com um computador e uma cadeira giratória
PERSONAGENS- O protagonista e uma voz feminina, e uma surpresa no final.
FIGURINO- O protagonista está de pijamas e pantufas.

O protagonista entra em cena, senta-se na sua cadeira e gira-se para a platéia
[/i]PRT,- Ah...doce internet, aonde mais você pode esconder todos os seus defeitos terríveis e fazer de conta que é um garanhão?
[i]Um apito vem do Pc

PRT.- A-há! Alguém entrou no chat! Agora vejam como Agir, ou não agir, em um chat virtual!
O protagonista olha para a tela do pc, fica um pouco pensativo e conclui
PRT.- Vou fazer o tipo carente! As mulheres adoram um cara sensível!
O protagonista começa a digitar, e a falar o que está digitando para a platéia.
PRT.- Oi, eu sou uma pessoa em busca do meu par ideal, eu sou amoroso, sincero, bonito, carente e espero que você possa ser minha pessoa especial, o que acha?
A voz feminina representa a resposta da usuária
VOZ- Eu acho que você é viado! Sai pra lá que eu quero é um homem de verdade!
O protagonista fica sem graça e olha para o monitor atônito por uns momentos
PRT.- Não se fazem mais mulheres virtuais como antigamente...
Novo sinal
PRT.- Mais uma! Vamos apelar para o sexo virtual!
“E aí gatinha? Tá a fim de um sexo virtual bem gostoso?”
VOZ- Hmmm...o que tá vestindo?
PRT.- Ah, um pijama e pantufas...
VOZ- Credo, você é viado?
Novo desconcerto
PRT.-Regra número 1...NUNCA fale a verdade nesse chats....
Novo sinal
PRT.-Ah, mais uma, agora eu vou fazer um perfil completo!
Oi, eu sou loiro de olhos azuis, alto, lindo e quero uma companheira, e aí, tá a fim?
VOZ- Hmmmm, que interessante, eu quero sim! Sou muito gostosa e estou indo aí te buscar gato!!
O protagonista olha para a platéia e comemora
[/i]PRT.-Viram só? Eu faturei! E foi só mentir! Afinal todo mundo mente nessas bobagens, e funciona! Funciona!
[i]Enquanto o protagonista comemora, a “surpresa” entra, um homem vestido de mulher.
SURPRESA- Vamos lá gatinho?
A surpresa coloca a mão no ombro do protagonista, que ao se virar toma um susto
PRT.- Hã...puta que pariu! Todo mundo mente nesses chats MESMO!
Fim do Ato 5

ATO 6- FRASES QUE VÃO MACHUCAR

CENÁRIO: Uma cidade qualquer, tendo como parte principal um ponto de ônibus
PERSONAGENS: Protagonista e uma mulher
FIGURINO: Roupas urbanas, Mas o protagonista está com um estilo mais...malandro.

A mulher já está posta no ponto, o protagonista se aproxima do outro lado e antes conversa com a platéia.

PRT.- Agora vou mostrar o que acontece quando você fala as frases erradas na hora errada, fechem os olhos!
O protagonista chega perto da mulher e fala

PRT.- Oi! Posso te tocar?
A mulher dá um tapa no protagonista
Depois de se recompor, ele diz mais outra frase

PRT.- Oi! Tu é gostosa hein? Vamos transar?
A mesma cena se repete
PRT.- Oi! Já é ou já era?
A mesma cena se repete
PRT.- Oi! Você cospe ou engole?
A mesma cena se repete
PRT.-Oi! Qual seu nome? Qual sua idade? Qual sua posição favorita?
A mesma cena se repete
O protagonista já está cansado de apanhar e meio agonizante fala novamente
PRT.- Ai, ai...chega...
Novo tapa
PRT.- O que foi? Eu falei algo errado agora? E se eu falar PUDIM? O que você faz? PUDIM! PUDIM!
MULHER- TARADO!
A mulher dá um chute no saco do protagonista que cai agonizante no chão
]PRT.-Acaba o ato! Acaba o ato! E chama um méééééédico....
Fim do ato 6

ATO 7 – O GESTO FINAL

CENÁRIO- Não há cenário, apenas um banquinho
PERSONAGENS – Protagonista e uma Garota
FIGURINO- Roupas comuns, como no primeiro ato

O protagonista está com uma bolsa de gelo nas partes íntimas devido ao ato anterior...
PRT.- Aaaaaah, que alívio!
O protagonista olha para a platéia, joga o saco fora e começa a falar
[/i]PRT.- Bem, nosso espetáculo está chegando ao final, e agora você sabe tudo que você NÃO deve fazer!
Espero que você cometa todos esses erros e aprenda com eles, ou não!
Mas por fim, uma última lição!
[i]A garota entra em cena, o protagonista se levanta, tira uma flor de algum lugar e oferece para a garota, que fica feliz.
PRT.-Simplicidade é tudo!
A Garota dá um tapa no protagonista
PRT.- Ou não! Até mais pessoal!
Fim do Ato 7
Sonic-sama
Sonic-sama
Esforçado
Esforçado
Masculino Áries
Número de Mensagens : 719
Reputação : 6
Idade : 37
Data de inscrição : 12/07/2011
Localização : Londrina-PR

A Arte de não falar! Empty Re: A Arte de não falar!

12/7/2011, 23:28
AHuhauhaauh, poxa, você leva jeito pra estas coisas. Seria quase um stand-up comedy bem interessante! =)

Faça um Revival dos topicos mais legais das antigas quando puder!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos