Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Senhor de pandorA
Senhor de pandorA
Iniciante
Iniciante
Masculino Touro
Número de Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 38
Data de inscrição : 03/11/2009
Localização : SP

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

17/2/2014, 23:29
Pessoal, vou passar uma receita muito simples de futomaki (aquele sushi mais gordinho).

A receita é dividida em 5 partes importantes (gohan, molho su, shari e como enrolar e cortar)

Para fazer o arroz:

1. Lave o arroz (4x) - o ideal é mergulhar o arroz na água e a mesma ficar transparente;
2. Utilize 2 xícaras de chá de arroz japonês (grão curto) e 1 xícara e meia a mais de água (3/5 de água)*;
3. Leve ao fogo (pode ser fogo alto) e quando a água evaporar (cheque o fundo da panela para verificar se não há muita água), desligue o fogo.
4. Tire cuidadosamente o arroz da panela e coloque-o em uma vasilha (para esfriar), cobrindo com um pano para que os grãos de cima não fiquem secos;
5. Pronto. O gohan tá pronto.

Para fazer o tempero do arroz (molho su):

1. Duas colher de sopa de açucar;
2. Duas colher de sopa de vinagre de arroz;
3. Uma colher de café de sal;
4. Misture até a solução ficar homogênea (os cristais do açucar e sal se diluirem).

Recheio do futomaki:

- Salmão cortado em finas fatias;
- Kani cortado em finas fatinas;
- E a mesma coisa para o pepino;

Fazer o Shari (arroz + tempero su):

É simples. Vá despejando o molho su sobre o arroz dentro da tigela. É importante que você não respire perto do molho (pois o cheiro é super forte).

Despeje paulatinamente e vá tirando o arroz do fundo da panela e colocando para cima, deixando bem misturado o arroz com o molho.

Como montar:

Agora vem a parte legal. Primeiramente pegue uma esteira (foto abaixo - tirada de site) e coloque a folha de alga (nori) de forma que a parte rugosa fique para cima:

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Shari2
Para colocar é arroz, lembre-se de sempre deixar um pote com água próximo de você, pois se você for pegar o arroz com a mão pouco úmida, certamente você vai fazer uma sujeira na cozinha. Deixe um pote próximo, molhe bem a mão e vá colocando o arroz paulatinamente no nori, espalhando o arroz com cuidado.

O segredo é deixar a borda superior do nori com uns 2cm sem arroz (pois é aí que você vai "fechar" o futomaki).

Depois de colocar o arroz, coloque o recheio, dê um espaço de 1cm na parte inferior do futomaki e coloque o recheio (fatias finas de sushi, kani e pepino) e adicione cream cheese (ou maionese - mas é bem melhor cream cheese!).

Depois, certifique que a folha está alinhada com a esteira e faça uma 'onda fechada' onde está o recheio. Depois disso continue a enrolar, sempre forçando e apertando o sushi (apertando de leve).

Depois, ao final, pegue o rolinho que foi feito e pressione com a esteira, assim garantindo a consistência do futomaki.

Para cortar é fácil (se for de menor, peça para seus pais). Pegue uma faca afiada e molhe-a na água. Depois faça cortes únicos (sem serrar) e vá separando cada pedaço do futomaki.

Ao final deve sair isso:
Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Ouxh
*ps: esses da foto só fiz com salmão e deu para fazer alguns hossomakis (o sushi pequeno). A medida que mencionei acima deu para fazer todos esses.

Caso alguém se interesse, posso gravar um vídeo explicando melhor.


Última edição por Senhor de pandorA em 18/2/2014, 01:13, editado 1 vez(es)
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:07
mto legal, fiz esses na faculdade, no começo é meio difícil de enrolar XD
a diferença é q no su usamos combu pra dar um gostinho... ^^
e nunca tinha ouvido falar em futomaki, aqui sempre chamamos de makisushi ^^
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:10
E receita de temaki seria muito diferente dessa? +D eu gostaria de aprender a fazer temaki +DD~~
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:19
oras, é só vc enrolar de outro jeito q vira um temaki, pode usar o su e o arroz dessa receita =]

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Temaki-10_zps59ecf27f

aí o recheio vc pode colocar, kani com pepino em julienne, fazer skin ou um picadinho de salmão com cream cheese
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:22
Esse shari parece um challenge. .. +D (sharenjaa) +DDD
Senhor de pandorA
Senhor de pandorA
Iniciante
Iniciante
Masculino Touro
Número de Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 38
Data de inscrição : 03/11/2009
Localização : SP

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:27
O temaki é isso aí que o Rudy falou. Bem simples.
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 00:58
Ainda tenho que tentar fazer isso algum dia xD

Só uma pergunta: Deixar 10 minutos depois que a água secar não vai ficar queimado? Aqui eu faço arroz japones normalmente (no lugar do outro) e depois que começa a secar eu já desligo pra não queimar.
Senhor de pandorA
Senhor de pandorA
Iniciante
Iniciante
Masculino Touro
Número de Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 38
Data de inscrição : 03/11/2009
Localização : SP

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 01:12
Jujucristine escreveu:Ainda tenho que tentar fazer isso algum dia xD

Só uma pergunta: Deixar 10 minutos depois que a água secar não vai ficar queimado? Aqui eu faço arroz japones normalmente (no lugar do outro) e depois que começa a secar eu já desligo pra não queimar.

Hmmm. Então, eu já deixei os 10 minutos (depois que a água desce para o fundo) e foram o suficiente para que o arroz ficasse num ponto legal. Porém, achei interessante sua pergunta e vou fazer uma errata. É muito melhor desligar o arroz depois que a água seque do que queimar o fundo do arroz da panela...

Tks ;-)
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 03:55
Eu não sei fazer nenhum tipo de arroz |DDDD ..... é muito difícil? @__@
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 04:26
Jungon escreveu:Eu não sei fazer nenhum tipo de arroz |DDDD ..... é muito difícil? @__@
Só se lavar ele, por na panela e deixar cozinhar for difícil xD

Eu uso o arroz japones porque o gosto é bem melhor que o arroz comum, fica pronto mais rápido também.
Jungon
Jungon
Moderador
Moderador
Masculino Touro
Número de Mensagens : 4478
Reputação : 235
Idade : 43
Data de inscrição : 27/11/2008
Localização : Um Porto Não Muito Alegre
http://johnnyz.smspower.org/

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 04:31
Arroz japonês é ótimo .... +DDDD~

Mas quais os tempos de espera? Queima fácil? Lavar é difícil? Demorado? x.x'
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 04:36
Concordo xD

Lavar o arroz = Encher com agua, esfregar um pouco, jogar o excesso de água fora e repetir até a água não ficar mais suja.

Depois disso é só acertar a quantidade de água, a maioria geralmente é o dobro de água que arroz, no caso do japonês na maioria das vezes se usa um pouco menos. Do que eu compro, vai só o dobro mesmo.

Queimar fácil depende da panela, as de teflon não. Eu nunca faço numas outras aqui porque esquentam muito e queima antes de secar direito, ou tem que desligar bem mais cedo e deixar tapado esperando o calor acabar o trabalho.

Demorado, não, o arroz japones fica pronto bem rápido até, menos de 20 min geralmente, nunca contei direito, mas talvez até menos.

Só é demorado fazer de um dos jeitos mais "tradicionais" que deixa ele de molho por horas xD
Ruddy
Ruddy
Administrador
Administrador
Masculino Capricórnio
Número de Mensagens : 7210
Reputação : 163
Idade : 39
Data de inscrição : 28/11/2008

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 09:00
Aqui tem panela elétrica, só lavar o arroz, apertar um botão e em 10min ta pronto.. XD na panela devo ter feito umas 2 vezes...
Jujucristine
Jujucristine
Médio
Médio
Feminino Número de Mensagens : 2088
Reputação : 124
Data de inscrição : 20/01/2014

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

18/2/2014, 20:07
Ruddy escreveu:Aqui tem panela elétrica, só lavar o arroz, apertar um botão e em 10min ta pronto.. XD na panela devo ter feito umas 2 vezes...
Ainda quero uma dessas também, deve ser uma beleza xD
Conteúdo patrocinado

Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida! Empty Re: Fazendo sushi (futomaki) de forma rápida!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos