Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Bloo
Bloo
Esforçado
Esforçado
Feminino Escorpião
Número de Mensagens : 584
Reputação : 5
Idade : 29
Data de inscrição : 21/03/2012
Localização : Cascavel, PR

Música, oras! Empty Música, oras!

6/2/2013, 19:52
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
“Só tem-se uma ideia de quando começou, no período paleolítico, talvez? Não se sabe mesmo. Ainda assim, como ou por quais motivos, dá pra se imaginar...
...A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.”


Esse foi um dos poucos consensos a que se chegaram depois de tanto observar essa arte. Mas todos sabemos que música é bem mais que isso. Complexa de se definir, porém totalmente simples na prática. Música educa, disciplina, alimenta a alma, a mente, inspira e entretém. E se você não concorda é um grande boboca. u.ú

Bom, eu de verdade não fazia ideia de como começar essa coluna, o povo daqui é diferente das pessoas normais. e.e


Então acho que começar perguntando é uma boa. Como vocês encaram a música? Qual tipo mais atrai vocês? E quanto ao funk as que vocês não gostam, qual o motivo?

No meu caso, o que foi dito até agora, não representa nem metade do que a música é pra mim, por que eu realmente gosto. E se não fosse pelas letras de certos ritmos aí, eu poderia afirmar que gosto mesmo de todos os estilos musicais. Mas acho que todos é muito, não? Nem com uma vida de pesquisa eu poderia afirmar algo assim... Mas dá pra se ter uma ideia, pra começar.

Então é isso, a minha proposta pra começar essa coluna será trazer um ritmo por semana, uma cultura de cada vez, por que é isso que a música representa. Não esquecendo é claro dos acompanhamentos, todos os elementos que envolvem música, eu tentarei falar de um pouquinho de cada.

Uma mera apresentação seria chata, então ainda estou pensando em como fazer. e.e
Nesse caso, vejam e acompanhem, E comentem. Façam da tia Bloo uma pessoa feliz. Very Happy


Última edição por Bloo em 13/2/2013, 23:20, editado 1 vez(es)
Shinobu
Shinobu
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 1258
Reputação : 18
Data de inscrição : 23/10/2012

Música, oras! Empty Re: Música, oras!

8/2/2013, 13:07
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Acho dificil encontrar alguém que não goste de musica. Eu, particularmente, sou viciada. Não posso passar um dia inteiro sem ouvir uma musica que fico mal humorada. As vezes estou mal humorada e não sei o porque, mas quando eu boto uma musiquinha, relaxo automaticamente. E aí varia: se estou com raiva, ouço musicas mais pesadas, se estou de boa na lagoa vario os estilos musicais. Que, a proposito, são realmente variados. Só tenho relutância com musicas instrumentais... com musicas classicas. Sei lá. Preciso estar de MUITO bom humor pra gostar! Mas o meu professor de historia, o Axelle, do cursinho me aprsentou o Yanni e eu apaixonei. Fiquei surpresa de ver o som que esses instrumentos "mais classicos" emitiam. É disso que gosto! Acho que sou muito agitada e por isso não tenho muita paciência com musica tranquilinha.

Minha parte favorita esta a partir de 25:23. É o final de uma musica, depois entra uma das minhas favoritas. Ah! Show de bola. Nem acredito que vieram aqui ano passado e eu não fiquei sabendo!


Mas, enfim, continuando. Eu ja curti alguns funks (mas nada daqueles depravados, eram sempre os "romanticos"), axé, sertanejo, pagode (era pagodeira de carteirinha! hahahahaha). Mas ao mesmo tempo ouvia pop, rock, e tudo quanto mais não sei definir. Sou péssiam com essa parada de estilo musical. Acho que da pra perceber um pouco mais a variedade nos topicos em que posto musicas e talz. Isso tem muita influencia com o meio. Meu pai é do sertanejo, meus irmãos me influenciaram em todos os estilos que não foram citados... são 3. Então peguei um pouco de cada e ao mesmo tempo temos gostos parecidos. Hoje continuo escutando um pouco de cada. O pagode infelizmente ficou tão vulgarizado quanto o funk e o sertanejo também. Essas musicas quando ouço são as antigas.

Ouço musicas infantis: literalmente infantis como "galinha pintadinha", "borboletinha", musicas que eram cantadas em novelas como Chiquititas, Cumplices de um Resgate. Escuto alguns raps. Ih! Acho que em estão musical eu gosto de um pouco de cada mesmo e para ouvi-las depende do momento!

Você ficou com um ótimo assunto dos que foram colocados na coluna, Bloo. *-*
Bloo
Bloo
Esforçado
Esforçado
Feminino Escorpião
Número de Mensagens : 584
Reputação : 5
Idade : 29
Data de inscrição : 21/03/2012
Localização : Cascavel, PR

Música, oras! Empty Re: Música, oras!

13/2/2013, 22:44
Estamos no mesmo barco, Shinobu Smile
E concordo com vc, o tema mais lindo é o meu, bjs -qqqq
mas tá...

Traga um cobertor, sirva-se com uma xícara de café, duas ou três, não tem problema, não.
Puxe uma cadeira ou sente no chão. Vou lhes contar um causo....


Que tal um Exemplo de Humildade?!


haha. Sem lições de moral. Não dá minha parte pelo menos...

Eu me refiro a Moda de Viola!


Como vocês já devem saber, esse é um dos mais conhecidos estilos de música caipira. Do norte ao sul do mundo Brasil, existem composições desse tipo. Apesar de terem suas diferenças, obviamente. Uma delas, está na composição... A música do nordeste, repleta de repentes, não teria uma moda diferente, as quais costumavam ser todas de improviso, ao mesmo tempo que nas regiões sul, sudoeste e centroeste, elas eram escritas com antecedência.
Lá pela década de 1920, se eu não me engano, as modas de viola começaram a ficar pop Brasil a fora, a partir daí, começaram a surgir obras e obras neste estilo.

Musicalmente falando, ela é composta de solos de viola e versos extensos, permeados por refrões, com um longo conteúdo que narra eventos de natureza histórica, assim como fatos de destaque que ocorrem nos grupos que produzem estas modas. Sim, eles usavam as modas para falar sobre a vida, contar causos, histórias de vida e de morte, ou mesmo só histórias.

O mais legal está na forma com que eles criam e cantam as modas: geralmente em duplas tocando violas e então, por convenção, fazem uma métrica de sete sílabas, conhecida como redondilha maior, dando lugar mais raramente às redondilhas menores, de cinco sílabas. As estrofes mais comuns são a sextilha, a oitava e a quadra, eventualmente a décima.

Não vou me estender muito, pois meu objetivo é só o de apresentar, se aprofundar em algo ou não, depende de vocês... Mas de dica ficam uns nomes bem famosos no gênero: Tonico e Tinoco, Raul Torres e Florêncio, Pena Branca e Xavantinho, Tião Carreiro e Pardinho, dentre tantos e tantos outros...

Pra eu que aprendo com o erro dos outros, é sempre algo bom ouvir esse tipo de música, de uma forma ou de outra sempre tem uma mensagem legal na música. Ainda que seja só uma história, é legal ouvir contada dessa forma. Mas como na minha família ninguém nunca foi muito chegado das violas, eu realmente não tenho isso na minha cultura, conheço bem pouco. e.e

E quanto a vocês, o que acham das modas de viola? Tem alguma que realmente gostam de ouvir? Se quiserem lincar as músicas fiquem a vontade, eu conheço algumas, mas não vou por aqui pra não floodar. xD

____
mais info:
Link1
Link2
Uma lista beem grande
Conteúdo patrocinado

Música, oras! Empty Re: Música, oras!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos