Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Música das proteínas Empty Música das proteínas

4/2/2014, 17:45
Bom, como havia dito no tópico de Hobby, acabei criando interesse em jardinagem por causa do meu interesse em culinária (e um pouco de querer fazer um bom jardim um dia), e pesquisando sobre o assunto, encontrei isso sobre as músicas de proteína. Não acho que muita gente aqui tenha interesse em jardinagem, mas acho que essas coisas mais "desconhecidas" sobre o tema são interessantes mesmo assim.

Pois bem, sempre houve esse mito de que música/falar com suas plantas ajudava, que talvez alguns de vocês já até ouviram falar, e isso já foi até mesmo testado pelos mythbusters, com resultados positivos. Um outro mito mais desconhecido por ser algo entre fazendeiros é também que tocar mozart (ou beethoven, ou ambos, não me lembro) pras vacas faz elas produzirem mais leite, e que até tem algumas rádios que tocavam isso pra eles deixarem no celeiro.

Houveram vários testes feitos sobre isso com músicas normais, todos que mostravam que tinha algum efeito, como por exemplo uma mulher que deixava o rádio ligado na estufa, algumas músicas as plantas tentavam crescer pra longe, ou até mesmo começavam a morrer, outras elas tentavam crescer pra direção do rádio e mais que o normal.

Mas que sentido isso faz, e como isso funciona?

Basicamente, cada molécula das proteínas reage com notas ressonando nelas, e cada nota tem uma onda diferente. Então dependendo da combinação de notas, você pode tanto estimular quanto desestimular uma proteína num ser vivo. No caso de músicas feitas pra nós ouvirmos, a exposição tem que ser muito maior, ou até constante, porque as notas que estimulam/desestimulam alguma proteína estão espalhadas, ou só em um pedaço da música, por pura sorte. As músicas (ou combinação de notas) feitas especificamente pra cada proteína chamam de "música da proteína", que por ser bem específica, só precisa ser tocada por segundos ou alguns meros minutos pra ter um efeito grande.

O jeito que isso de fato afeta as plantas depende de qual proteína você estimula/desestimula. Você pode por exemplo estimular a proteína responsável pelo crescimento, ou nutrientes, ou a que faz ela ter mais resistência, e desestimular as que produzem substâncias tóxicas e afins.

Um dos exemplos de um tomateiro que foi estimulado pra crescer e ter resistência a seca, e outro que não foi, os dois receberam a mesma quantidade de água, etc:
(Tinha uma foto melhor, mas esse teste é um pouco antigo, de uns 20-30 anos atrás, não consegui achar)
Música das proteínas 348163Música das proteínas 2580855

Folhas de rosas, afetada por crescimento:
Música das proteínas 9950618Música das proteínas 5511533

Beterrabas tratadas com um ultrasom que está à venda hoje.
Música das proteínas 8416721

Então como podem ver, o efeito não é pequeno. Há muitas possibilidades pro uso disso em várias áreas, criando plantas resistentes à seca onde há pouca água (acho que isso chegou a acontecer com o experimento dos tomates, não tenho certeza), à encharcamento, fazendo elas crescerem mais, serem mais resistentes a pragas, terem mais nutrientes, serem mais gostosas, bonitas, grandes, não deixar o mato crescer, inibir vírus - que em plantas são incuráveis - e isso só algumas das coisas de plantas, pro uso geral dessas músicas as possibilidades são infinitas, já até testaram o uso pra reduzir carbono em áreas urbanas que tem demais (fazendo com que algumas plantas absorvam muito mais que o normal), e muitas e muitas outras coisas podem ser feitas.

Porque isso não é usado então?

Imagino que mesmo vocês que estão lendo agora devem achar isso muito estranho, e isso deve ser a reação geral das pessoas quanto a isso, música pras plantas parece algo muito "absurdo" pra fazer sentido, ou coisa de maluco, imagino que muitas pessoas deixem isso de lado mesmo que leiam em algum lugar que isso funcione, até elas verem a prova disso ou isso se espalhar o suficiente pra se tornar comum. Outro motivo é que isso é relativamente recente. O rádio já não é muito antigo pra começar. O francês (Joel Sternheimer) que criou as músicas específicas pra proteínas e descobriu como tudo isso funciona ainda está vivo hoje, e ainda fazendo mais pesquisas. Outro motivo é que algumas dessas músicas podem ser ou são perigosas, por exemplo, houve um caso de uma das pessoas conhecida do Joel que estava usando algumas músicas pra problemas simples de saúde como dor de cabeça ou queimaduras, e uma delas, ouvida apenas duas vezes, fez ele sangrar pelos intestinos por 3 dias.

Mas isso não significa que isso seja conhecimento "esquecido", na europa já há várias fazendas de vinho (os fazendeiros de vinho sempre tem um padrão de qualidade muito mais alto, também estavam envolvidos na criação de uma outra coisa que vou falar noutro tópico) usando auto falantes nas suas vinícolas, e os vizinhos vão vendo que funciona e cada vez mais deles usam. Há uma empresa que vende auto falantes com as músicas também.

Além das plantas


Como o nome diz, é música das proteínas, não das plantas, então significa que ela afeta qualquer ser vivo. Houve um teste por exemplo que estimulava os fungos do pão pra ele crescer mais rápido, e segundo o teste, também ficou mais gostoso. E o caso dos fazendeiros e as vacas, a proteína estimulada pelas músicas era a responsável por produzir leite. Também parece que há pesquisas sobre terapia pra tratar doenças com isso, usando a forma da melodia que desestimula a proteína das doenças/vírus. Só que o problema disso é que um corpo animal é muito mais complexo que uma planta, há muitas coisas envolvidas então o risco de testar isso é maior, pois pode acabar tendo algum efeito indesejado. Mesmo as músicas pra plantas recomendam que usem em lugares onde nenhum humano ou muitos animais ouçam, pra não acabar afetando eles de alguma forma.

Mas isso também significa que mesmo as músicas que ouvimos todos os dias podem ter algum efeito mesmo que pequeno sobre nós, apesar de que provavelmente pesquisas sobre isso ainda estão muito longe.
Então, a próxima vez que vocês verem alguém fazendo um comentário sobre se sentir de alguma forma melhor/pior por causa de ouvir muito uma música, ou isso aocntecer com você mesmo, quem sabe seja algum efeito além do emocional! Eu me pergunto se não existem muitas músicas com efeito negativo por aí que as pessoas ouvem demais.

Também há algumas especulações de que algumas músicas possam ter sido criadas inconscientemente com algum efeito que a pessoa precisava pra si e outras situações similares, mas aí já não é nada comprovado e precisaria de muita pesquisa pra mostrar algum resultado confiável.

É algo que eu ainda vou testar e usar na minha futura estufa, quando tiver resultados meus quem sabe eu posto, mas ainda tenho que botar minhas mãos pelo menos nas notas pra cada coisa ou achar umas músicas "comuns" que tenham similaridades com algum efeito bom Razz

O vídeo do teste dos mythbusters, com legendas:


Algumas curiosidades/informação a mais pros que quiserem ler mais, se não me engano esses artigos são de uma revista japonesa traduzida, os japoneses sempre usam/descobrem essas coisas primeiro, é incrível que eu sempre ache relação com eles quando encontre essas coisas novas, quando não é algo inventado por eles mesmos:
Inglês
Link traduzido pelo google

Outro link, esse tem muito mais coisas:
Inglês
Link traduzido pelo google

Esse explica em mais detalhes como a música afeta as proteínas:
Inglês

Pra quem tiver curiosidade em ver como algumas são, algumas são bem longas, por a proteína ser complexa:
http://whozoo.org/mac/Music/samples.htm


Última edição por Jujucristine em 10/2/2014, 17:42, editado 10 vez(es)
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

4/2/2014, 18:25
De plantas e nas vacas não sabia XD Vi um episódio em Criminal Minds em que a personagem JJ coloca um fone na barriga para estimular o bebê... Não lembro pra que XD

E tem mães que deixam mesmo tocando músicas clássicas para deixar o bebê calmo. Bom, não deu pra ler os sites pq só sei ler em português mesmo =x

Realmente não tenho um jardim e espero que o seu dê certo. Tem como saber qual música estimula as proteínas específicas?
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

4/2/2014, 18:32
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Só vendo como que eles transcrevem as proteínas pra músicas ou vendo as notas de alguém que já fez isso mesmo, que é algo que eu ainda tenho que tentar achar. Senão só pedindo pro cara que faz elas mesmo, ou coletando informações espalhadas por aí e ir juntando pra ter pelo menos alguma base pra saber o que usar onde.

E coloquei links com o google tradutor no tópico agora então Razz

Mais tarde eu vejo se eu acho o vídeo dos mythbusters testando isso também.
Sakuragome
Sakuragome
Administrador
Administrador
Feminino Libra
Número de Mensagens : 5165
Reputação : 128
Idade : 38
Data de inscrição : 07/12/2008

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

4/2/2014, 19:30
Nunca que iria parar para analisar isso xD

Vai fazer suas experiências também né XD?

Bah! Eu dei aula de arte e.e" Na parte de música seria interessante mostrar isso para os alunos.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

4/2/2014, 19:35
Vou sim, só não sei ainda quando, muito provavelmente só depois que for pra londrina, aí eu mostro os resultados Razz

Seria interessante mesmo, ainda mais que essas coisas novas costumam demorar pra vir pro brasil.
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

4/2/2014, 20:14
Tb gosto de jardinagem, e acho isso mto interessante, só nunca testei.
O kobe beef é produzido assim tb. O animal escuta música clássica para relaxar os músculos, acompanhado de uma massagem e uma breja... XD~
imagino q se colocar um funk pancadão a planta murche ou morra...
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

5/2/2014, 10:52
Ruddy escreveu:Tb gosto de jardinagem, e acho isso mto interessante, só nunca testei.
O kobe beef é produzido assim tb. O animal escuta música clássica para relaxar os músculos, acompanhado de uma massagem e uma breja... XD~
imagino q se colocar um funk pancadão a planta murche ou morra...
Já tinha visto isso da massagem, não sabia que também colocavam música pra ele xD

Pior que é verdade, talvez até tenha algum efeito negativo no cérebro desses dito cujos que também ouvem o tempo todo. Algumas poucas músicas de proteína que consegui achar e ouvi tem mais melodia que esses funks hahaha (Olha, eu é que não vou querer ouvir a música da proteína de doenças! Só vi uma de um hormônio, as únicas que achei eram de um site que só tinha algumas humanas, bem longas)

Mas depois eu vejo se eu acho qual música que matou as plantas naquele teste xD

Edit:

Alguns outros usos possíveis dessas coisas:

Usar música pra se aquecer (se alguém quiser testar essa algum dia, não agora no verão né xD )
Música das proteínas PE6

Então tecnicamente, também deve dar pra usar uma pra emagrecer, já que gordura também é uma proteína Razz

E lendo denovo essas coisas, também achei um pedaço sobre algumas dessas "músicas modernas":

By the way, among melodies we hear often in these years, there is one - the so-called "trance" music - which contains a passage common to that of prion at its repeated portion and which may promote the synthesis of the prion.

E por falar nisso, entre as melodias que nós ouvimos frequentemente ultimamentem há uma - a tão chamada música "trance" - que contém uma passagem comum à do prion na sua parte que se repete e que pode promover a sintese do prion.

Prions são os principais suspeitos causadores de doenças como a da vaca louca, alzheimer, e outras. Realmente deveriam pesquisar mais essas músicas ou fazer uma database pros músicos checarem, se não tem essas merdas no meio das músicas deles.


Última edição por Jujucristine em 5/2/2014, 16:03, editado 1 vez(es)
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

10/2/2014, 17:41
Adicionei o vídeo dos mythbusters que eu tinha mencionado no primeiro post =)
Conteúdo patrocinado

Música das proteínas Empty Re: Música das proteínas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos